Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting CP goleia e garante liderança da fase regular

Por Jornal Sporting
23 Abr, 2016

‘Leões’ vencem Belenenses por 7-0 com ‘poker’ de Fortino

O Sporting CP garantiu esta tarde a liderança da fase regular da Liga SportZone, ao golear o Belenenses, no Multiusos de Odivelas, por 7-0, na 25.ª jornada. Fortino fez o ‘poker’ e Diogo, Paulinho e Merlim fecharam a contagem que deixa os ‘leões’ com mais cinco pontos do que o rival Benfica a apenas uma jornada do final da fase regular.  

A tentar defender em posse para travar as investidas do Sporting CP, o Belenenses procurou pressionar alto nos instantes iniciais e até conseguiu chegar à baliza de Marcão. Mas foi sol de pouca dura e os ‘leões’ rapidamente assumiram o controlo do jogo revelando-se pressionantes e dominadores. Miguel Ângelo ameaçou com um bom remate de fora da área (1’) que terminou nas mãos do guarda-redes Carlos Paulo e, aos 3’, os ‘verde e brancos’ chegaram sem surpresas à vantagem: após um grande trabalho de Miguel Ângelo na ala esquerda, Fortino encostou para golo, no corredor central – num lance que começou com a subida de Marcão no terreno.

O Sporting CP preenchia todos os espaços do terreno e dominava todos os processos, oprimindo um Belenenses que não conseguia libertar-se da pressão contrária e criar perigo a Marcão – que foi um mero espectador durante grande parte do encontro. O 2-0 surgiu naturalmente à passagem do sétimo minuto, num canto de Merlim directo para Diogo que, de longe, desferiu um tiro potente e colocado que só terminou no fundo das redes ‘azuis’.

Fábio Lima ainda disparou à trave (12’) depois de uma grande jogada de Diogo pela direita e, no minuto seguinte, os mesmos protagonistas voltaram a criar perigo: o camisola 22 contornou o guarda-redes pela esquerda e assistiu o número oito no miolo, mas a bola esbarrou num defensor em cima da linha. Com uma grande circulação de bola e forte dinâmica, a criar desequilíbrios quer individual quer colectivamente, os ‘leões’ haveriam de dilatar o marcador ainda antes do intervalo, com Merlim a assistir e Forino a finalizar, por duas vezes no mesmo minuto: primeiro, num remate cruzado e depois num fantástico tiro de primeira. Os ‘azuis’ pouco ou nada podiam fazer perante o domínio ‘verde e branco’ e a falta de agressividade era visível no número de faltas: os forasteiros terminaram a primeira parte sem qualquer infracção, de entre as cinco possíveis.

O segundo tempo voltou a mostrar um jogo de sentido único, apesar de o Belenenses ter subido um pouco de intensidade e arriscado mais. Fruto dessa atitude, a oportunidade dos ‘azuis’ logo ao abrir do pano: Diogo perdeu para Tiago Pinto, que conseguiu o 1x1 com André Sousa – que entretanto rendeu Marcão – mas o guarda-redes defendeu com o peito, no limite da área.

Foi uma ameaça fugaz, visto que, aos 27’, Fortino aumentou a conta dos ‘leões’: Merlim fez a paralela para Paulinho, que usou da sua velocidade para progredir no terreno e assistir Fortino, na zona central. Um minuto depois e os mesmos protagonistas aumentaram para 6-0, com Paulinho a finalizar após combinação com o camisola 20, depois de mais uma paralela do ‘mago’ Merlim. Com o jogo resolvido, a intensidade decresceu um pouco, com menos ocasiões de golo. Já com todos os juniores convocados por Nuno Dias em campo – Varela, Cigano e Ludgero – Merlim haveria de completar o 7-0 final (38’), depois de uma grande jogada individual pela esquerda, concluída com um grande remate colocado.

Com este resultado, o Sporting CP consolidou a liderança da Liga SportZone com 70 golos, mais cinco do que o Benfica, que é segundo, e com o melhor ataque (143 golos marcados) e a melhor defesa (apenas 20 consentidos). Na próxima e última jornada da fase regular, os ‘leões’ deslocam-se ao campo do SL Olivais.