Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Há mesmo magia nas luvas de Patrício

Por Jornal Sporting
18 Fev, 2017

Guarda-redes leonino completou 400 jogos na equipa principal e foi a figura da noite de vitória frente ao Rio Ave

É por todos conhecida a velha adivinha que pergunta: o que é que antes de ser já o era?

Sendo a resposta igualmente do conhecimento público, o mesmo princípio se poderá aplicar à noite que Rui Patrício viveu em Alvalade, na recepção ao Rio Ave. A noite já era do n.º 1 dos leões: completou o jogo 400 na equipa principal do Sporting CP. Porém, com a mão cheia de enormes defesas que fez durante o jogo, sobretudo no primeiro tempo – e em particular em seis minutos, entre o 10.º e o 16.º –, cotou-se definitivamente como a figura do jogo. Isso e os 83% de votos que contou na aplicação que elege o Homem do Jogo.

Foi, sem dúvida, Rui Patrício que segurou o nulo que o Rio Ave teimou em desfazer, provando em Alvalade que não pensa apenas como um grande mas também o demonstra em campo. Jorge Jesus já tinha alertado para as dificuldades que o adversário iria colocar, o que se viu nas transições ofensivas que apanhavam os leões em sobressalto. Foram 20 minutos iniciais de algum aperto, apenas aliviados no momento em que Nélson Monte entrou para o lugar do lesionado Lionn. No minuto seguinte, tudo começou numa jogada individual de William Carvalho, que foi galgando terreno até se aproximar da área; flectiu à direita para Gelson, que obrigou Cássio a defesa incompleta; sobrando depois para Alan Ruiz, já no coração da área, a inaugurar o marcador.

O golo foi o tónico para uma reacção mais enérgica e até ao final do primeiro tempo, houve ainda três oportunidades para leões e todas com um denominador comum: Bas Dost. Primeiro (38') Roderick a negar a finalização ao holandês na hora certa; (41') cruzamento de Gelson para o n.º 28, que não teve o melhor desfecho; (42') novo cruzamento, desta vez de Jefferson, para a cabeça do maior goleador da Liga, sem a melhor direcção.

No segundo tempo, Jorge Jesus retirou Bruno César e colocou Bryan Ruiz. Fora a primeira de três substituições – Adrien por lesão e Alan Ruiz por opção foram as seguintes – que viriam a mexer ainda mais na movimentação leonina. O Rio Ave deixou de ter espaços para criar perigo e quem mais o sentiu foi mesmo Rúben Ribeiro. Anulado o criativo vila-condense, o Sporting mostrou-se mais prático, terminando o encontro com um resultado magro, não apenas por culpa própria mas também pela qualidade do adversário.

No final, Patrício recebeu das mãos do Presidente do Sporting CP, Bruno de Carvalho, uma camisola comemorativa dos 400 jogos. Mereceu todos os aplausos que recebeu. Afinal, a noite já era sua antes mesmo de se exibir em grande plano. A ala pediátrica do Hospital de São João, que recebeu um par de luvas de Rui Patrício após a vitória no Euro-2016, já sabiam que só pode haver magia nas suas luvas.