Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Nuno Dias: "Ser campeões é o nosso grande objectivo"

Por Sporting CP
20 Jun, 2023

Futsal na Luz a uma vitória do título (quarta-feira, 21h30)

Já está aí o primeiro embate decisivo no futsal. A equipa principal masculina do Sporting Clube de Portugal desloca-se, esta quarta-feira (21h30), a casa do SL Benfica para disputar o quarto jogo da final dos play-offs da Liga, o qual já pode dar o título nacional aos Leões – seria o terceiro consecutivo. Para isso, a formação comandada por Nuno Dias terá de vencer o dérbi na Luz, enquanto as águias vão procurar adiar a decisão para a 'negra', reestabelecendo o empate numa série que, neste momento, está 2-1.

Com isso em mente, Nuno Dias, treinador verde e branco, garantiu desde logo que a equipa vai "fazer de tudo" para sentenciar a discussão do título já na quarta-feira.

"Os jogos são sempre diferentes e este é-o porque dá-nos uma possibilidade: a de sermos campeões já amanhã. Até por isso é diferente dos anteriores. Vamos fazer de tudo para terminar já a época. Ser campeões é o nosso grande objectivo imediato", começou por apontar em declarações à Sporting TV, antes de lançar mais um dérbi que espera “equilibrado”.

"Acredito que vai ser um jogo equilibrado, como foram todos, inclusive o primeiro, apesar de o resultado ter disparado para números com um volume diferente do habitual nos dérbis. Vai haver momentos em que vai estar por cima o SL Benfica, noutros o Sporting CP e essa foi a grande diferença no jogo 2: quando o SL Benfica esteve por cima conseguiu marcar. Nós temos de saber sofrer, no sentido da luta e da superação, para não sofrer golos nesses momentos. Depois, nós vamos ter de ser eficazes na hora de finalizar", resumiu o técnico.

Além disso, Nuno Dias não tem dúvidas de que, acima de tudo, a criatividade dos jogadores "é sempre" o factor decisivo nestes encontros. "Até nas bolas paradas a criatividade deles é determinante: o momento em que executam, a bola que pedem, aquele metro ou meio segundo que se ganha, tudo isso tem que ver com a qualidade individual e a criatividade deles. O nosso papel aqui é ajudá-los a optar pelas melhores situações, consoante aquilo que estrategicamente nos parece mais adequado", reflectiu, acrescentando que nesta altura também já "não há muito a mexer".

"Não há tempo para rotinar mudanças. Há tempo para afinar e fazer um ou outro ajuste e é isso que vamos fazer", reconheceu.

Por fim, Nuno Dias afirmou-se "feliz" pelos títulos nacionais de futsal conseguidos em iniciados - pela primeira vez - e ainda em juniores, mas não deixou de destacar também o trajecto dos sub-17, que caíram na final.

"Os juvenis estiveram perto também, a ganhar 2-0 e foram a melhor equipa durante a fase regular, porque foram líderes e fizeram uma época extraordinária. Nada apaga - e tive oportunidade de o dizer ao José Peixeiro [treinador do escalão] - aquilo que foi o trajecto deles. Infelizmente não conseguiram o título, mas isso em nada belisca o trabalho bem desenvolvido", frisou.

Ora, embora os sub-15 e sub-19 tenham conseguido "traduzir isso em vitórias e em troféus", o treinador do Sporting CP realçou, porém, que isso "não é o mais importante na formação". "Queremos é que os jogadores se preparem ao longo dos anos para poderem chegar preparados à nossa equipa sénior para jogarem e serem opção", enalteceu, acrescentando: "Claro que se o trabalho for bem feito a probabilidade de ganhar também é grande. Felizmente, foi mesmo isso que aconteceu, tanto com o Tiago [Varanda] como com o Alex[andre Teixeira]. Fico contente por eles, pelo staff e pelos miúdos. É um culminar de época fantástico, agora falta que nós também façamos o nosso trabalho e amanhã seria o ideal".