Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Teresa Machado (22.07.1969 – 28.02.2020)

Por Juvenal Carvalho
05 Mar, 2020

Até Sempre, Campeã!

Existem momentos e crónicas que nunca são desejados. Este é o momento. Esta é a crónica. Para mais quando me penalizo por não a ter escrito em vida, a quem, e sabendo-a a passar uma fase muito difícil da sua ainda tão curta vida, por causa de uma maldita doença oncológica, tanto a tinha merecido. 

Teresa Machado, a campeã das campeãs, mulher de valor e de valores, de uma têmpera como poucas e oriunda da região de Aveiro, mais propriamente da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, e que Júlio Cirino, o seu treinador de uma carreira e de uma vida, a descobriu e a lançou literalmente para o estrelato. Que a fez uma campeã de dimensão nacional e internacional. 

Chegou ao nosso clube no ano de 1986 e saiu em 2003 com um ano apenas de interregno. Foi a melhor lançadora portuguesa de todos os tempos no peso e no disco, da qual na última disciplina é ainda detentora do recorde nacional, com a marca brilhante de 65,40 metros que data de 1998. Obteve no total, e em ambas as especialidades, 53 títulos de Campeã Nacional. Com marcas de grande relevo. Esteve presente em quatro Jogos Olímpicos, sete Campeonatos Mundiais, três Campeonatos Europeus, e representou a Selecção Nacional 52 vezes com classificações extraordinariamente valorosas, foi Prémio Stromp, foi Prémio Rugido de Leão. Foi também galardoada por Núcleos. Era imensamente reconhecida por toda a diáspora Leonina. Onde ia era motivo de imenso reconhecimento, que o seu perfil de pessoa humilde, que por relatos de quem a conhecia melhor era de brincadeira fácil e de uma humildade arrebatadora.

Com a sua partida do mundo dos vivos ainda tão nova – completou apenas o meio século de uma vida cheia de conquistas – deixou o Sporting clube de Portugal e o Desporto português mais pobre.

Sendo o atletismo uma modalidade na qual o historial do nosso Clube é tão farto de conquistas da pista à estrada, passando pelo crosse, com inúmeras vitórias individuais e colectivas, a Teresa é seguramente uma atleta que ficará na galeria dos imortais. Falar, enumerando, de tantos e tão bons nomes do nosso atletismo seria seguramente motivo, até pelo historial ímpar do nosso atletismo, motivo para me esquecer de muitos, até por falta espaço. É que são na realidade muito(a)s os que estão no galarim dos imortais do Sporting Clube de Portugal. Teresa Machado está incontornavelmente entre esses. O currículo fala por si. Quase duas décadas de Leão ao peito enobreceram-nos.

Termino como comecei. Ate sempre, campeã. E obrigado…muito obrigado por tudo!