Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Sporting vence Besiktas e sonha com apuramento

Por Jornal Sporting
11 Nov, 2017

Leões triunfaram por 34-27 e vão à Ucrânia na próxima semana a três pontos do segundo classificado e último lugar de apuramento

A equipa de andebol do Sporting CP triunfou na sétima jornada da Velux EHF Champions League por 34-27 sobre o Besiktas Mogaz e sobe ao terceiro posto do grupo D.

Apesar de o Besiktas se ter adiantado no marcador, o Sporting CP não demorou a reagir, passando para a frente logo ao terceiro minuto, com golos de Nikcevic e de Carlos Carneiro. Frankis Carol seria excluído logo de seguida, mas mesmo em inferioridade os leões concretizaram por duas vezes, exibindo a paciência necessária no ataque. Carneiro e Araújo em tiros de primeira linha davam um avanço por 5-2. O Besiktas melhorou e reduziu até 8-6, reacção que antecipou o melhor momento verde e branco no primeiro parcial. Portela, Nikcevic desequilibravam nas faixas, laterais e central eram eficazes no remate, com Tiago Rocha a marcar também por duas vezes. Cudic, esse, continuava a exibir-se a grande nível. Não foi surpresa ver o avolumar do resultado: 12-7 ao minuto 19, altura do primeiro desconto de tempo. 12 golos em 14 tentativas, eficácia a nível extremo para os leões. Frankis surpreendeu com dois tiros de segunda linha, Edmilson finalizou por duas vezes de primeira linha, mas o ataque do Sporting CP perdeu fulgor e foi Cudic a evitar uma mão-cheia de remates. Com cinco golos dos pontas e quatro de pivô, percebeu-se como a zona central turca não conseguia surpreender a equipa leonina, ora bloqueada pelo eixo defensivo ora por Cudic. Aí residia o segredo para uma vantagem justa de uma equipa mais eficaz e madura em todos os momentos. 17-12 ao intervalo.

No segundo parcial, o Besiktas entrou mais concentrado e reduziu a diferença perigosamente. Valeu Cudic a negar dois livres de sete metros e a relançar o Sporting CP na partida, evitando que o Besiktas ficasse a apenas um golo do empate. Os turcos começaram a ser particularmente eficazes na primeira linha, com o capitão Ramazan a alcançar quatro golos. Nikcevic e Portela ainda tinham sucesso nas suas acções, mas voltaram a ser os tiros de longe a cavar diferenças no jogo. Pedro Valdés (três vezes), mas principalmente Frankis Carol. Quando não havia solução, a bola era colocada no cubano que chegou aos seis golos no jogo, cinco deles em remates de segunda linha.

Quando Ramazan foi excluído, percebeu-se que a vantagem de quatro golos iria aumentar. O Besiktas ficou sem soluções ofensivas, em jogo de pivô e pontas bem condicionado pelo Sporting CP, e os leões ampliaram a vantagem para sete golos. No final, muitos contra-golpes, com Felipe Borges a usar a frescura para dois golos que carimbaram o 34-27 final. Com o empate do Motor na Rússia, os leões sabiam da importância do triunfo e estão agora a três pontos do segundo lugar, último de acesso à próxima fase. Para já, o Sporting CP garante a ultrapassagem ao Besiktas e coloca todas as fichas no oitavo jogo na competição, justamente na casa do Motor, daqui a uma semana.