João Gião: "Aqui também se forma o carácter"
25 Jan, 2026
Equipa B desloca-se a Leiria na segunda-feira (18h00)
No Estádio Dr. Magalhães Pessoa, a equipa B de futebol vai enfrentar a UD Leiria, esta segunda-feira (18h00), no encontro que encerra a 19.ª jornada da Liga 2.
Os jovens Leões atravessam uma série de cinco derrotas consecutivas, todas pela margem mínima, mas o treinador João Gião salientou os indicadores positivos que tem retirado mesmo na adversidade.
"A atitude é indispensável, tal como o compromisso. A perder, tem de ser nos limites e isso tem estado lá. Temos de continuar o nosso trabalho, esta foi mais uma semana de trabalho forte e intenso e é assim que andamos sempre, nos bons e nos maus momentos", garantiu, além de realçar que “o grupo continua coeso”, mesmo exposto às constantes mudanças no plantel.
"Muitos jogadores estiveram na convocatória da A para a UEFA Champions League, muitos vão abaixo para os sub-23 e outros sobem para a B. O plantel é muito volátil e, ainda assim, o grupo foi sempre muito unido e ciente do que é representar o Sporting CP", destacou na antevisão feita aos meios de comunicação do Sporting CP.
A missão da equipa B, em termos de desenvolvimento de talento, continua também intacta. "Vamos continuar a desenvolver jogadores que estão agora a ter a sua oportunidade em contexto de equipa B, tivemos mais uma estreia no último jogo [Sandro Ferreira, de 16 anos] e vamos continuar a prepará-los. É uma fase mais difícil, como é lógico, mas temos de acelerar o processo individual e isso ajuda também a moldar o carácter. Aqui também se forma o carácter", apontou o técnico verde e branco.
Neste momento, os jovens Leões ocupam o terceiro lugar com 29 pontos, enquanto a UD Leiria é oitava classificada com 25 pontos. Um adversário que não vence há quatro jogos (2E 2D), um dos quais nos quartos-de-final da Taça de Portugal (3-1 SCU Torreense), mas João Gião não tem dúvidas de que tratará de "mais um jogo difícil" frente a um "plantel talhado para subir [de divisão]".
"Neste mercado já contrataram três jogadores, é um plantel com muita gente que podia estar na I Liga e alguns até vierem de lá, como o Marcelo, que era capitão do Moreirense FC", detalhou, realçando também que a "ideia [de jogo] é a mesma" e não escondeu "as dificuldades" vividas na primeira volta, apesar da vitória Leonina por 1-0 em Alcochete.
"Uma equipa forte, agressiva nos duelos, vai muito no homem-a-homem e cria muitas dificuldades ao adversário no confronto físico" são alguns dos traços esperados por parte da UD Leiria, que, além disso, conta com jogadores no ataque "que podem resolver os jogos", acrescentou o treinador da equipa B do Sporting CP. Do lado verde e branco, "índices máximos de alerta" serão obrigatórios em Leiria, avisou, por fim.
João Muniz, jovem central dos Leões, também abordou o próximo encontro e o actual momento da equipa.
"Temos trabalhado no máximo, procuramos dar sempre o nosso melhor e cada vez mais os jogos na Liga 2 são definidos por detalhes. Tem sido isso que nos tem feito perder os jogos, mas a atitude está lá. O grupo é o mesmo do início, a entrega e a união também", sublinhou, lembrando que "tanto com bons resultados como com os maus”, o foco está no “processo de evolução".
E no plano pessoal é isso, também, o que tem retirado desta experiência na Liga 2 e do projecto global do Clube. "Sinto que tenho a oportunidade de evoluir muito, aqui. O Sporting CP proporciona-me momentos para isso, seja com subidas à equipa A ou na B. É muito bom, mas focamo-nos no dia-a-dia", apontou, redireccionando a atenção para o jogo desta segunda-feira.
"Há muitas equipas a lutar pelo mesmo objectivo, portanto esperamos uma equipa complicada que nos vai criar dificuldades", alertou o central canhoto de 20 anos, que espera poder ‘contrabalançar’ isso, também, com o apoio dos Sportinguista no Estádio Dr. Magalhães Pessoa. "É sempre importante, especialmente fora de casa. Quem tiver essa possibilidade, vai ajudar-nos muito no jogo", enalteceu João Muniz.