Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

“Ser apresentado em Alvalade é um momento que nunca esquecerei”

Por Jornal Sporting
10 Nov, 2016

Entrevista exclusiva do Jornal Sporting a Nelson Évora

Campeão olímpico de triplo salto, Nelson Évora é a cara da aposta do Sporting em recuperar a hegemonia no sector masculino do atletismo. Em entrevista exclusiva ao Jornal do Clube, o atleta revela o motivo que o levou a saltar para Alvalade, mostra-se feliz por cumprir o sonho do Prof. Moniz Pereira e garante que tão cedo não esquecerá os aplausos de mais de 40 mil Sportinguistas. De leão ao peito, afirma sem receio: “Conquistar uma medalha em Tóquio-2020 será a cereja no topo do bolo”

JORNAL SPORTING - Aos 32 anos, e depois do sexto lugar nos Jogos do Rio, saltou da Luz para Alvalade e assinou pelo Sporting. Sentiu que o Clube confiava no seu valor?

NELSON ÉVORA - O que me levou a tomar esta decisão foi o facto de o Sporting me apresentar um projecto que foi ao encontro com as minhas convicções, acreditando no meu valor como atleta e símbolo do desporto nacional. A questão monetária nunca seria o mais importante para mim. Quem me conhece sabe que não me movo por essas coisas. Movo-me sim pelos valores humanos.

JS - Era um desejo antigo do Prof. Moniz Pereira, que agora se tornou realidade. Sente-se feliz por cumprir o sonho do ‘Senhor atletismo’?

NE - Tive a oportunidade de o conhecer pessoalmente, mas nunca privei de muitos momentos com o Professor Moniz Pereira. Ouvi muitas histórias em relação aos seus objectivos em contratar-me para fazer provas pelo Sporting, sendo atleta do Benfica. Isto mostra a forma como ele vivia dentro do desporto, algo que os adeptos do futebol deveriam aprender. O desporto não é um campo de guerra, onde devem ser alimentados maus sentimentos para a vida das pessoas, como a raiva e o ódio. O desporto vende emoções boas, mas que nunca devem ultrapassar os valores humanos. Assim, tanto eu como o Prof. Moniz Pereira, e os verdadeiros apaixonados do desporto, iriam poder desfrutar mais.

JS - Foi apresentado em Alvalade, no intervalo do jogo frente ao Tondela, perante os aplausos de mais de 40 mil Sportinguistas. O que sentiu?

NE - Foi, sem dúvida, um momento que nunca esquecerei, pois acho que qualquer pessoa que teve nas bancadas deve ter sonhado um dia ser apresentado perante muitos milhares de pessoas, como sinal do seu valor.

JS - Disse recentemente que ainda tinha mais dinamite. É isso que os Sportinguistas podem esperar do Nelson?

NE - Sim. Disse isso no Rio-2016 e agora já me estou a preparar para um futuro próximo.

JS - O leão está mais forte do que nunca e esta aposta enquadra-se na ambição do Sporting em recuperar a hegemonia no sector masculino do atletismo, uma modalidade com história no Clube. Quais as perspectivas?

NE - O projecto passa pelo Sporting reconquistar o título nacional para que em 2018 possa lutar pelo título europeu. Quero dar o meu contributo máximo para a equipa.

Leia a entrevista na íntegra na edição impressa do Jornal Sporting, esta quinta-feira nas bancas