Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões reatam e vencem jogo em atraso

Por Sporting CP
14 Mar, 2024

Triunfo seguro diante do SC Lusitânia no Pavilhão João Rocha (70-95)

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o SC Lusitânia por 70-95, esta quinta-feira à tarde, completando o jogo da 15.ª jornada da fase regular da Liga que estava em atraso. Há mais de um mês (a 10 de Fevereiro), a partida entre Leões e açorianos, então no Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo, foi interrompida - e adiada - nos primeiros segundos do terceiro quarto, com 36-45 no marcador, devido às más condições do piso.

Nesta quinta-feira, no Pavilhão João Rocha, disputaram-se os cerca de 20 minutos em falta e o Sporting CP entrou forte e impôs a sua superioridade frente ao actual 12.º - e último – classificado. Com 24 pontos, seis ressaltos e uma assistência, o poste Eddie Ekiyor foi o destaque individual desta atípica partida.

Acertado o calendário, os Leões de Pedro Nuno Monteiro chegaram aos 30 pontos, igualando o SL Benfica no segundo lugar e estão a um do líder FC Porto quando faltam cinco jornadas para o fim desta primeira fase.

Foi com Diogo Ventura, André Cruz, Diogo Araújo, Mike Moore e Eddie Ekiyor em campo que a turma de Alvalade reatou a partida e logo ‘a todo o gás’: o poste canadiano encontrou espaço por dentro e causou estragos convertendo quatro cestos consecutivos, assinando um parcial inicial de 0-8 (36-53) – juntar-se-ia, pouco depois, um triplo de Diogo Araújo.

Não podia ter sido melhor a entrada da equipa verde e branca, que assim passou a jogar com uma margem confortável no marcador sempre a rondar os 20 pontos (45-66) – e a vitória nunca esteve em causa. Assim, sem sobressaltos, o Sporting CP foi rodando as suas ‘peças’ e saiu a vencer para o último período por 52-72 – tendo em conta também a primeira parte em solo insular, o domínio Leonino era total nos vários parâmetros do encontro.

Já nos derradeiros dez minutos, um triplo de Marcus LoVett Jr e outro de Moore, intercalados por um afundanço de Ekiyor, relançaram rapidamente o ímpeto verde e branco rumo a um triunfo tranquilo (56-80).

Até à buzina final, o conjunto da ilha Terceira não atirou a toalha ao chão e tentou reaproximar-se, mas já não teria argumentos nem tempo suficiente. A um triplo de Ventura e a um cesto do jovem Denilson Tavares seguiu-se, por fim, o lançamento exterior de Diogo Araújo que sentenciou o 70-95 final.

Desta forma, os Leões de Pedro Nuno Monteiro voltaram a somar duas vitórias consecutivas e continuam na perseguição à liderança da fase regular. Na próxima jornada, o Sporting CP joga de novo em casa, recebendo a UD Oliveirense.

Sporting CP: Temidayo Yussuf (14), Mike Moore (8), Eddie Ekiyor (24), Litos Cardoso (2), Marko Loncovic, Diogo Ventura [C] (12), Ron Curry, Diogo Araújo (9), André Cruz (8), Marcus LoVett Jr (16), Denilson Tavares (2)