João Gião: "Esta é a nossa mentalidade e não nos vamos desviar"
24 Out, 2025
Equipa B recebe Lusitânia de Lourosa FC (sábado, 11h00)
Após mais de duas semanas de paragem, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal regressa à acção na Liga 2, este sábado (11h00), para enfrentar o Lusitânia de Lourosa FC no Estádio Aurélio Pereira, em partida relativa à oitava jornada.
Na última ronda, os jovens Leões deram uma resposta cabal em Matosinhos (0-4), após um desaire caseiro com o CS Marítimo, para assumiu a liderança da classificação (15 pontos).
“Quando perdemos, perdemos nos limites e isso dá-nos bons indicadores. Assim, estamos mais perto de dar resposta a resultados menos positivos e foi o que aconteceu com o Leixões SC. Tinha a certeza de que íamos fazer um grande jogo, porque conheço bem os meus jogadores. Esta é a mentalidade que temos tido lá dentro e não nos vamos desviar dela”, atentou o treinador João Gião na antevisão feita aos meios de comunicação Leoninos.
Embora feliz pelo volume ofensivo que a equipa tem demonstrado, o técnico lembrou que a equipa B é também a menos batida da Liga 2, com apenas três golos sofridos em sete jogos. “Todos os momentos do jogo são importantes”, sublinhou, especialmente tendo em conta o exigente desafio que perspectiva diante do Lusitânia de Lourosa FC.
“É uma equipa competitiva e muito competente, e um 'velho conhecido', porque já os defrontamos na fase final da Liga 3 da época passada. Tem estado muito bem fora de casa e está a fazer um campeonato competente, num lugar tranquilo [décimo classificado com nove pontos]. É um adversário muito forte, com jogadores experientes nesta liga e reforçaram-se muito bem”, detalhou, sem esquecer que continuam “realmente fortes” nas bolas paradas. “Esperamos grandes dificuldades”, sentenciou João Gião.
Já sobre a liderança isolada que os recém-promovidos jovens Leões detêm actualmente, o treinador verde e branco está surpreendido? “Sim e não”, respondeu, passando a justificar-se. “Não nos podemos esquecer que vimos da Liga 3 e mais de 90% dos jogadores são os mesmos, portanto não era algo evidente até numa fase ainda de adaptação a um campeonato muito mais forte. Agora, estava confiante que íamos ser muito competitivos e disputar todos os jogos para vencer”, disse, por fim.
Por seu turno, o médio Samuel Justo considerou que o primeiro lugar actual “é uma pressão boa” que a própria equipa está a colocar. “Temos união e ambição para ganhar todos os jogos”, acrescentou antes de se debruçar sobre o adversário que se segue.
“Tem bastantes vitórias fora e é uma equipa que nos vai criar bastantes dificuldades. Teve muitas mudanças [no plantel], mas manteve o treinador e algumas dinâmicas. São muitos fortes nos esquemas tácticos e têm um futebol directo e objectivo”, projectou Samuel Justo, embora não esconda a confiança que move o grupo verde e branco nesta fase.
“Temos dado sempre boas respostas, especialmente depois de derrotas. Demonstra muito como é a nossa a equipa. Não nos vamos abaixo”, destacou, apelando, por fim, ao apoio dos adeptos na Academia Cristiano Ronaldo.
“Temos tido boas casas e a Liga 2 também proporciona isso. Precisamos desse apoio e dessa ajuda, é o apelo que faço”, finalizou o jovem centrocampista.