Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Nota importante: deixar os erros na Suíça

Por Jornal Sporting
15 Jul, 2017

O Sporting CP perdeu por 3-2 frente ao Basileia. Dost e Matheus Pereira marcaram para os leões

11 inicial: Azbe Jug, Piccini, Sebastián Coates, Mathieu, Tobias Figueiredo, Johnatan Silva, Petrovic, Bruno Fernandes, Alan Ruiz, Daniel Podence e Bas Dost

Explicar a derrota do Sporting CP no terceiro jogo do Festival dos Alpes (3-2), frente ao Basileia, passa muito pela descrição dos três erros grosseiros cometidos nos lances que valeram os golos da equipa suíça. Primeiro, o árbitro. Depois, Azbe Jug. Por último, André Geraldes. No futebol, costuma dizer-se que sem faltas de atenção todos os jogos terminariam empatados a zero. Contudo, há algumas mais gritantes do que outras.

Erro número um: numa altura em que os verdes e brancos tinham chegado à vantagem por intermédio de Bas Dost que, de grande penalidade (28’), registou o segundo remate certeiro em território helvético, Alain Bieri, o árbitro da partida, inventou um penálti a favor do conjunto da casa. E a utilização do verbo “inventar” é muito simples de justificar. Segue-se a exposição da jogada: Tobias Figueiredo ganhou a frente a Van Wolfswinkel e caiu no relvado depois de ter sido derrubado pelo avançado holandês. Consequentemente, Ricky tombou na grande área ao tropeçar no central leonino. O árbitro, ora por falta de vista, ora por falta de jeito, apontou para a marca do castigo máximo quando deveria ter assinalado a primeira falta cometida pelo jogador bem conhecido dos adeptos Sportinguistas. Chamado à cobrança, Matias Delgado repôs a igualdade.

Erro número dois: há quem ainda se esteja a questionar sobre a abordagem deficiente de Azbe Jug no cruzamento que dá origem ao segundo golo do Basileia. Não agarrou. Não sacudiu. Ao invés, deixou a luva raspar no esférico, tendo a bola sobrado para Renato Steffen, ágil o suficiente para marcar de baliza aberta (43’). O Sporting CP não podia ver pior cenário, pois passou de um momento em que estava a vencer pela margem mínima para a necessidade de correr atrás do resultado. Isto em apenas 15 minutos.

Erro número três: tão maus quanto os lapsos cometidos foram os timings em que eles surgiram. Matheus Pereira chegou ao empate, de cabeça, mas quase não teve tempo para agradecer a bola teleguiada de Iuri Medeiros (76’). Três minutos depois, André Geraldes fazia um atraso sem nexo para Jug, novamente aproveitado pelo adversário. Kevin Bua chamou-lhe ‘um figo’ enquanto o lateral direito e o guarda-redes dos leões ficaram a trocar impressões.

É importante referir, também, que estes momentos não apagaram o bom entrosamento que já se vê entre Bruno Fernandes e Daniel Podence (primeira parte). O médio, que veio do Sampdoria, tem sido uma das melhores surpresas na Suíça, sendo capaz de demonstrar toda a sua qualidade de passe e visão de jogo. A defesa a três (Coates, Mathieu e Tobias Figueiredo), num esquema de 3x5x2, foi uma novidades neste encontro e funcionou bem - melhor com Petrovic e Bruno Fernandes do que com Battaglia e Mattheus Oliveira. Contudo, talvez tenha sido este o desafio em que Rodrigo Battaglia demonstrou um maior número de acções positivas a nível ofensivo, chegando várias vezes ao último terço, principalmente no corredor esquerdo, e mostrando capacidade para ‘queimar linhas’ no campo. Por último, claro, os golos dos leões. Dost cobrou a grande penalidade ganha por Alan Ruiz e Matheus Pereira selou o festejo made in Sporting de cabeça, a melhor resposta que poderia ter dado ao ‘cruzamento banana’ de Iuri (76’).

Que se repita vezes sem conta a gravação desta partida. Apesar de não ser possível emendar os erros dos árbitros, que fiquem na Suíça aqueles que dependem dos processos da equipa. Como nota final, é justo referir que o Basileia não perdeu nesta pré-época, terminada hoje (sábado), já que iniciam a respectiva liga no próximo sábado.