Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

CHAMPIONS e CAMPEÕES!!!

Por Tito Arantes Fontes
17 Fev, 2022

CHAMPIONS – Jogámos ontem, treze anos depois, a “primeira mão” dos oitavos-de-final da Champions! Uma prova galáctica, onde – nesta fase – se encontram as 16 melhores equipas da Europa e onde – por isso mesmo – o SPORTING CP diz presente! São todas equipes similares? Não, não são. Todos sabemos isso. E ontem, no jogo que fizemos com o poderoso e “estratosférico” Manchester City FC, isso foi e ficou bem demonstrado. Há diferenças, patamares de evolução e – sejamos lúcidos e sinceros – diferente qualidade. A equipa do City é treinada há vários anos por Pep Guardiola, um dos actuais expoentes mundiais no cargo de treinador. E demorou vários anos a ser construída… também à custa de centenas e centenas de milhões de euros! A nossa equipa é – como Frederico Varandas e Rúben Amorim têm repetidamente acentuado – uma equipa em construção, melhor que a do ano passado, mas sim… em construção! E com uma “matriz” que não se funda em aquisições milionárias, mas – isso sim – no desenvolvimento e aproveitamento de jovens da formação do Clube, reforçados com jogadores que “aqui e ali” se vão descobrindo e que podem, por valores compatíveis com a nossa realidade socio económica e financeira, ser contratados. São, pois, projectos diferentes. Porque são realidades distintas! Uma fundada no “poderio financeiro” do inesgotável petróleo… outra resultante da realidade portuguesa, da dimensão do nosso mercado e do nosso amado país. Dito isto, o que se pede à equipa do SPORTING CP? Pois, que jogue, que lute, que faça o seu melhor com galhardia e com pundonor. Bem sabendo que numa eliminatória como esta seria sempre muito difícil, quase impossível, David abater Golias… e – está bom de ver – desta feita isso não aconteceu mesmo. Mas fizemos um jogo digno, com alguns momentos positivos, talvez com alguma cerimónia no remate, mas sempre com vontade, com querer, lutando e suando a camisola! E isso e por isso mesmo os Sócios do SPORTING CP protagonizaram o “momento mais lindo” da noite… aquele final − que começou uns minutos antes do jogo acabar e só terminou bem depois − perdura nos nossos corações! Foi comovente! A massa Associativa e adepta do SPORTING CP num gigantesco, unânime, querido, desejado e amado tributo à sua valorosa equipa! Retribuindo e acarinhando os seus jogadores e a equipa técnica que tantas e tantas horas e momentos de glória e de puro deleite já nos ofereceram! Estamos juntos! Sabemos bem que amamos o SPORTING CP! Sabemos bem que festejamos e aplaudimos o nosso SPORTING CP! E que também o choramos! Juntos! Sempre! Como diz a canção … sim… “ATÉ MORRER”!!! E é por isso que David vence Golias… é porque David tem alma, tem querer, tem fé e tem esperança! E isso é O SPORTING CP!!! Obrigado equipa!!! Obrigado – também pelas tuas sempre sábias palavras − Rúben!!!

CAMPEONATO NACIONAL – Fomos ao Dragão! Assustámos e muito! Uma primeira parte que foi um autêntico “show de bola”! Marcámos dois golos! Soberbos! Cada um deles uma “peça de arte”! Cada um desses lances é um compêndio de futebol… do início ao fim de cada uma dessas jogadas! É ver e disfrutar! Desafortunadamente o FCP reduziu antes do fim do primeiro tempo! Mas do primeiro tempo fica esse sabor de uma equipa fantástica de futebol – o SPORTING CP – a lutar contra outros, excitados, nervosos, intranquilos… pelo meio a dupla de árbitros João Pinheiro em campo / Luís Godinho no VAR ia fazendo das suas… então o primeiro amarelo a Coates é de bradar aos céus! João Pinheiro viu o lance… estava a poucos metros… e viu mal… culpa dele! Não nossa! Culpa dele em ver mal! Não é pago para “ver mal”! É pago para “ver bem” e ajuizar em função do que bem deve ver! Eu – que vi bem o lance – vi logo que o “pisão” é do Taremi! É este que vai “fora de tempo”… mas mais… é este que se atira literalmente para cima do Coates e qual boneco “sempre em pé” de imediato “ressalta” em voo para se estatelar no relvado, fingindo contorcer-se com dores (não vi ninguém lamentar isso… a esse nível só vi “cientistas azuis” a queixarem-se do Matheus Reis aquando do amarelo para o Pepe! A facciosa parcialidade tem destas coisas… cega muita gente!). Ora esse lance é um lance de expulsão do Taremi, ou seja, é um lance de intervenção do VAR! Não fosse esse anti-sportinguista primário do Luís Godinho estar tão débil e frouxamente nessa função e outro qualquer poderia e deveria ter alertado o árbitro para ir ver o lance… e depois o Sr. Pinheiro lá decidiria… se queria continuar com as suas “abetadas” (mantendo o amarelo ao Coates!) ou se – indo pelo caminho da Verdade Desportiva – retirava o amarelo mal dado ao Coates e expulsava o Taremi! Depois, veio a segunda parte e continuou o nefasto espectáculo da indicada dupla da (des)arbitragem portuguesa! Expulsão do Coates logo aos 48 minutos… e a partir daí acabou o futebol e tivemos “11 bravos Leões” a arrancarem a ferros um precioso e heróico empate no Porto!

NO DRAGÃO VALE TUDO!!! – No fim do jogo valeu tudo! Não deve ter havido ninguém à volta do recinto que não tenha aproveitado para “molhar a sopa”! E “molhar” em quem? Sim, claro… nos jogadores do SPORTING CP! Culpa de quem? Pois… parece que – afinal – dos próprios ofendidos, ou seja, de toda a gente do próprio SPORTING CP… pois os “vestidos de azul” afinal nem do FCP eram… deveriam, antes, ser turistas de passagem… francamente! A culpa tem um nome! E o nome é FCP!!! E o Dragão deve ser interditado!!!  

FREDERICO VARANDAS – Enorme presidente! Bela declaração final! Declaração de coragem! Declaração de verdade! Declaração para a História! E afinal... para algumas “pobres e santas alminhas”… o incendiário é o Varandas? Varandas – que falou no fim – foi a causa e o que provocou tudo o que antes se passou? Tenham VERGONHA! O presidente Varandas falou no fim… e depois disso ficou sem o telemóvel, sem a carteira e sem os seus cartões… actos de gente – essa sim – “incendiada”!!! Estamos solidários, Frederico!!!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.s. Infelizmente não tenho espaço para tratar da Dra. Cláudia (ao que me dizem ferrenha adepta do FCP… pois claro!) e do seu Conselho de Disciplina…, mas já percebi que um pontapé (Marchesín) vale dois jogos de suspensão… e uma carícia na face (Palhinha) vale três jogos… alguém me explica o “porquê”? Cláudia, por favor… não me deixes assim, ansioso… explica-te!!!