Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Bas Dost, o ‘caçador’ de Aves

Por Jornal Sporting
15 Jan, 2018

Três 'tiros' do goleador holandês permitem ao Sporting CP somar a nona vitória consecutiva em Alvalade e 'dormir' na liderança do campeonato

Alvalade virou uma autêntica 'selva' para a maior parte das 'presas', leia-se equipas adversárias, deste leão faminto. É que são já nove as vitórias consecutivas somadas em casa pelo Sporting CP - algo que não acontecia desde Setembro de 2016. Muito por culpa, diga-se, de Bas Dost, que ao somar o 7.º hat-trick com a Listada verde e branca vestida (já leva 24 golos apontados esta época) não só 'abateu' o Aves (3-0), à passagem pela 18.ª jornada da I Liga, como ainda permitiu à formação leonina dormir provisoriamente na liderança do campeonato.

Com dois regressos por lesão (Piccini e Mathieu), outros dois por gestão de esforço (William Carvalho e Gelson Martins) e um estreante no onze inicial (Rúben Ribeiro, que se estreou com a camisola do Sporting CP aos 30 anos, cinco meses e 14 dias), os leões tiveram pela frente um adversário ‘matreiro’, que respondia ao domínio territorial verde e branco com pressão a meio-campo e rápidas saídas para o ataque a partir das alas.

Tal como aos 12’, quando uma transição rápida dos avenses deixou Amilton perto do primeiro golo da partida. Guedes assistiu na perfeição o brasileiro, que rematou forte para uma defesa atenta de Rui Patrício, com o guarda-redes leonino a afastar o perigo para canto.

Com mais posse e, sobretudo, mais criatividade - graças às constantes ‘tabelinhas’ entre Rúben Ribeiro, muito interventivo no lugar de Podence (atrás de Bas Dost), Piccini e Gelson Martins no corredor direito (preferencial no primeiro tempo) -, os comandados de Jorge Jesus iam ‘esbarrando’ no bloco baixo e compacto do Aves, que não perdia tempo em ‘servir’ em velocidade os homens da frente: corria o minuto 15’ quando Rodrigo Soares explorou as costas da defensiva leonina e serviu Salvador Agra que, depois de deixar Mathieu sentando na relva, viu Patrício sair com rapidez à bola e negar-lhe o primeiro da partida.

Já depois do míster Jorge Jesus ter acertado posições, que abriram caminho para a baliza defendida por Quim, deu-se o habitual efeito 'Bas Dost'. De forma a agradecer os aplausos das bancadas e garantir que é mesmo 'reforço', o estreante Rúben Ribeiro tirou uma jogada de génio da 'cartola' e colocou a bola com mestria na cabeça do holandês, dentro da área (31'), que lhe chamou um 'figo' (1-0).

Obrigados a correr atrás do prejuízo, os pupilos de Hugo Relvas (adjunto) - Lito Vidigal encontra-se a cumprir suspensão - não mandaram a toalha ao chão. De todo. Prova disso foi a bola enviada por Amilton ao ferro, após cruzamento venenoso de Agra à beira do intervalo (42'). Um aviso levado muito a sério, uma vez que o Sporting CP entrou forte no segundo tempo, procurando 'matar' o jogo rapidamente. E assim foi. Carregado em falta dentro da área avense por Vítor Gomes, Gelson Martins passou a bola a Bas Dost para cobrar a grande penalidade assinalada pelo árbitro João Pinheiro (52'). "Peaners" para o camisola 28'.

Impedidos de sair em transição, fruto do domínio total dos leões, os jogadores do Aves não conseguiram esboçar uma reacção. Agradeceram os homens da casa, que baixaram o ritmo da partida e controlaram a profundidade adversária. Nada que os tivesse impedido de chegar à conta que 'Deus fez'. Sim, aos três (remates certeiros), embora neste caso o autor tenha sido o suspeito do costume. Dost, claro (90'). Bruno Fernandes abriu na direita, Piccini cruzou rasteiro e o avançado holandês finalizou com classe para mais um hat-trick (chegou aos 60 golos ao serviço do Sporting, os mesmos que apontou em seis anos ao serviço de Wolfsburg e Heerenveen).

No fundo, mais três golos, três pontos e uma noite bem dormida na liderança (provisória).