Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

“Só vencendo ficamos dependentes de nós”

Por Jornal Sporting
18 Jan, 2016

Antevisão de Jorge Jesus ao embate com o Portimonense, amanhã, às 19h45

Em conferência de imprensa exclusiva à Sporting TV, Jorge Jesus lançou a partida de amanhã, que colocará frente a frente ‘leões’ e Portimonense, na segunda jornada do grupo C da Taça da Liga. A formação algarvia surpreendeu o Arouca (4-1) na ronda inaugural e deixou um aviso ao conjunto ‘verde e branco’, que quer vencer para se aproximar da próxima fase da prova.

“O jogo é importante em função da responsabilidade da competição. O Portimonense foi um dos vencedores da primeira jornada (4-1, contra o Arouca) e, em caso de igualdade pontual, os golos têm influência, por isso o Portimonense vai tentar fazer deste jogo uma forma de apuramento para a próxima fase da Taça da Liga. O nosso objectivo passa por vencer amanhã. Só saindo do Algarve vencedores ficamos dependentes de nós. Vamos encontrar um adversário da II Liga, que joga para a subida de divisão. Será um jogo difícil, mas espero que saibamos conviver com os momentos mais complicados do jogo. A experiência da equipa também dá essa garantia e, embora a equipa do Portimonense queira fazer história, como é natural, espero que a equipa do Sporting, com mais ou menos dificuldades, consiga sair vencedora”, afirmou Jorge Jesus, continuando: “Todos os clubes presentes nesta competição aspiram chegar o mais longe possível. As finais da Taça da Liga são importantes financeiramente e são jogos com muita qualidade e paixão. É uma competição que não é importante só do ponto de vista da calendarização do nosso quadro competitivo, mas também para dar mais expressão às cidades e regiões de Portugal com menos jogos. O Algarve é uma zona onde se adora futebol e vai ser uma jornada fantástica. Os Núcleos do Sporting Clube de Portugal do Algarve vão ter esta oportunidade de estar em contacto com a equipa, de partilhar este sentimento e paixão com o Clube. O Sporting é um Clube nacional, o que faz dele um grande Clube, dos melhores de Portugal ”.

Confrontado com a habitual rotatividade que o técnico ‘leonino’ põe em prática nas diferentes competições em que o Sporting se encontra inserido, Jorge Jesus esclareceu que, actualmente, o equilíbrio entre os atletas é superior ao que era há algum tempo atrás e avançou com uma estreia para a titularidade: Marvin.

“O jogo com o Tondela não coloca qualquer entrave nos objectivos do jogo de amanhã. Vamos a Portimão com os jogadores que achamos melhores para vencer o jogo. Vão jogar muitos dos jogadores que estiveram em campo contra o Tondela, apenas o Adrien e o Gelson Martins saíram de campo com algumas mazelas físicas. O Marvin vai jogar, vai ser o primeiro jogo dele. Tem-se adaptado aos nossos processos, noto que ainda não está com total conhecimento das ideias colectivas, o que é normal, mas temos de lança-lo em campo para ele se expor e mostrar as suas capacidades”, confessou o técnico, acrescentando: “Hoje, os minutos de jogo estão muito mais equilibrados. Quase todos jogaram na equipa principal, uns mais do que outros, mas o Sporting não tem uma equipa padrão. Há um onze muito flexível, mais nuns jogos do que noutros, mas a minha escolha tem sempre a ver com a qualidade do plantel”.

A posição preferencial de Marvin em campo e a condição física de Teo foram outros dos temas abordados na antevisão do encontro frente ao Portimonense.

“O Marvin foi escolhido como lateral esquerdo. Deixámos sair o Jonathan, para rodar, porque acredito muito no valor dele. É um jovem com 21 anos que precisava de jogar e fomos à procura de uma solução em Portugal. Chegou o Marvin para essa posição e é nessa ideia que tem treinado e trabalhado, o que não quer dizer que, no decorrer do jogo, não possa avançar mais no terreno. Quanto ao Teo, clinicamente, o trabalho que se tem feito na Academia e o que foi feito no interregno que o jogador teve foi positivo. O Sporting tem um departamento clinico com muita qualidade e, aos poucos, os médicos do Sporting estão a tentar dar condições para que ele possa competir. Está convocado para amanhã e, em princípio, tudo indica que possa jogar”, explicou Jorge Jesus.

No final, o técnico ‘leonino’ abordou ainda a zona central da defesa. Com Tobias Figueiredo a enfrentar uma paragem prolongada, o Sporting ficou reduzido a três centrais, facto que pode levar ao regresso de um atleta emprestado ou, em último caso, à chegada de um reforço.

“Com a lesão do Tobias ficámos com três centrais, apenas. Estamos no limite do risco, se um não jogar por lesão ou castigo, ficamos só com dois. Estamos a tentar recuperar o Rúben Semedo, não sei se será possível do ponto de vista contratual, mas espero o regresso dele caso o Sporting o possa fazer. Senão, teremos de arranjar um central dentro do mercado em Janeiro ou na equipa B. É um sector onde não temos muita quantidade nas duas equipas, mas uma das soluções é sempre o Rúben Semedo”, admitiu, concluindo: “Há jogadores jovens emprestados pelo Sporting que têm muita qualidade e estão a mostrar isso. Não só o Rúben Semedo, mas também os dois miúdos que estão no Moreirense (Iuri Medeiros e Palhinha) têm demonstrado muita qualidade. Estamos atentos a todos os jogos que os jovens têm feito e esta é uma política muito interessante. Faz com que o jogador regresse à casa-mãe com muito mais qualidade, intensidade e conhecimento de jogo”.