Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Ricardo Costa: "Temos de manter a nossa filosofia e ser ambiciosos"

Por Sporting CP
19 Abr, 2024

Andebol recebe o SL Benfica este sábado no Pavilhão João Rocha

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebe o eterno rival SL Benfica, este sábado, no jogo de cartaz da segunda jornada da fase final do Campeonato Nacional.

Se, por um lado, os Leões lideram isolados com quatro pontos de vantagem em relação ao segundo classificado FC Porto, do outro as águias – que ocupam o terceiro lugar com 30 pontos – jogam o tudo ou nada na esperança de poder continuar vivos na luta pelo título.

Na antevisão ao encontro, o treinador verde e branco Ricardo Costa garantiu que a equipa “está bem e confiante” na antecâmara para este desafio, após a entrada vitoriosa na fase das decisões frente ao ABC (23-33).

“Sabíamos que seria uma deslocação complicada, mas acabámos por fazer um bom jogo. Demos sinais de estar bem na defesa, sendo que no ataque somos uma equipa que, normalmente, não tem muitos problemas. Ficámos contentes por sofrer apenas 23 golos e estamos focados em continuar o trabalho na luta pelo campeonato”, assegurou o técnico aos meios de comunicação do Clube, lembrando que as águias são um adversário “difícil de defrontar”.

“O SL Benfica tem muitas variantes de jogo e na final da Supertaça [vitória Leonina por 34-38] tivemos dificuldades em parar o seu 7x6, especialmente com o [Filip] Taleski a jogar à esquerda. Por força das lesões que a equipa tem tido, ele tem jogado mais e bem, sendo que essa é uma fase do jogo em que teremos de ter uma maior preocupação”, alertou, sublinhando ainda assim que a equipa deve focar-se no que “de melhor tem vindo a fazer”.

Para superar os encarnados, como aconteceu nos últimos cinco dérbis entre as duas equipas, será preciso “manter a concentração”, pois “estes jogos não se decidem em dez ou 15 minutos, mas sim na recta final, momento esse em que a equipa “tem estado bem”.

“Temos de estar tranquilos, manter o nível de jogo, a nossa filosofia e forma de pensar, além de ser ambiciosos. Se queremos ser campeões, não podemos vacilar nos jogos em casa. Sabemos que somos uma equipa muito forte com o apoio do público, mas temos de prová-lo. Não interessa o que está para trás, o que aí vem é o mais importante”, frisou, acrescentando ainda: “O SL Benfica vai dar tudo por tudo para se manter na luta do título até ao fim, mas do nosso lado há também a máxima ambição de continuarmos a ganhar”.

Ao mesmo tempo, esta partida marca também o arranque de uma sequência ‘infernal’ de cinco jogos decisivos em apenas duas semanas para os Leões, nos quais se inserem as duas mãos dos quartos-de-final da EHF European League com os alemães do Rhein-Neckar Löwen. Apesar do desgaste, Ricardo Costa defende que “a vontade de ganhar tem de suplantar esse factor”, até porque todo o grupo está pronto para contribuir em campo.

“Não dependemos de um ou dois jogadores, já demos provas ao longo destes meses que temos um plantel alargado em que todos são muito importantes. Gestão? Isso cabe à equipa técnica, os atletas vão continuar a fazer o que têm feito: dar o máximo pelo Sporting CP. Se fizermos isso, vamos ter sucesso. Queremos é saltar lá para dentro e ganhar todos os jogos em todas as provas”.

O dérbi entre Sporting CP e SL Benfica, referente à segunda jornada da fase final do Campeonato Nacional, será transmitido na Sporting TV a partir das 16h00 deste sábado.