Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A Europa como palco

Por Miguel Braga
05 maio, 2022

Editorial da edição n.º 3870 do Jornal Sporting

Uma exibição segura e personalizada, expressa em 22 remates contra apenas três, garantiu a vitória do Sporting CP por 4-1 frente ao Gil Vicente FC e também o acesso directo à próxima fase de grupos da Liga dos Campeões. Uma resposta dentro de campo contra um adversário que não tinha perdido em casa dos outros rivais neste campeonato. E com uma meta do tamanho da Europa para conquistar, a equipa atingiu mais um objectivo para a época desportiva. Em território nacional, faltam apenas dois jogos e a missão mantém-se: conquistar os seis pontos em disputa.

Temos de recuar à primeira década deste século para encontrar semelhante registo Leonino na Europa, a presença consecutiva nesta fase da competição. Recordo que em Maio de 2021, o presidente Frederico Varandas traçou esta meta: “Na próxima época o Sporting CP vai estar muito competitivo com o objectivo de ir novamente à Champions League”. Assim tem sido.

A equipa de futsal do Sporting CP é vice-campeã da Europa ao atingir a quinta final em seis anos seguidos, depois de Nuno Dias ser o treinador com mais jogos na fase final da competição e João Matos o jogador com mais presenças. Desta vez, a equipa acabou por se deixar surpreender pelo FC Barcelona, no palco imponente da Arēna Rīga, na Letónia, por 4-0, num jogo onde a eficácia foi o factor que desequilibrou a balança. De regresso a Portugal, a equipa entra na fase final da época com títulos para conquistar. E com vontade de sentir o apoio incondicional dos nossos Sócios e adeptos.

Depois de vencerem na Europa e no Mundo, Auriol Dongmo e Patrícia Mamona foram condecoradas pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. A primeira foi condecorada com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, a segunda com o grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito, acumulando com o grau de Comendador que tinha recebido em 2016, depois de se sagrar pela primeira vez Campeã Europeia ao ar livre. O reconhecimento merecido de duas atletas de excepção do Desporto nacional.

Após 14 vitórias consecutivas e pela primeira vez em 2022, o Bicampeão Mundial Jorge Fonseca não conseguiu atingir a vitória no Campeonato da Europa, em Sófia, na Bulgária. Este percalço não afectará a preparação de Fonseca para os próximos combates, muito pelo contrário. Regressará ainda com mais força.

Destaque também, nas páginas deste Jornal Sporting, para o trabalho da equipa do Serviço de Conservação e Restauro do Museu do Clube. São eles que garantem a posteridade de tantas das nossas conquistas, nacionais, europeias ou mundiais. Não fosse o nosso propósito ser “um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa”.