Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Nuno Dias é Professor Especialista ‘Honoris Causa’

Por Sporting CP
07 Jun, 2022

Grau atribuído pelo ISCE

Nuno Dias, treinador da equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal, recebeu, esta última terça-feira, o grau de Professor Especialista ‘Honoris Causa’ do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE).

No auditório do Campus Educativo Dr. Augusto Pais Martins, Nuno Dias – que é docente convidado do Departamento de Ciências do Desporto do ISCE e que está em Alvalade desde 2012/2013, tendo já conquistado várias vezes todos os títulos possíveis – contou com a presença de família, amigos e de várias figuras bem conhecidas do panorama Sportinguista e desportivo. Entre eles, estava Frederico Varandas (presidente do Sporting CP), membros do Conselho Directivo, o plantel de futsal que orienta, Fernando Gomes (presidente da Federação Portuguesa de Futebol) e Jorge Braz (seleccionador nacional de futsal).

Já depois de receber o grau de Professor Especialista ‘Honoris Causa’, motivado pelo “mérito do trabalho desenvolvido na área do desporto, contribuindo, através da conquista de vários títulos nacionais e internacionais, para a afirmação do futsal no nosso país”, segundo explicou o ISCE no seu site, Nuno Dias falou aos presentes e garantiu que essa tarefa “é muito mais difícil do que estar numa final da Champions League”.

“Ver aqui tantas pessoas que vêm de todos os cantos do país para presenciar este momento é sinal de que tenho muitas pessoas que gostam de mim, o que me dá uma felicidade e uma alegria enormes. Só tenho de agradecer", começou por dizer.

Mais tarde, aos jornalistas, o treinador de 49 anos admitiu que ser Professor Especialista ‘Honoris Causa’ “é especial porque é o reconhecimento do mérito desportivo académico”. “Iniciei as minhas funções como docente e cheguei aqui sem ter descurado a parte académica. (...) Este reconhecimento diz muito do que represento para a minha família, para os meus amigos e para os que trabalham comigo”, adicionou, assegurando que não pretende “parar por aqui”: “Não sei ser de outra forma e este reconhecimento vai-me obrigar a ser sempre cada vez melhor para que não o seja preciso justificar. É a minha essência e só aprendendo todos os dias é que podemos chegar a este patamar”.

Por fim, Nuno Dias lembrou as pessoas que o rodeiam e que, “em alguns aspectos”, são até melhores do que o próprio técnico verde e branco.

“Um treinador precisa de ter várias valências e eu não sou o melhor do Mundo em todas elas. Provavelmente sou o melhor do Mundo a escolher pessoas. Felizmente, em vários ramos da vida, sou o melhor porque escolho as pessoas certas”, concluiu.

Frederico Varandas também falou aos jornalistas e não tem dúvidas de que o grau atribuído a Nuno Dias é completamente justificado.

“É uma distinção com inteira justiça. Em dez anos como treinador de futsal do Sporting CP, Nuno Dias conseguiu duas Champions League, seis Campeonatos, seis Taças de Portugal, inúmeras Taças da Liga e Supertaças. Por mérito seu, ganhou uma página de ouro na história do Sporting CP e do futsal nacional e mundial”, disse o presidente do Conselho Directivo do Sporting CP.

Já Alex Merlim, jogador internacional italiano que trabalha às ordens de Nuno Dias em Alvalade, contou estar “muito orgulhoso”. “Dou-lhe os parabéns. Desde que cheguei cá que me ajudou bastante. Se estou hoje no Sporting CP é graças a ele. É um grande prazer trabalhar com ele dia-a-dia. (...) É uma excelente pessoa e um excelente treinador. Tem bastante ambição. Não chega ganhar, quando ganhamos continuamos a trabalhar como se não tivéssemos ganho nada”, frisou o ala.

Luís Picado, presidente do ISCE, proferiu à Sporting TV o que motivou o reconhecimento: “Nuno Dias tem um currículo profissional público e de reconhecido mérito e tem feito um trabalho, nos últimos dez anos, meritório a nível nacional e internacional. (...) É um motivo de orgulho pelo treinador e pela pessoa que é”.