Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Domínio leonino dita vitória no dérbi

Por Jornal Sporting
19 Mar, 2017

Leões não deram hipóteses ao Benfica e asseguraram o primeiro lugar na 2.ª fase da zona sul do Campeonato Nacional

Os iniciados do Sporting CP vingaram a derrota sofrida no Seixal na primeira volta e venceram o grande rival Benfica (3-1), em jogo da última jornada da 2.ª fase da zona sul do Campeonato Nacional, assegurando assim a primeira posição.  
 
A partida começou praticamente com uma jogada de perigo por parte do Benfica. Lance pelo lado esquerdo, com o número 7 Gerson Sousa a cruzar a bola para a área, onde apareceu sozinho o avançado Fábio Silva, que rematou por cima.
 
O Sporting CP reagiu da melhor forma e aos sete minutos, na primeira vez que se aproximou da baliza do Benfica, inaugurou o marcador. Jogada de ataque pelo lado direito, com o defesa encarnado a tocar com a bola na mão dentro da grande área. Penálti para os leões, com Gonçalo Batalha na conversão a não perdoar.
 
Os verdes e brancos continuaram com uma eficácia total na partida e na segunda vez que se aproximaram da baliza defendida por Samuel Soares dilataram a vantagem. Rodrigo Costa apareceu sozinho na área e não desperdiçou. 
 
 
O Benfica tentou responder de bola parada, com um pontapé de canto batido de forma traiçoeira por Gerson Sousa para uma excelente intervenção de Diogo Almeida. A partir daí, o Sporting CP controlou a partida, com as águias a apenas se conseguirem aproximar da baliza leonina através de lances de bola parada. Situações que o guardião Diogo Almeida foi resolvendo de forma exemplar.
 
Com o total domínio do encontro, foram mesmo os verdes e brancos a terem uma grande oportunidade para chegar ao terceiro golo na última jogada da primeira parte. Bela jogada de entendimento no lado esquerdo entre Joelson Fernandes e Tiago Ferreira, com o segundo a cruzar tenso para área onde apareceu Umaro Baldé a rematar ligeiramente ao lado.
 
A equipa orientada por Pedro Coelho chegou então ao descanso com uma vantagem de dois golos no marcador, tendo estado praticamente irrepreensível no capítulo da finalização.
 
O segundo tempo começou com duas enormes situações de perigo para o Sporting CP. Primeiro com Bruno Tavares a demorar muito tempo a rematar quando estava em excelente posição após grande jogada individual de Rodrigo Costa e logo a seguir com o guarda-redes do Benfica Samuel Soares a evitar o golo ao defesa central Eduardo Quaresma com uma extraordinária intervenção.
 
Os leões tanto insistiram que acabaram mesmo por chegar ao terceiro golo aos 40 minutos. Belo cruzamento de Gonçalo Batalha no lado direito e o capitão Eduardo Quaresma a aparecer de novo na área e desta vez a conseguir bater o guardião encarnado com um cabeceamento fulgurante. O domínio do Sporting CP era avassalador e aos 48 minutos foi o médio defensivo Daniel Rodrigues a ficar muito perto de fazer um golo de bandeira, com a bola a rasar a trave.
 
O Benfica só aos 15 minutos da segunda parte é que conseguiu voltar a aproximar-se da baliza leonina com Diogo Almeida a voltar a responder à altura após uma jogada individual do avançado encarnado Diogo Cardoso.
 
O jogo entrou depois numa toada mais calma, com os leões a controlarem a bel-prazer, e foi já em tempo de compensação (72') que a equipa visitante conseguiu marcar o tento de honra e assim evitar sofrer o mesmo resultado que obteve na primeira volta. Diogo Almeida ainda evitou à primeira com mais uma excelente intervenção, mas na recarga Diogo Cardoso conseguiu mesmo empurrar para a baliza deserta.
 
Um golo que não beliscou em nada a justiça da vitória da equipa leonina, que terminou assim a 2.ª fase com 13 vitórias e apenas uma derrota.