Regresso às vitórias no regresso de Nuno Santos
01 Fev, 2026
Triunfo da equipa B do Sporting CP frente à UD Oliveirense por 2-0
A equipa B do Sporting CP venceu este domingo a UD Oliveirense, por 2-0, em partida da jornada 20 da Liga Portugal 2, no regresso às vitórias do jovem conjunto Leonino depois de seis jogos e ainda no regresso à competição de Nuno Santos, depois de mais de um ano e três meses sem poder jogar.
Aos 3’, a primeira oportunidade do jogo foi para a UD Oliveirense, com cruzamento atrasado na esquerda e Khotaro a rematar de pé esquerdo, ao lado.
Aos 6’, a resposta Leonina, em boa jogada de futebol apoiado, com José Silva a puxar para o pé esquerdo e rematar, com a bola a ser desviada num defesa da equipa visitante e a sair ao lado da baliza defendida por Ricardo Ribeiro.
Num jogo muito táctico na primeira parte, com as equipas bastante encaixadas nas marcações e no posicionamento, só aos 26’, voltou a acontecer um lance de algum frenesim e pela UD Oliveirense, com cruzamento desfeito pela defesa Leonina.
Aos 34’, a equipa B do Sporting CP conseguiu a vantagem no marcador, num magnífico golo, em execução perfeita de Flávio Gonçalves, superiormente isolado por Mauro Couto. Flávio Gonçalves ganhou espaço, à saída de Ricardo Ribeiro ‘picou-lhe’ a bola com muita classe e fez o 1-0.
Aos 37’, João Silva ganhou espaço na esquerda e rematou ligeiramente ao lado da baliza de Diego Callai, em boa oportunidade para a equipa da UD Oliveirense. Ao intervalo, a equipa B do Sporting CP estava na frente por 1-0.
Logo na primeira jogada da segunda parte, Mauro Couto escapou bem pela direita e rematou de pé direito, cruzado, para defesa de Ricardo Ribeiro.
A equipa B do Sporting CP conseguiu melhores desdobramentos para o ataque na segunda parte e dominou mais os segundos 45’.
O regresso de Nuno Santos e o calcanhar de Tanlongo
Perto da hora de jogo, muitos aplausos da bancada, com Nuno Santos, jogador do plantel principal Leonino, a ser chamado ao banco para regressar à competição, depois de ter sofrido uma lesão grave no joelho direito, a 26 de Outubro de 2024, num jogo em Famalicão para a Liga.
Na bancada, o técnico da equipa principal Leonina, Rui Borges, acompanhou os primeiros minutos de Nuno Santos no regresso à competição, bem como o plantel dos Bicampeões Nacionais, que aplaudiu o jogador quando entrou em campo.

Aos 68’, Nuno Santos, mais descaído para a meia direita, fez uma excelente abertura para Rafael Nel e isolou o ponta-de-lança Leonina, que colocou a bola no fundo da baliza, mas foi assinalada posição de fora de jogo a Rafael Nel com recurso ao vídeo-árbitro e o golo foi invalidado.
Nuno Santos apresentou a reconhecida boa visão de jogo, com passes ao primeiro toque e rapidez de execução, na procura de entendimentos com o lateral José Silva. Num desses lances, José Silva não conseguiu o melhor cruzamento na direita – o lateral desceu bem pelo flanco diversas vezes.
Aos 88’, Mateo Tanlongo entrou e da primeira vez em que tocou na bola, num toque artístico de calcanhar, marcou um vistoso golo, para o 2-0 da equipa B do Sporting CP, após magnífico lance na direita.
A formação B do Sporting CP ainda teve a oportunidade de fazer o 3-0, mas Rafael Nel precipitou a tentativa de remate e a bola saiu ao lado. Por parte da UD Oliveirense, já em tempo de compensações, um pontapé de bicicleta saiu por cima da baliza defendida por Diego Callai. A última oportunidade do jogo foi da equipa B Leonina, com Rafael Nel a cabecear ao lado, após excelente cruzamento de José Silva.
O final do jogo ditou o triunfo, justíssimo, da equipa B do Sporting CP frente à UD Oliveirense por 2-0, em exibição com muitos momentos de qualidade do conjunto orientado por João Gião.
Sporting CP: Digo Callai [GR], João Muniz, David Moreira [C], Bruno Ramos (Rómulo Jr, 64’), José Silva, Flávio Gonçalves (Mateo Tanlongo, 88’), Rayan Lucas, Lucas Anjos [Paulo Cardoso, 46’), Mauro Couto (Mauro Santos, 64’), Rafael Nel, Samuel Justo (Eduardo Felicíssimo, 86’)