Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "É um orgulho trabalhar com eles e ver a sua evolução"

Por Sporting CP
25 Abr, 2024

Técnico já reafirmou "confiança e ambição" para a Taça Revelação

Após o apito final na vitória diante do SCU Torreense (1-0), que encerrou a fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, onde a equipa sub-23 do Sporting CP terminou no segundo lugar, Tiago Teixeira, treinador dos jovens Leões, considerou que o triunfo foi "muito merecido" e enalteceu, acima de tudo, a caminhada realizada.

"Nada apaga o trabalho que foi feito e a evolução dos jogadores, que continuam a crescer semana a semana e é isso que nos orgulha. Ainda há muito para fazer e uma outra prova para disputar [a Taça Revelação]", começou por dizer, destacando que sente os seus jovens jogadores "cada vez mais preparados".

"Acabámos este campeonato com quase 20 jogadores sub-19 utilizados e alguns sub-17 também. Hoje jogámos contra uma equipa muito forte fisicamente, próxima daquilo que se pode encontra numa liga superior, nesta caso, a Liga 3, e sentimos que os jogadores estão cada vez mais preparados para outro patamar. Esse é o nosso trabalho, tentando lutar sempre pelos primeiros lugares", atentou o técnico.

"O GD Estoril Praia está de parabéns, foi um justo vencedor [da Liga Revelação] porque foi o mais regular, apesar de nós termos sido a equipa que perdeu menos durante esta fase de apuramento de campeão, com apenas uma derrota. Infelizmente não chegou, temos de olhar para o que foi feito e pegar nas coisas boas", considerou Tiago Teixeira, reforçando os "parabéns" ao grupo "fantástico" que orienta. "É um orgulho imenso trabalhar com eles e ver a sua evolução", acrescentou ainda.

Já sobre a partida desta quinta-feira, o treinador verde e branco sublinhou que o Sporting CP "foi superior" e que o golo "podia ter aparecido mais cedo".

"Procurámos muito o golo, criámos muitas ocasiões. Podia ter aparecido mais cedo, mas mesmo assim não desistimos e os jogadores que entraram deram uma excelente resposta. Foram eles [assistência de Ewandro Santos e golo de Francisco Canário] que construíram a jogada do golo e isso significa muito para nós. É sinal de que todos estão preparados para jogar", apontou, antes de olhar com "confiança e ambição" para a Taça Revelação.

"Os jogadores querem cada vez mais. Agora é altura de descansar, vamos aguardar adversário e depois preparamos o jogo dos quartos-de-final", sentenciou Tiago Teixeira.

Por sua vez, o defesa Lucas Taibo realçou que a vitória frente ao emblema de Torres Vedras "foi importante", conseguida num jogo "difícil" e com um ritmo "bastante alto".

Já sobre o percurso da equipa Leonina, o jovem galego considerou que há aspectos muito positivos a retirar. "Temos de estar orgulhosos, acho que fizemos um trabalho espectacular, mas a época ainda não acabou", apontou Lucas Taibo, traçando "as mesmas ambições que na Liga", agora com os olhos postos na Taça Revelação.

"Ir com tudo desde o primeiro jogo" é o primeiro objectivo traçado, garantiu, por fim.

Foto José Lorvão

Vitória ao cair do pano para fechar a Liga Revelação

Por Sporting CP
25 Abr, 2024

Sub-23 bateram SCU Torreense com golo de Francisco Canário nos descontos

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o SCU Torrense por 1-0, esta quinta-feira, na partida da 14.ª e última jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Desta forma, a formação verde e branca terminou a prova no segundo lugar com 29 pontos, menos um que o campeão GD Estoril Praia, com quem partilhou o melhor registo defensivo desta fase (12 golos sofridos).

Para enfrentar o quarto classificado da prova, que nos seus últimos cinco jogos somava quatro triunfos e apenas uma derrota - com o GD Estoril Praia -, Tiago Teixeira, treinador da formação verde e branca, fez uma alteração no onze inicial apresentado na última jornada (1-1 em casa do GD Estoril Praia): Manuel Kissanga foi titular no lugar que tinha sido de Rafael Besugo - Guilherme Santos, Rafael Besugo e Leonardo Barroso foram ausências por lesão.

De olhos postos na baliza adversária, o Sporting CP arrancou forte no Estádio Aurélio Pereira e podia ter inaugurado cedo o marcador. Contudo, as tentativas de Manuel Mendonça e duas consecutivas de Geovany Quenda – uma delas com recarga ainda de Rodrigo Marquês – esbarraram no guardião João Teopista.

