Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Mariana Cabral: "Queremos muito ir à final do Jamor"

Por Sporting CP
20 Abr, 2024

​Leoas recebem este domingo o SL Benfica na luta por um lugar na final da Taça de Portugal

Depois de ter saído derrotada na primeira mão por 1-0, no Seixal, a equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe o eterno rival SL Benfica, este domingo (17h15), em encontro a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Na antevisão à partida, a treinadora Mariana Cabral foi convidada a regressar à temporada 2021/2022, quando levou o Sporting CP à vitória na prova Rainha. Apesar de lembrar que “ainda falta” para atingir esse objectivo, a líder verde e branca reconheceu que seria bonito poder reescrever essa página de história e, se possível, ver a equipa masculina conseguir atingir o mesmo feito, sublinhando a ambição do plantel em garantir uma vaga no Jamor.

“Queremos muito ir à final do Jamor, que é um local muito especial, e seria muito bom se conseguíssemos fazer isso ao mesmo tempo que a equipa masculina. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil e partimos em desvantagem, mas temos todas as capacidades para chegar lá. O que tem de estar na cabeça das jogadoras é quanto queremos estar no Jamor", frisou a técnica em conferência de imprensa, na Academia Cristiano Ronaldo, garantindo que, apesar de este ser o terceiro jogo consecutivo entre as duas equipas – de um total de quatro no espaço de apenas um mês -, há sempre espaço para surpresas dos dois lados.  

“Ainda no último jogo o SL Benfica estava a pressionar de uma maneira, depois começou a fazê-lo de outra forma e nós começámos também a sair a jogar de outra maneira, vamo-nos ajustando assim. É um bocadinho o jogo do gato e do rato, portanto é capaz de haver algumas alterações com certeza. Acredito que a treinadora do SL Benfica também vá mudar algumas jogadoras, portanto há sempre coisas que mudam e as características das jogadoras também influenciam os movimentos que são feitos”, lembrou, prosseguindo.

“Há uma equipa técnica muito competente do outro lado e já nos conhecemos muito bem. Temos é de saber que, em nossa casa, queremos ter novamente uma postura muito dominante com e sem bola, como tivemos no último jogo, muito agressivas e a saber que temos de ganhar. O nosso pensamento já era esse, mas agora mais ainda por sabemos que estamos em desvantagem na eliminatória e temos de ganhar para conseguirmos avançar".

Apesar de partir em desvantagem por 1-0, a líder Leonina assegura que isso “não muda nada” na forma como as jogadoras vão abordar o encontro, pois estão “sempre obrigadas a ganhar”. “É sempre essa a lógica e mentalidade aqui. O que muda é que vai ser um jogo muito mais difícil do que o da semana passada porque o SL Benfica perdeu por 3-1 e tenho a certeza que vai entrar aqui com o dobro da agressividade, de querer ganhar e de dar uma resposta. Temos de entrar com o triplo da vontade, agressividade e de querer marcar porque precisamos de ganhar. Já é difícil quando o jogo começa 0-0, mas neste momento começa 0-1 e estamos em desvantagem. As jogadoras têm perfeita noção disso”, reforçou.

Mariana Cabral fez ainda questão de abordar a saída da extremo Ana Teles, jogadora que já não será opção para este desafio pois está a caminho da primeira divisão da Suécia.  “A Teles é uma pessoa muito querida aqui e esteve esteve três anos connosco. Sai agora porque as jogadoras querem sempre jogar mais e ser importantes, sendo que ela não estava a ter tanto espaço quanto gostaria. Teve uma excelente oprtunidade para ir para um campeonato muito competitivo e o Sporting CP nunca será um entrave à felicidade das jogadoras e de quem nos deu tanto. Ela ia terminar contrato e foi-lhe permitido ir, espero que seja muito feliz. O que espero é que guardemos várias medalhas para ela no final da época vir cá buscar, sendo que uma delas espero que seja a da final da Taça de Portugal”.

A treinadora do conjunto de Alcochete, que já sabe que não vai poder contar a dupla Andreia Bravo e a Maiara Niehues, indisponível devido a lesão, desvalorizou também o facto de o SL Benfica chegar a este dérbi com mais 12 jogos disputados do que as Leoas, defendendo que isso poderá ser até uma vantagem para as águias, que chegam aqui mais experientes.

“Também gostava de ter mais jogos oficiais, acho que fazemos poucos jogos e as jogadoras vão muitas vezes para as selecções. O SL Benfica tem um plantel com muito mais jogadoras que nós e tem muita gente para rodar a equipa, portanto acho que isso não fará diferença. Aliás, esses jogos e a experiência que o SL Benfica adquiriu na Liga dos Campeões, em que fez uma campanha extraordinária, é até positiva para as jogadoras pois dá-lhes muito mais bagagem para estes jogos competitivos”, considerou.

Já Joana Martins, médio verde e branca, realçou a importância deste jogo na luta pelo passaporte rumo ao Jamor.

“Está em causa a presença na final da Taça de Portugal e queremos muito estar no Jamor mais uma vez. É para isso que estamos a trabalhar e vamos entrar com tudo no jogo”, garantiu a internacional portuguesa, também ela ciente de que, apesar de este ser o terceiro jogo seguido entre as equipas, surgem sempre novas nuances que fazem com que todos eles sejam distintos e exijam total empenho dos dois lados.

“Todos os jogos são diferentes, ainda para mais num dérbi em que as equipas tentam cada vez mais anular-se. Por ser um jogo da Taça de Portugal e uma meia-final, isso traz alguma imprevisibilidade ao jogo e há que estar ao máximo nível para conseguir a vitória”, salientou, acrescentando que, apesar de a equipa entrarem desvantagem, “é uma margem mínima e está tudo em aberto”: “Vamos entrar como em todos os outros jogos, para ganhar. isso é certo pois é o significado de ser Sporting CP. Vamos dar tudo para estar no Jamor”.

A fechar, Joana Martins mostrou-se ainda feliz por estar a viver a melhor época da carreira, com o maior número de jogos, golos e assistências, além de ser regularmente chamada à selecção A de Portugal. “Estou contente, como é óbvio, mas o que me dá prazer é poder estar no Sporting CP, representar este Clube e ajudar a equipa, que é o mais importante”.

O jogo entre Sporting CP e SL Benfica será transmitido em directo na RTP1 a partir das 17h15 deste domingo.