Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPA/Sportmedia

Tiago Pereira de bronze nos Mundiais em pista coberta

Por Sporting CP
02 Mar, 2024

João Coelho foi quarto com novo recorde nacional

Tiago Pereira, atleta do Sporting Clube de Portugal, conquistou este sábado a medalha de bronze no triplo salto dos Campeonatos do Mundo em pista coberta de atletismo, que estão a decorrer em Glasgow, Escócia.

Apesar de ser, de todos os atletas em prova, aquele com o recorde pessoal mais baixo (17,11 metros), o saltador superou praticamente toda a concorrência, tendo aberto o concurso com um salto nulo e, no segundo ensaio, conseguido 16,74 metros.

Depois de três saltos nulos, Tiago Pereira brilhou na sexta e última tentativa, quando saltou 17,08 metros e passou para terceiro classificado, posição que não sofreu mais alterações. No final, medalha de bronze, atrás do ouro de Hugues Fabrice Zango (Burkina Faso, 17,53 metros) e da prata de Yasser Mohamed Triki (Argélia, 17,35 metros). Foi a primeira medalha de atletas do Sporting CP nesta edição dos Mundiais em pista coberta.

“Já foram muitas emoções. Já chorei, já gritei, não sei explicar. Trabalhei muito para isto. Sempre soube o meu valor, sempre soube que era um atleta deste nível, de pódio. Já me chamaram de maluco, mas hoje está aqui a prova que sou um atleta de elite, de grandes voos, de grandes palcos e para estar em cima do pódio, como vou estar. Estou muito feliz e agora quero mais”, disse Tiago Pereira, logo após a prova, em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), continuando.

“Sabia que, se acertasse um salto com uma corrida decente, passaria os 17 metros. Na verdade, esperava saltar um pouco mais, mas estou muito satisfeito com o meu resultado e com a minha medalha dada a posição em que estava antes do último salto. No início da prova queria saltar mais, mas as competições são complicadas. Tive vários saltos nulos, mas no último consegui o salto que me deixou no pódio”, frisou.

João Coelho também esteve em grande evidência ao terminar a final dos 400 metros num tremendo quarto lugar com 45’’86, novo recorde nacional em pista coberta - o Leão já havia batido o seu recorde nacional por duas vezes na sexta-feira. O ouro ficou para o belga Alexander Doom, que bateu o recorde nacional do seu país com 45’’25. No final, João Coelho estava “muito feliz” pelo que alcançou.

“É dos maiores momentos da minha carreira. Nunca pensei conseguir lutar tanto por uma medalha como hoje. Sinto-me muito, muito bem. Não tenho palavras. Se ontem estava feliz, hoje mais feliz estou. Estou muito contente por ser quarto classificado nuns Mundiais. Não podia pedir melhor, saio daqui muito contente e espero, amanhã, apurar-me com os meus colegas para a final da estafeta [de 4x400 metros]. Seria, com certeza, o melhor Campeonato do Mundo que terei”, contou.

De manhã, Lorène Bazolo e Rosalina Santos entraram em competição nos 60 metros, mas não conseguiram passar da primeira ronda. Na quinta série, a primeira foi sexta classificada com 7’’33, enquanto a segunda ficou em quinto na sexta série com 7’’32.

Já na segunda semi-final dos 800 metros, o Leão argelino Mohamed Ali Gouaned teve o azar de, no seguimento de um encontrão a meio de uma prova que estava bem encaminhada, sair da pista e ficar lesionado, não conseguindo terminar ou lutar por um lugar na final.

Este domingo, no terceiro e último dia dos Campeonatos do Mundo em pista coberta, vão competir Andriy Protsenko, pela Ucrânia, no salto em altura, Duarte Fernandes, Omar Elkhatib e João Coelho, na estafeta 4x400 metros, e Carina Vanessa, Cátia Azevedo, Juliana Guerreiro e Vera Barbosa, também na estafeta 4x400 metros.