Pouco depois, ainda dentro do primeiro quarto de hora de jogo, o conjunto de Torres Vedras deixou a sua primeira ameaça num rápido contra-ataque conduzido e concluído por John Arthur.

Daqui em diante, embora os jovens Leões tivessem mais posse de bola, o adversário respondia com saídas rápidas e objectivas e o encontro, muito disputado, repartiu-se, mas sempre com predominância verde e branca nas oportunidades. Kissanga e Manuel Mendonça voltaram a testar os reflexos de Teopista, que ainda se intrometeu num cruzamento muito promissor para Marquês, sozinho à boca da baliza.

Pelo meio, Tiago Augusto atirou de fora da área mas ‘à figura’ de Guilherme Pires, guarda-redes do Sporting CP. Assim, apesar das ocasiões criadas, o nulo seguiu para o segundo tempo, onde o SCU Torreense entraria melhor, mas Guilherme Pires respondeu sempre à altura.

Por sua vez, os jovens Leões conseguiram recompor-se e perto da hora de jogo tiveram duas boas situações para inaugurar o marcador, mas nem Manuel Mendonça, nem Gonçalo Braga, ambos em zonas privilegiadas na área, conseguiram rematar da melhor forma.

Ainda assim, esta reacção serviu para reavivar o Sporting CP na partida, passando a ameaçar o golo de forma cada vez mais perigosa. Quenda, num cara-a-cara, viu João Teopista levar a melhor e, já aos 75 minutos, José Silva – saído do banco de suplentes – entrou de rompante na área e atirou forte e cruzado, mas o remate saiu ligeiramente ao lado do poste.

Em busca da vitória, Tiago Teixeira lançou ainda o avançado Francisco Canário para acompanhar Rodrigo Marquês na frente – saiu Manuel Mendonça. Nesta recta final, o duelo ficou mais partido, porém foi faltando sempre melhor definição nos últimos momentos.

Já quando tudo parecia indicar que nada iria desfazer o nulo, já em período de descontos (90+4’), o Sporting CP chegou finalmente ao 1-0. Já depois de ter tido um cara-a-cara, à segunda o recém-entrado Canário não falhou: Ewandro Santos, a partir da esquerda, cruzou rasteiro e o avançado dos Leões desviou com sucesso para o fundo das redes, decidindo a partida.

Depois da derrota – a única – sofrida na primeira jornada desta fase de apuramento de campeão, em Vizela (1-0), os jovens Leões somaram 13 jogos consecutivos sem perder.

Com este triunfo, o Sporting CP fez a sua parte nesta derradeira jornada para tentar um último esforço rumo ao primeiro lugar, que, no entanto, dependia da conjugação também de uma derrota do líder GD Estoril Praia em Vizela, o que não aconteceu (0-0) – em caso de igualdade pontual, os jovens Leões detinham a vantagem no confronto directo com os estorilistas.

Encerrada a segunda fase da Liga Revelação entre os primeiros seis classificados, os jovens Leões vão continuar em acção esta temporada na Taça Revelação, prova na qual entram na segunda fase, nos quartos-de-final, agendados para 10 de Maio e com adversário ainda a apurar.

Sporting CP: Guilherme Pires [GR], Gonçalo Braga, Emanuel Fernandes, Lucas Taibo, Tiago Parente (José Silva, 57’), Henrique Arreiol, Manuel Mendonça (Francisco Canário, 82’), Geovany Quenda, Isnaba Mané, Manuel Kissanga (Ewandro Santos, 57’), Rodrigo Marquês (João Assunção, 90+5’)

Tiago Teixeira: “Vemos uma grande evolução em todos os jogadores”

Por Sporting CP
24 Abr, 2024

Equipa sub-23 recebe SCU Torrense, esta quinta-feira, às 14h30

Crescer individual e colectivamente e, ter como consequência, as vitórias. É com esta mentalidade que a equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal tem protagonizado uma excelente época, que fecha na Liga Revelação esta quinta-feira com a recepção ao SCU Torreense para a última jornada da fase de apuramento de campeão, à procura de mais um triunfo. Mas a maior vitória já foi alcançada.

“Chegamos ao último jogo, uma época muito longa e vemos uma grande evolução diariamente em todos os jogadores. São já 39 jogadores utilizados, 13 dos quais já entre a equipa B e os sub-23, mais alguns que também oscilaram entre os sub-23 e os sub-19, é nisso que nos focamos, neste processo de crescimentos para eles estarem cada vez mais preparados e estamos contentes com todo o trabalho que foi feito”, disse Tiago Teixeira, o treinador dos sub-23 Leoninos, na antevisão à partida.

Para Tiago Teixeira, o SCU Torreense, adversário do Sporting CP esta quinta-feira, é um opositor de qualidade validada pelos resultados mis recentes obtidos: nas últimas cinco jornadas só perdeu por uma vez e diante do líder – GD Estoril Praia. “O SCU Torreense é uma equipa muito forte fisicamente, tem feito uma boa segunda volta. Apesar da vitória alcançada na primeira volta, tivemos algumas dificuldades lá. É uma equipa que gosta de pressionar muito, de ser agressiva na marcação individual, mas nós estamos completamente preparados para isso”.

Tiago Teixeira sabe que as vitórias se conseguem com o apoio Leonino nas bancadas e aproveitou para deixar o apelo à presença dos Sportinguistas na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. 
“Neste dia, que será feriado e muitos não têm a possibilidade de virem num dia normal, apelamos à presença de todos, que será uma força extra para nos ajudarem a vencer este jogo”, mensagem partilhada por Manuel Mendonça. “Quem puder vir ajudar é sempre bom, é sempre importante ter os nossos adeptos e quem vier, agradecemos”.

Na última jornada da fase de apuramento da Liga Revelação, a equipa sub-23 do Sporting CP recebe o SCU Torreense, numa ronda em que os Leões têm de vencer a equipa de Torres Vedras e aguardar que o FC Vizela vença o GD Estoril Praia para a equipa Sportinguista poder ser campeã. O cenário não depende apenas do Sporting CP, com Manuel Mendonça, médio do Sporting CP, a frisar a importância de a equipa de sub-23 Leonina pensar apenas no que tem de fazer no embate frente ao SCU Torreense.

“Vamos focar-nos no nosso jogo, isso é o mais importante. Se nós não vencermos e o FC Vizela vencer, não vai adiantar de nada, por isso, focar no nosso jogo, vencer o nosso jogo e depois veremos o que acontece”.

Com vários jogos na equipa B do Sporting CP, Manuel Mendonça encara com muito bons olhos os minutos que tem somado também nos sub-23 Leoninos.

“O importante é ajudar o Sporting CP, sermos muito ambiciosos no que queremos, dar sempre o melhor pelo Clube e isso é o mais importante. A semana foi muito boa, treinámos muito bem, muito ambiciosos e agora vamos focar-nos no jogo”.

O encontro marcado para esta quinta-feira, a partir das 14h30, é de entrada livre.

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "Temos muito orgulho no nosso grupo"

Por Sporting CP
17 Abr, 2024

Treinador na reacção ao empate dos sub-23 no Estoril

Terminada a partida com o GD Estoril Praia (1-1), Tiago Teixeira, treinador da equipa sub-23 de futebol do Sporting CP, fez o rescaldo do empate aos meios de comunicação Leoninos.

"Entrámos muito bem, a dominar como queremos fazer em todos os campos. Fizemos o 0-1, tivemos até um lance em que achamos que é grande penalidade, mas continuamos a criar e podíamos ter marcado o segundo também na primeira parte", começou por considerar, antes de frisar o "orgulho" no trajecto da sua equipa.

"O GD Estoril Praia tem uma equipa com jogadores de muita qualidade, sabíamos que ia ser um jogo muito exigente, mas acho que dignificámos a Liga Revelação e temos muito orgulho no nosso grupo e em todo o processo", sublinhou Tiago Teixeira, realçando também que a luta nesta prova vai ser até ao fim. "Isto ainda não acabou", acrescentou.

Depois, sem esquecer a maior maturidade da equipa adversária, com jogadores que pela idade "estão mais perto da equipa A", o técnico verde e branco destacou a importância de jogos como estes para o desenvolvimento de jovens jogadores.

"Jogar, neste caso, contra o primeiro classificado e num estádio de I Liga é para aí que queremos potenciar os jogadores, passo a passo, sem pressa. Todas as semanas sentimos evolução e estamos orgulhosos de tudo o que temos feito até agora", concluiu.

A seguir, o médio Henrique Arreiol também analisou o desfecho do encontro no Estádio António Coimbra da Mota. "Batalhámos até ao fim, não estamos felizes pelo resultado, devíamos ter saído com a vitória, mas para a semana há mais", apontou, destacando o sentimento de "orgulhoso" pelo "trabalho feito esta época e neste jogo também".

Apesar do empate, o jovem futebolista Leonino e autor do golo que inaugurou a partida considerou que a equipa sai "mais forte" do Estoril como grupo e "nada está perdido", alertou.

"Temos para a semana o nosso jogo decisivo e vamos fazer o nosso trabalho", garantiu, acrescentando: "Vamos encará-lo como encarámos este jogo".

Foto Isabel Silva

Tudo empatado no Estoril

Por Sporting CP
17 Abr, 2024

Brilho na primeira parte e esforço na segunda sem recompensa (1-1)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou o GD Estoril Praia e empatou 1-1, esta quarta-feira, no jogo que fechou a 13.ª e penúltima jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, disputado num Estádio António Coimbra da Mota com entrada livre ao público.

Um resultado que deixou tudo igual no topo da tabela, com o emblema da Linha na liderança (29 pontos) e os jovens Leões a seguir com com 26, ficando todas as decisões reservadas para a última jornada: o GD Estoril Praia só depende de si e o Sporting CP mantém a vantagem do confronto directo, fruto do triunfo em casa com os estorilistas (2-1). Desde a derrota na primeira jornada desta segunda fase, os sub-23 Leoninos somam 12 jogos consecutivos sem perder.

Para enfrentar um conjunto canarinho que, depois de ter perdido na Academia Cristiano Ronaldo, somava seis vitórias consecutivas, sem desarmar na liderança da prova, o técnico Tiago Teixeira, do lado verde e branco, fez três alterações relativamente ao último onze Leonino no triunfo sobre o Gil Vicente FC (3-1): Guilherme Pires foi a escolha para a baliza em detrimento de Diogo Clara, enquanto Isnaba Mané e Geovany Quenda foram titulares nos lugares que tinham sido de Ewandro Santos e Leonardo Barroso – este último foi baixa por lesão, tal como Guilherme Santos e Tiago Octávio.

Foi o Sporting CP a começar melhor, com mais bola, muita mobilidade na frente e logo a marcar também, corridos apenas seis minutos. A partir de um livre batido à maneira curta entre Manuel Mendonça e Quenda, o cruzamento encontrou Lucas Taibo ao segundo poste e o defesa cabeceou para o coração da área, onde apareceu o desvio final de Henrique Arreiol. Lance de laboratório executado na perfeição e vantagem madrugadora para os jovens Leões.

A resposta estorilista não demorou e até conseguiu introduzir a bola na baliza de Guilherme Pires, embora já com fora-de-jogo assinalado. Pouco depois, Taibo evitou males maiores limpando uma bola perdida na área.

Apesar dessa reacção esboçada, a formação verde e branca manteve-se a mais perigosa, com o extremo Isnaba Mané – a partir da direita - como principal agitador de serviço, deixando ainda dois remates perigosos por cima da trave como ameaças – e um lance de possível penálti sofrido que o árbitro considerou simulação. Pelo meio, numa boa jogada de envolvimento ofensivo, só a atenção e rápida saída do guardião Diogo Dias evitou que Tiago Parente finalizasse sozinho graças a um passe magistral de Quenda.

Já depois da meia hora, seguiu-se uma fase repleta de acção em ambas as balizas, mais dividida, elevando o nível do espectáculo para a preenchida bancada central do Estádio António Coimbra da Mota.

O Sporting CP, ainda com o ascendente na partida, ficou perto de marcar por duas vezes, ambas por Geovany Quenda: na primeira, o guardião adversário sacudiu a tentativa e, a seguir, só não conseguiu marcar de canto directo, porque um defesa – já com o guarda-redes batido – tirou a bola em cima da linha.

Mais eficaz seria, no entanto, o GD Estoril Praia, que também cresceu no jogo na recta final do primeiro tempo. Depois de João Tavares ter feito tudo bem na área Leonina, Guilherme Pires agigantou-se na baliza para impedir um golo certo, que, porém, chegou logo no lance seguinte, através de um pontapé de canto, precisamente, por João Tavares.

Feito o 1-1 aos 37 minutos, o marcador não voltou a mexer até ao intervalo, mas apenas por mérito dos dois guardiões: Guilherme Pires brilhou com uma ‘mancha’ determinante e, a seguir, Diogo Dias levou a melhor num cara-a-cara com Manuel Mendonça. Excelente primeira parte entre duas equipas que fizeram por justificar, com bom futebol e várias oportunidades, o facto de estarem a lutar pelo topo da tabela da Liga Revelação.

E foi assim que começou também a segunda parte, com Manuel Mendonça e Isnaba Mané a rematarem para as mãos do guarda-redes canarinho e o recém-entrado Philippe Lanquetin a testar os reflexos de Guilherme Pires. Contudo, daqui em diante o ritmo da partida tornou-se mais cauteloso de parte a parte e multiplicaram-se, sobretudo, os duelos a meio-campo.

À entrada para os últimos 20 minutos, Tiago Teixeira refrescou os sub-23 Leoninos com as entradas de Manuel Kissanga e David Moreira pelo capitão Rafael Besugo e o amarelado Isnaba Mané, mas a toada de equilíbrio estava para ficar, também devido ao notório e crescente cansaço entre os jovens jogadores.

Em busca de um último esforço pelo golo da vitória, Ewandro Santos foi lançado para o ataque verde e branco, substituindo um esgotado Manuel Mendonça. Já com o jogo partido, Rodrigo Ramos, por duas vezes, ainda ameaçou a baliza Leonina, enquanto o Sporting CP foi somando bolas paradas e contou com duas perigosas incursões de David Moreira que acabaram nas mãos de Diogo Dias.

Apesar de todo o esforço numa segunda parte que foi uma verdadeira batalha, nenhuma das duas equipas - as menos batidas da prova – iria além do empate, que deixou tudo na mesma na tabela, mas com o GD Estoril Praia a depender apenas de si para assegurar o primeiro lugar nesta segunda fase.

Na última e derradeira jornada, disputada a 25 de Abril, o Sporting CP recebe o SCU Torreense e o GD Estoril Praia visita o FC Vizela.

Sporting CP: Guilherme Pires [GR], Gonçalo Braga, Emanuel Fernandes, Lucas Taibo, Tiago Parente, Henrique Arreiol, Rafael Besugo [C] (Manuel Kissanga, 68’), Manuel Mendonça (Ewandro Santos, 85’), Isnaba Mané (David Moreira, 68’), Geovany Quenda, Rodrigo Marquês

Foto Sporting CP

Tiago Teixeira: "Não sentimos qualquer tipo de pressão"

Por Sporting CP
16 Abr, 2024

Sub-23 defrontam esta quarta-feira o GD Estoril Praia para a jornada 13 da Liga Revelação

A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal desloca-se esta quarta-feira a casa do GD Estoril Praia, para a 13.ª e penúltima jornada da fase de apuramento de campeão, num jogo que pode ser decisivo nas contas finais na tabela classificativa.

Na antevisão à partida, o treinador Tiago Teixeira começou por realçar aquilo que tem sido a matriz de jogo dos Leões.

“Olhamos para as estatísticas e vemos que há muito trabalho para trás feito até este momento. Somos a equipa com mais posse de bola e com mais passes por jogo o que denota uma equipa que gosta de ter bola e dominar. Para além disso somos também uma das formações com menos golos sofridos ao longo da prova. É isso que queremos continuar a fazer, não só neste jogo, mas em todos. É a nossa identidade e é isso que tentamos transmitir aos jogadores, que tentamos que eles absorvam ao longo das semanas e que ponham em práctica durante o jogo”.

O jogo frente ao GD Estoril Praia não acarreta um acréscimo de peso nos jogadores Leoninos, garantiu Tiago Teixeira.

“Não sentimos qualquer tipo de pressão. Sabemos que o GD Estoril Praia já venceu a prova, que se calhar é quase uma obrigação para eles ganharem a prova, mas nós estamos apenas focados naquilo que trabalhamos todas as semanas e no que queremos transportar para este jogo”.

O técnico Leonino partilhou da ideia expressa pelo técnico dos ‘canarinhos’ de que se vão defrontar as duas melhores equipas da Liga Revelação. “Concordo que são neste momento as duas melhores equipas, não só pela diferença pontual, mas por todos os dados apresentados ao longo da prova: melhores ataques, melhores defesas e com alguns dos melhores marcadores”.

O técnico enunciou as características que definem o GD Estoril Praia. “É uma equipa com características específicas. Têm jogadores que já jogaram na I.ª Liga, outros que já jogam há dois, três, quatro anos na Liga Revelação. Nós estamos um bocadinho atrás nesse processo, neste caso somos a terceira equipa do Clube e tentamos preparar os nossos jogadores para o passo seguinte, que será a equipa B e depois a equipa A”.

Tiago Teixeira explicou a dinâmica de trabalho nas equipas do Sporting CP, que semanalmente incorporam jogadores do escalão abaixo dos sub-23 e recebem jogadores da equipa B Leonina.

“Nós temos tido ao longo da época a possibilidade de jogadores da equipa B virem jogar connosco e também acontece com alguns sub-19. É um processo que ocorre todas as semanas”.

Competir com qualidade e em bom nível é o propósito dos sub-23 e o resultado será sempre consequência, na leitura de Tiago Teixeira.

“Olhamos para isto como um processo. Pensamos em trabalhar os jogadores durante a semana para que no jogo possam obter o resultado final que será ganhar. Depois desse jogo é recolher a informação e ver o que temos de mais positivo, de menos positivo para continuar a trabalhar semana após semana. O produto final é colocar jogadores na equipa B e, posteriormente, na equipa A”.

O jogador David Moreira também fez a antevisão à partida. “Vamos encontrar uma equipa que vai em busca do resultado, eles tal como nós querem ganhar este campeonato, mas apesar disso nós vamos fazer o nosso como temos feito até agora”.

Vão defrontar-se as duas melhores defesas da Liga Revelação, vertente do jogo que para David Moreira será importante na definição do vencedor do jogo. “Sim, vencerá quem defender melhor e quem atacar melhor. Estamos muito preparados para este jogo, vamos continuar com a nossa identidade, a fazer o que temos feito até agora e lutar pelo resultado”.

Sobre o estado de espírito da equipa de sub-23 do Sporting CP para o jogo em casa do GD Estoril Praia, David Moreira deixou certezas. “Estamos tranquilos e muito fortes mentalmente”. O encontro com o Estoril Praia está marcado para as 18 horas desta quarta-feira no Estádio António Coimbra da Mota, e a entrada é livre para todo e qualquer adepto que queira assistir à partida.

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "Vemos trabalho, evolução, maturidade"

Por Sporting CP
09 Abr, 2024

Declarações depois do triunfo dos sub-23

No final da vitória da equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o Gil Vicente FC por 3-1, Tiago Teixeira analisou o desafio.

"Entrámos muito bem neste jogo. Conseguimos controlar um Gil Vicente FC com linhas compactas e a equipa muito baixa, mas não fomos tão objectivos como queríamos. Conseguimos corrigir isso na segunda parte. Chegámos à vitória de forma justa. São 11 jogos sempre a pontuar e regressámos às vitórias, mas não pensamos apenas nisso. Pensamos em tudo o que os jogadores têm feito. Vemos muito trabalho, evolução, maturidade e é isso que nos orgulha e que queremos continuar a fazer", começou por dizer ao Canal 11, lançando o próximo embate contra o GD Estoril Praia, que pode ser decisivo.

"Temos preparado os jogos semana a semana. Muita coisa pode acontecer nos próximos dois jogos. Todos ambicionam o título e não somos excepção, mas vamos preparar o jogo com o GD Estoril Praia da mesma forma que preparámos os outros", prometeu.

Tiago Parente, autor de um golo, garantiu que os Leões estão "muito felizes", mas têm "de começar a pensar nos próximos jogos". "Queremos fazer o nosso trabalho para jogarmos bem contra o GD Estoril Praia. (...) Temos de pensar jogo a jogo e no trabalho da próxima semana. Queremos perceber o que podemos fazer melhor", acrescentou.

Foto José Lorvão

Regresso aos triunfos

Por Sporting CP
09 Abr, 2024

Sub-23 vencem na recepção ao Gil Vicente FC

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, esta terça-feira, o Gil Vicente FC por 3-1 na 12.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Depois de dois empates, os Leões - que estão na segunda posição e que não perdem há 11 jogos, desde 9 de Janeiro - voltaram aos triunfos e vão, na próxima ronda, visitar o primeiro classificado GD Estoril Praia naquele que pode ser o encontro decisivo no que diz respeito ao vencedor da prova.

Contra o Gil Vicente FC, entrou melhor o emblema de Alvalade, que podia ter marcado aos 12 minutos, quando Rodrigo Marquês tentou servir Manuel Mendonça, mas um defesa conseguiu cortar. Pouco depois, Ewandro Santos rematou muito ao lado.

Aos 22 minutos, foi assinalado pontapé de penálti a favor do Sporting CP depois de Rodrigo Marquês ser derrubado na área adversária. Na conversão, foi o próprio avançado a bater e com sucesso, inaugurando o marcador no Estádio Aurélio Pereira.

Os minhotos responderam e, aos 35 minutos, