João Gião: "Somos a mesma equipa que fez a primeira volta que fez"
26 Jan, 2026
Rescaldo ao jogo da equipa B do Sporting CP em casa da UD Leiria
Após o jogo frente à UD Leiria, o treinador da equipa B do Sporting CP, João Gião, fez a análise do jogo à Sport TV. “O 3-1 acabou por sentenciar um bocado o jogo. Na primeira parte entrámos bem, a fazer o 0-1, depois fomos muito macios na forma como sofremos dois golos muito rapidamente. Fomos novamente muito penalizados por duas bolas paradas, acabámos por sofrer mais dois golos de bola parada. Temos de trabalhar melhor esse momento, que nos está a penalizar muito”.
O técnico notou a reacção Leonina à desvantagem na 1.ª parte, até a formação da casa marcar o 3-1.” Sobretudo na segunda parte, mas também na primeira, parece-me que tivemos mais posse [de bola], mas na primeira parte com alguma dificuldade de efectivar em oportunidades concretas de golo. Na segunda parte, diferente, mais agressivos na frente, tivemos duas oportunidades claríssimas a abrir a segunda parte para empatar o jogo, não empatámos. Acho que continuámos por cima no jogo com bola, sem criar o número de oportunidades que devíamos criar em função da posse de bola que tínhamos. Temos de ser mais agressivos no último terço, mais objectivos. E depois o 3.º golo ‘mata’ o jogo. Os rapazes tentaram reagir, mas não é fácil após sofrer mais um golo de bola parada, depois reagir a um resultado de 3-1”.
João Gião encara o momento, mas lembra que a equipa B do Sporting CP é a mesma equipa que conseguiu uma excelente primeira volta na Liga Portugal 2. “É uma fase em que precisamos de estabilizar, também em função das muitas ausências e do ‘elevador’ que é a nossa função enquanto equipa B; agora, temos de dar a volta. Esta é a mesma equipa que fez a 1.ª volta que fez, alertei sempre que íamos passar momentos difíceis. Aqui ninguém se esconde, são seis derrotas, é o Sporting CP, apesar de o nosso projecto ser uma equipa B e todos temos bem claro a missão que temos pela frente enquanto formadores, mas aqui ninguém se esconde nem limpa a poeira para debaixo do tapete. São seis derrotas e num clube como o Sporting CP, isso tem de pesar em todos nós”.
David Moreira, jogador da equipa B do Sporting CP, também expressou a opinião sobre o jogo em Leiria. “Foi um bom jogo, difícil, sabíamos que íamos defrontar uma equipa muito complicada, a UD Leiria é uma equipa muito forte, muito agressiva, defende muito homem a homem e ganha muitos duelos. Não correu como nós queríamos, estamos numa fase difícil, mas vamos dar a volta por cima”.