Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

João Gião: "Fundamental foi o carácter da equipa"

Por Sporting CP
01 Fev, 2026

Análise ao triunfo da equipa B do Sporting CP sobre a UD Oliveirense, por 2-0

No final da partida, o treinador da equipa B do Sporting CP, João Gião falou para os meios de comunicação do Clube e começou por relembrar o temporal dos últimos dias que fustigou sobretudo a zona centro do país. 

“Gostava de dedicar esta vitória, para além do Nuno Santos, que voltou depois de um período muito difícil, a todas as pessoas que estão a sofrer com o que tem acontecido no nosso país, nomeadamente as pessoas de Alcobaça e temos pessoas na estrutura de Alcobaça, Leiria, Alcácer do Sal. Estão a passar por momentos difíceis e deixar uma palavra de conforto para toda essa gente que está a sofrer”. 

Na análise ao jogo, o técnico salientou que a equipa B Leonina ganhou confiança com os minutos e que o primeiro golo libertou o conjunto que orienta. “Relativamente ao jogo, entrámos um bocadinho ‘desconfiados’, pouco confiantes com bola, a bola ‘picava’ um pouco aqui ou ali. Chegámos ao golo sem criar muitas oportunidades, numa boa jogada. Ficámos mais confortáveis, conseguimos ter mais posse e instalámo-nos muitas vezes no meio-campo adversário”. 

João Gião observou o melhor controle de jogo da equipa B do Sporting CP na segunda parte e a justiça do triunfo Leonino. “Na segunda parte acho que controlámos o jogo, até melhor do que na primeira parte, acho que controlámos muito bem o jogo com bola e podíamos ter chegado ao 2-0 mais cedo. Tivemos o golo anulado por centímetros, outras oportunidades claríssimas em que pecámos na finalização, contra uma equipa  que também sabe ter bola e que evoluiu muito desde a 1.ª volta. Acho que o resultado final não sofre contestação”.

Sobre o regresso de Nuno Santos, pela ‘porta’ da equipa B Leonina, traçou o termo de comparação com Daniel Bragança, que fez o meu percurso recente. “Espero que seja talismã e que ele marque, também, no próximo jogo da equipa A, mas senti-o muito bem. Desde ontem, que integrou com a equipa B, para preparar o jogo, muito bem, a dar muitos conselhos aos jogadores mais jovens e lá dentro [relvado] ajudou-nos muito com a qualidade que tem. Deu-nos qualidade com bola, boas decisões e ajuda a crescer toda a gente que está à volta, mas acima de tudo e o mais importante é que ele se sentiu bem no jogo. Muito feliz por ele, por poder ajudar com a nossa pequena contribuição para que ele regresse o mais forte, porque é importante para o Sporting CP”.

Ainda sobre o jogo, João Gião destacou o significado do triunfo para a confiança do plantel da equipa B Leonina. “Acima de tudo foi uma demonstração de carácter, foi aquilo que lhes pedi sempre. Nós, a perder, tem de ser nos limites e tínhamos perdido sempre nos limites. Disputámos todos os jogos, faltou aqui e ali sermos eficientes nas duas áreas, andávamos a sofrer muitos golos de bola parada, hoje fomos fortes nesse momento, contra uma equipa que tem alguns jogadores, nomeadamente o Bura que é um jogador especial na bola parada. Mas o fundamental foi o carácter da equipa, um grupo que nunca se desuniu e que nunca desacreditou de uma ideia de jogo.” 

Flávio Gonçalves, homem do jogo, também abordou o jogo frente à UD Oliveirense e o triunfo por 2-0. “Estou muito feliz por ter recebido este prémio e por termos regressado às vitórias que é o mais importante”. 

Mauro Couto, que fez a assistência para o primeiro golo, falou aos meios de comunicação do Clube sobre o triunfo deste domingo. É um momento bom para todos, porque andávamos com maus resultados e com as coisas a não correrem bem, mas é nos maus momentos que se vêm as boas equipas e os bons grupos, principalmente e hoje foi reflexo do que é a nossa união e o nosso grupo. Por isso foi uma vitória importante para nós sairmos daquele ciclo em que estávamos para agora encarar as próximas semanas mais tranquilos, com uma vitória”.