Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leoas caem nas ‘meias’ dos play-offs da Liga

Por Sporting CP
10 Abr, 2024

Novo desaire no Dragão Arena ditou eliminação (3-0)

A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal não conseguiu repetir a presença - conseguida na passada temporada - na final dos play-offs da Liga. As Leoas de Rui Pedro Costa deslocaram-se, esta quarta-feira à noite, ao Dragão Arena e perderam 3-0 (25-13, 25-15, 25-22) com o FC Porto no terceiro jogo das meias-finais, decididas à melhor de cinco jogos.

Já sem margem de erro depois dos desaires por 3-0 e 2-3 nos duelos anteriores, a formação verde e branca viu-se, assim, afastada da corrida pelo título, ficando relegada para a luta pelo terceiro lugar, onde defrontará o emblema derrotado da outra meia-final: Vitória SC ou PV Colégio Efanor.

No Dragão Arena, cedo se complicou a já difícil tarefa verde e branca: com serviços causadores de muitos estragos na recepção das Leoas, o FC Porto embalou para um 8-0 inicial que rapidamente deixou o Sporting CP numa posição muito desconfortável no primeiro set. Apesar do esforço das comandadas de Rui Pedro Costa que se seguiu para reduzir a desvantagem (12-6), a equipa da casa ‘disparou’ até aos 20-10 sem sobressaltos e acabou por vencer por 25-13.

Essa entrada em falso ficaria para trás e a abrir o segundo set a turma de Alvalade até começou por mostrar mais solidez, tirando os devidos dividendos no marcador – mais apertado (7-5).

No entanto, o ímpeto azul e branco - à boleia do serviço - voltou a aparecer para desequilibrar o resultado (12-6) e, a seguir, com uma série de blocos, deixou as Leoas em apuros (18-9). Daqui em diante, pouco mais o Sporting CP conseguiu fazer para inverter o rumo dos acontecimentos até ao 25-15 final.

Era cada vez mais íngreme a montanha a escalar pelas Leoas, que até assumiram a liderança nesta partida - pela primeira vez - no início do terceiro set (0-2 e 3-4), mas pouco depois voltaram a ter de correr atrás do prejuízo (6-4 e 12-7) – este seria o parcial mais discutido, até bem perto do fim. Desta vez, o Sporting CP não sentiu o golpe e cresceu alavancado com muita eficácia no bloco, chegando ao 13-12, conseguindo manter-se por perto no marcador nesta fase, mas sem ir mais além.

Voltaria a ser o FC Porto a sair melhor deste ‘braço de ferro’ (19-14), mas, novamente, sem que o conjunto verde e branco se desse por vencido. Com muita solidariedade e esforço, a turma de Alvalade recuperou, pouco a pouco, da desvantagem e um ás de Beatriz Rodrigues ainda devolveu a incerteza ao encontro (21-20).

Já na recta final do terceiro set, o Sporting CP manteve inicialmente o ascendente e até chegou ao empate (22-22), porém a equipa da casa revelou-se menos errática nos detalhes finais e arrancou até ao 25-22 que sentenciou o jogo e a eliminatória.

Sporting CP: Vanessa Paquete, Amanda Cavalcanti (5), Liza Kastrup (1), Thaís Bruzza (8), Moara Santos (2), Ozge Kinasts (2), Thuany Bardin (4), Lauren Bevan-Matias (3), Jady Gerotto (2), Carolina Garcez [L], Daniela Loureiro [L], Beatriz Rodrigues (3)