Sentido único até à sétima vitória consecutiva
01 Fev, 2026
Leoas superaram AA São Mamede em toda a linha (3-0)
No Pavilhão João Rocha, a equipa feminina de voleibol do Sporting CP bateu de forma clara a AA São Mamede por 3-0 (25-8; 25-14; 25-12), este domingo à tarde, no encontro relativo à 17.ª jornada da primeira fase da Liga.
Com domínio absoluto do início ao fim, as Leoas de Rui Pedro Silva deram mais uma prova de força no seu melhor momento da temporada e somaram a sétima vitória seguida. Um resultado que colocou o Sporting CP na rota do primeiro lugar, em igualdade com o FC Porto (44 pontos), embora à condição, porque o rival azul e branco ainda não disputou o seu jogo desta ronda.
No Pavilhão João Rocha, antes do início da partida, Rui Pedro Silva recebeu o prémio de Treinador do Mês de Janeiro, seguindo-se um minuto de silêncio em honra de Fernando Mamede, figura ímpar do atletismo nacional e do Sporting CP.
Já com Kanna Hanazawa, Jéssica Miranda, Amanda Cavalcanti, Anahí Tosi, Tainá Alessandra e Ana Clara Nunes em campo, as Leoas não tardaram a confirmar a sua superioridade perante o actual penúltimo (11.º) classificado. Depois de a equipa visitante ter inaugurado as hostilidades, o Sporting CP deu a volta para 5-2 e ‘disparou’ no marcador sem oposição.

Uma toada de sentido único que se acentuou ainda mais a partir do 14-8, tanto que só parou para o 25-8 que fechou, de forma demolidora, o parcial inaugural a favor das comandadas de Rui Pedro Silva.
E foi com autoridade que a equipa verde e branca entrou, também, no segundo set, arrancando rápido para uma vantagem de 7-1. Uma margem pontual que o emblema de São Mamede de Infesta não só não conseguiu encurtar como ainda acabou por dilatar-se até um expressivo e decisivo 19-10. Anahí Tosi e Ana Clara Nunes deram importantes contributos individuais ofensivamente.
Embora nesta fase as visitantes - sempre sob muitas dificuldades - tenham conseguido discutir mais ponto-a-ponto a contenda, o 2-0 em sets foi inevitável e concretizou-se graças à potência de Jéssica Miranda e Tainá Alessandra, responsáveis por fechar o 25-14.

Mais uma vez, foi logo a abrir que as Leoas deram um passo de gigante para vencer, desta vez o terceiro e último set. De forma inabalável, ‘arrepiaram’ caminho de 7-4 para 14-4, mais uma diferença irrecuperável para uma AA São Mamede sem argumentos.
Já com Sofia Pereira – jovem da formação verde e branca – em campo, as comandadas de Rui Pedro Silva não tiraram o pé do acelerador e preservaram a margem de dez pontos até ao fim. Nesta fase, a zona 4 Ingrid Félix foi o principal ‘motor’ do ataque, mas voltou a ser Tainá Alessandra a sentenciar as contas, agora em 25-12 para o indiscutível 3-0 final.
Na próxima jornada, o Sporting CP desloca-se aos Açores para enfrentar o Clube Kairós.
Sporting CP: Maria Carlos Marques [L], Jéssica Miranda (8), Sofia Pereira, Amanda Cavalcanti (1), Maria Santos, Leslie Tagle, Anahí Tosi (13), Özge Kinasts, Tainá Alessandra (11), Jady Gerotto (6), Ingrid Félix (3), Daniela Loureiro [L] [C], Kanna Hanazawa (1), Ana Clara Nunes (10)