Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP está na final four da WSE Champions League

Por Sporting CP
11 Abr, 2024

Derrota em Barcelona (5-4) não impediu mais um feito europeu

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal apurou-se para a final four da WSE Champions League da modalidade, apesar da derrota por 5-4 na segunda mão dos quartos-de-final da WSE Champions League, realizada no Palau Blaugrana, casa da equipa catalã. Prevaleceu a vantagem verde e branca, de 4-1, trazida do Pavilhão João Rocha, redundando num 6-8 no total da eliminatória.

Com o cinco inicial formado por Ângelo Girão, Matias Platero, Gonzalo Romero, Ferran Font e Toni Pérez, o jogo começou num ritmo bem elevado, com ambas as equipas a circularem a bola a alta velocidade e a tentarem criar perigo junto das balizas. Ainda nesta fase, Gonzalo Romero foi atingido na testa pelo stick de um hoquista da equipa espanhola, de forma aparatosa e que deixou o defesa/médio Leonino combalido e a ter de ser substituído, num primeiro sinal de dureza da equipa do FC Barcelona.

O primeiro livre directo, contudo, foi a favor do FC Barcelona, ao ser assinalada falta - com cartão azul - de Ferran Font, a qual Pau Bargalló converteu para inaugurar o marcador aos quatro minutos. No entanto, pouco depois, o Sporting CP empatou graças a um excelente desvio à boca da baliza de Matias Platero, no seguimento de um bom trabalho de Alessandro Verona.

Entusiasmado pelo golo, o Sporting CP teve nova iniciativa de grande perigo com uma boa combinação entre João Souto e Alessandro Verona, obrigando o guarda-redes adversário a boa defesa.

Depois, o jogo foi ficando faltoso e com menos de dez minutos jogados já tinham sido assinaladas quatro faltas ao Sporting CP, além de um lance com cartão azul para João Souto e Xavi Barroso. Já com menos de dez minutos para o intervalo, antes de uma pausa técnica pedida pelo Sporting CP, estava tudo empatado – 1-1 em golos e 6-6 em faltas. E no reatamento do jogo, Alessandro Verona quase fazia o 1-2 para o Sporting CP, num sensacional remate de meia distância à trave da baliza da equipa catalã.

A equipa do Sporting CP revelava muito boa organização defensiva e capacidade para fechar os caminhos da baliza defendida por Ângelo Girão e Ferran Font em boa jogada individual quase fazia novo golo para os Leões, alvos de entradas muito agressivas da equipa catalã, que com 2’56 para jogar atingia a nona falta. Com uma grande defesa de Ângelo Girão a remate de Eloi Cervera e uma jogada de perigo Leonina fechou-se a primeira parte, com empate a um golo no marcador, num jogo de elevada intensidade.

Já no segundo tempo e praticamente a abrir, Xavi Barroso, numa stickada colocada, fez o 2-1 para o FC Barcelona e o conjunto espanhol intensificou depois a pressão, com o Sporting CP a ter Girão em bom plano e a responder ofensivamente com dois remates perigosos – um deles defendido e outro ao lado, por Rafael Bessa.

Depois de uma falta sobre Gonzalo Romero, o FC Barcelona atingiu a décima falta e colocou Ferran Font na situação de livre directo e, embora o remate do Sportinguista tenha sido defendido por Sergi Fernández, no seguimento, um lance genial de Rafael Bessa acabou com um desvio para a própria baliza de Alabart, recolocando o empate a dois golos.

O jogo em Barcelona continuou frenético e foi a equipa da casa a ter - e a converter - mais um livre directo, da autoria de João Rodrigues, que não perdoou para o 3-2 com 17’54 para jogar.

O Sporting CP respondeu com um grande lance de Rafael Bessa e tentativa de Ferran Font negada por Sergi Fernández, enquanto, na baliza Leonina, Girão assinou uma espectacular defesa a evitar o 4-2, já com menos de 15 minutos para jogar. Ângelo Girão somava defesas importantes, mas não conseguiria deter um livre directo de Pau Bargalló para o 4-2, depois da décima falta Leonina. O FC Barcelona ficava a um golo de empatar a eliminatória, com 9’45 para jogar.

Na baliza, Girão segurou um resultado que ainda servia ao Sporting CP, com várias defesas importantes e ainda viu um remate ser devolvido pela trave, até que com 4’05 para jogar, uma esplêndida stickada de Alessandro Verona fez o 4-3 - belíssima execução do internacional italiano. A seguir, um bloqueio irregular a Ferran Font originou um livre directo para o Sporting CP, mas o remate de João Souto saiu ao lado - e o FC Barcelona ficou com menos um jogador em campo.

A 1’37 da última buzina, o técnico dos catalães pediu uma pausa técnica com o Sporting CP ainda com dois golos de vantagem na eliminatória, o que voltaria a mudar momentaneamente, numa recta final recheada de acção. Com 1’11 por jogar chegou o 5-3 por Ignacio Alabart, quando o FC Barcelona já prescindia do guarda-redes e jogava em 5v4 em pista. O jogo estava alucinante de nervos, com segundos finais dramáticos e com Ferran Font a ter mais um livre directo, que desperdiçou, mas viria a redimir-se, apontando o 5-4 final, no último segundo, com a baliza aberta, depois de um jogador do FC Barcelona ter escorregado em pleno esforço final.

Missão cumprida no Palau Blaugrana, com os Leões de Alejandro Domínguez a rumarem à final four da prova europeia, onde já sabem que vão encontrar, nas 'meias', o rival FC Porto.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Matias Platero, Gonzalo Romero, Ferran Font, Alessandro Verona, Henrique Magalhães, Rafael Bessa, Toni Pérez, João Souto, Zé Diogo [GR]