Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

2021, um ano de sonho

Por Juvenal Carvalho
31 Dez, 2021

O momento, olhando para o calendário, é de fazer o rescaldo de um ano histórico, em que nem a pandemia conseguiu travar um Leão verdadeiramente arrebatador e ganhador.

O momento, olhando para o calendário, é de fazer o rescaldo de um ano histórico, em que nem a pandemia conseguiu travar um Leão verdadeiramente arrebatador e ganhador.

E que outro motivo poderia eu encontrar, e que me faria mais feliz, do que fazer o rescaldo do ano de 2021, sem falar do nosso Sporting Clube de Portugal, e de tudo o que ele nos proporcionou durante estes 365 dias, de um ano que jamais esqueceremos, por tudo o que ele nos trouxe, que foi, sem qualquer ponta de exagero, verdadeiramente inolvidável e para não esquecermos.

Já o disse aqui que estarei − tal como todos vós − a viver o melhor período da nossa existência desportiva. Que o Sporting CP respira um momento em que o Esforço, a Dedicação e a Devoção são o corolário lógico de uma Glória feita de trabalho e competência, em que nada acontece por acaso.

Foi em 2021 que interrompemos o maior interregno de títulos nacionais, e que vivemos o dia 11 de Maio com o país rendido à superioridade do Leão rampante. Que vimos milhares e milhares de jovens espalhados pelo país e por outros lados do Mundo que nunca haviam visto o nosso Clube ganhar um título máximo de futebol, dar largas a uma alegria nunca antes sentida. Foi lindo de ver o regresso de um Leão a um trono tão seu pela vigésima terceira vez. Além desta conquista também a Taça da Liga e a Supertaça Cândido de Oliveira vieram para o nosso Museu. Três conquistas num só ano. Apenas soberbo.

Mas não foi só pelo futebol que se fez um ano arrebatador. Também nas modalidades, onde o nosso ADN é de conquistas desde sempre, o ano foi do Leão.

Ganhar, ganhar e ganhar foi o lema. A cereja no topo do bolo foram as conquistas da Liga Europeia e da Taça Continental, em Hóquei em Patins, e a Champions League no futsal, conquistas europeias de grande relevo e só ao alcance de um clube do nosso poderio.

O futsal ganhou ainda, no calendário nacional, todas as competições em que esteve envolvido, o hóquei em patins juntou ao já acima citado o campeonato nacional, o basquetebol venceu, além do campeonato nacional, 39 anos depois, a Taça de Portugal e a Supertaça, o voleibol ganhou a Taça de Portugal, o andebol, pese nada ter ganho seguiu um caminho da renovação pela juventude. Em outras modalidades, como o atletismo somámos conquistas em ambos os sexos na estrada, crosse e pista, no ténis de mesa voltámos a ganhar o campeonato a que lhe juntámos ainda a Supertaça...em outras modalidades mais ganhámos, como no desporto adaptado, uma bandeira única do nosso Clube, em que no goalball trouxemos para o Museu a Liga dos Campeões e o Campeonato do Mundo de Clubes no sector feminino, e fomos vice-campeões no masculino. 

Como referi, só uma instituição como a nossa é capaz de tanto, e o espaço concedido nesta coluna de opinião não me permite falar de todas, e mais foram, as conquistas em mais modalidades.

2021 foi assim um ano de Leão. Sim, porque este Leão respira saúde, organização e conquistas sem fim.

Que 2022 seja para todos nós outro ano desportivo brilhante, e que socialmente todos tenhamos igualmente um ano excepcional, repleto de saúde e paz... e, claro, de muitas mais conquistas do nosso Sporting CP. Porque o Sporting é o nosso grande amor!