Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

E o Sporting Cube de Portugal?

Por Juvenal Carvalho
13 Fev, 2020

Que se erradique de vez a violência e o insulto. Não é esse o nosso ADN, nem nunca foi

Mais do que uma mensagem de paz, o Sporting Clube de Portugal precisa sobretudo de ter essa mesma paz. Precisa de erradicar estados comportamentais de pessoas que decididamente se comportam de uma forma pouco saudável e que em nada abonam a favor do Clube. E falo do presente, pensando no futuro, que se não passar pela união em torno do símbolo, que é seguramente o nosso bem maior, será seguramente difícil de ter retorno. E quando falo de união em torno do Clube, não estou obrigatoriamente a falar de unanimismos.

Em democracia, prevalecem as urnas. Sei que no Sporting Clube de Portugal, como em qualquer clube ou instituição que se paute pelas regras da democracia, existe sempre, e ainda bem, quem discorde e apresente até soluções. O que é decididamente importante, até para fazer crescer quem lidera, que como qualquer humano erra. É essa a condição do humano, seja ele qual for. 

Eu não estaria de bem com a minha consciência, e quem me conhece sabe que tenho sido voz pouco com tanta coisa no passado recente e até menos recente, se criticasse quem não segue concordante com as decisões do actual Conselho Directivo.

Discordar, repito, é sempre bem-vindo, se com a apresentação de soluções e não com o bafiento da insurreição porque sim. Para isso comigo não contam. Nem agora, nem anteriormente.

No domingo muitos Sportinguistas manifestaram-se contra o estado actual do Clube. Nada contra quem se manifesta, se ordeiramente. Tudo contra quem extrapola para o insulto, para a agressão a dirigentes e neste caso, até a filhos adolescentes desses mesmos dirigentes. Se os fundadores, aquele grupo de jovens de então, que à época quiseram um Sporting CP grande, tão grande como os maiores da Europa, ressuscitassem, seria com manifesta tristeza que achariam possível este estado de coisas.

Não existe acto mais desprezível do que cuspir em alguém, quanto mais numa criança. E isso aconteceu no passado domingo no tempo que mediou entre o jogo de futsal ante o eterno rival e o jogo de futebol frente ao Portimonense SC. É mesmo tudo o que o nosso Sporting CP não precisa. Precisa sempre de opinião. Essa faz-nos crescer. Já a agressão e o insulto, esses fazem-nos regredir. E o caminho do futuro do SCP não se faz sem existir paz. Quem sou eu, que não um mero associado com mais de quatro décadas para dar conselhos a alguém. Aliás, nem preciso de dar conselhos quando está em equação o nosso Grande Amor.

Acabem com isto. Que o nosso ‘ista’ seja apenas e só o de Sportinguista. Acima de todo e cada um de nós, só mesmo o Sporting CP. Que se erradique de vez a violência e o insulto. Não é esse o nosso ADN, nem nunca foi. Quem não pensar assim estará seguramente a mais no Clube de Stromp!