Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPP

Leões seguem para a final da Taça 1947

Por Sporting CP
12 Dez, 2020

Triunfo na meia-final por 5-3 perante o SC Tomar

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal garantiu este sábado a passagem à final da Taça 1947 depois de vencer o SC Tomar por 5-3 nas meias-finais da nova competição nacional. Depois de uma primeira parte morna, a acção e os golos ficaram todos reservados para a segunda parte, quando Toni Pérez, Alessandro Verona (por duas vezes), Ferran Font e João Souto assinaram os golos que colocaram os Leões na primeira final de sempre da Taça 1947.

Desde cedo, a equipa de Paulo Freitas procurou impor uma alta intensidade no encontro, mas o SC Tomar manteve-se confortável e discutia a posse de bola. Eram muitos os duelos, as organizações defensivas destacavam-se e por isso poucas foram as aproximações perigosas às duas balizas nos instantes iniciais da partida.

Com o avançar do tempo, o SC Tomar fechava-se de sobremaneira num bloco baixo e o Sporting CP tinha dificuldades em criar jogo interior e chegar, com profundidade, ora a Toni Pérez, ora a João Souto.

Num dos raros espaços deixados pelo adversário, Romero penetrou na estrutura do SC Tomar para servir João Souto em zona favorável, mas o remate saiu à figura. Na resposta imediata, a formação de Tomar alvejou a baliza de Girão, mas também sem sucesso.

Pouco antes do intervalo, o recém-entrado Pedro Gil tentou a sua sorte desde fora da área, mas as equipas recolheram aos balneários com o nulo no marcador. 

A segunda parte teve uma história diferente e, no reatar da partida, o Sporting CP chegou de imediato à vantagem. Num lance confuso dentro da área, Toni Pérez foi oportuno e conseguiu o desvio decisivo, inaugurando o marcador desta meia-final.

Ferran Font deu continuidade à boa entrada dos Leões e ganhou uma grande penalidade. Na conversão, o guardião Veludo levou a melhor sobre Toni Pérez, mas poucos minutos depois o conjunto de Paulo Freitas voltou a beneficiar de um castigo máximo. Desta vez foi Alessandro Verona a bater e com um golpe seco e certeiro fez o 2-0.

Quando a formação de Alvalade estava melhor na partida, o SC Tomar conseguiu reentrar no jogo ao reduzir a vantagem através do capitão Ivo Silva e, pouco depois, chegou mesmo à igualdade por Xanoca.

O encontro estava na melhor fase, repleto de acção ofensiva e surgiu mais um protagonista. Num livre directo, Ferran Font optou por sair no drible, picou a bola e desviou com classe do alcance do guarda-redes do SC Tomar para colocar os Leões de novo na frente. Se na primeira parte as defesas estavam a levar a melhor sobre os ataques, no segundo tempo a tendência inverteu-se.

A doze minutos do fim, o guardião Veludo viu o cartão azul por derrubar Verona junto à sua baliza. Para cobrar a infracção, Verona atirou forte, mas permitiu a defesa. A nove minutos do fim, o jogador italiano redimiu-se e, depois de assistir João Souto com precisão para o 4-2, bisou na partida e o Sporting CP chegou à mão cheia de golos.

Antes do apito final, o SC Tomar ainda reduziu e o jogo acabou com 5-3 no marcador. Com este triunfo, o Sporting CP colocou o nome na final deste domingo, onde tem à espera o rival SL Benfica, para discutir o primeiro título da época.