Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting CP autoritário (con)vence em Paço de Arcos

Por Jornal Sporting
23 Jan, 2016

Triunfo por 5-2 alarga melhor série da época: seis vitórias consecutivas

A equipa de seniores masculinos de hóquei em patins do Sporting CP venceu hoje em Paço de Arcos por 5-2, num encontro a contar para a 13.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão onde os 'leões' deram uma enorme demonstração de autoridade e, com uma exibição muito consistente, prolongaram o bom momento com a sexta vitória consecutiva.

O encontro começou com o equilíbrio aguardado e cedo se percebeu que apenas o melhor Sporting CP conseguiria superar o conjunto da Linha. Assim se explica que o primeiro golo tenha aparecido apenas aos nove minutos, com Luís Viana a desviar de forma oportuna na área um remate de meia-distância de Tuco que embateu na tabela final, já depois de uma boa oportunidade de João Pinto logo no início do encontro.

O golo mudou um pouco o cariz da partida, com o Paço de Arcos a ter de expor-se um pouco mais em termos ofensivos e, por consequência, a abrir mais espaços para saídas rápidas. Aos 17 minutos, André Centeno, de regresso à casa onde foi formado entre os seis e os 20 anos, aumentou a vantagem ‘verde e branca’ com um toque subtil no seguimento de jogada com Luís Viana.

O avanço no resultado ao intervalo era um justo prémio para os comandados de Nuno Lopes, que revelaram sempre grande maturidade táctica, concentração e personalidade num terreno tradicionalmente difícil (no ano passado os ‘leõe’' venceram por 3-1 e com os golos decisivos na etapa final da partida). A par disso, nota para a excelente exibição no plano defensivo, com o Paço de Arcos a ter poucas oportunidades para marcar e Ângelo Girão a fazer um par de defesas ao nível dos melhores do Mundo.

A segunda parte funcionou como primeira estocada final na partida: nos quatro minutos iniciais, Luís Viana completou o ‘hat-trick’ de grande penalidade (2’) e no seguimento da recarga a mais um ‘penalty’ evidente desta vez defendido por Hugo Garcia, que trocava com Diogo Fernandes apenas nos castigos máximos (4’). O Paço de Arcos ainda tentou reagir, mas o golo oportuno de João Beja aos 12 minutos, na área, foi anulado poucos segundos depois por Poka, com uma saída rápida muito bem concluída com um remate descaído na direita.

O 5-1, sobretudo por ter sido conseguido logo após o tento dos visitados, sentenciou o resultado e tornou o jogo um pouco mais incaracterístico, com os ‘leões’ a perderem o foco algumas vezes no plano defensivo, dando espaços aos elementos do Paço de Arcos que nunca tinham existido também com o pensamento na parte atacante e na vontade de aumentar o ‘score’ – para explicar isso, basta recordar que, nas derradeiras cinco partidas, o Sporting CP tinha conseguido uma média de 12 golos por jogo.

Assim, e até final, além das inúmeras oportunidades de golo desperdiçadas por ambas as partes (algumas vezes em situações de 1x0 e 2x1), nota para o golo de Tiago Gouveia a cinco minutos do fim; para os quatro livres directos não concretizados (dois de Miguel Dantas, um de Viana e um de Tuco); e para os azuis a Ricardo Pereira (que já tinha visto no início da segunda parte) e a Luís Viana.

Com este resultado, o Sporting CP manteve o quinto lugar com 23 pontos (sete vitórias, dois empates e derrotas), a três da Oliveirense (que joga amanhã no Pavilhão da Luz com o Benfica). Na próxima jornada, os 'leões' deslocam-se a São João da Madeira para defrontarem a Sanjoanense no primeiro jogo da segunda volta.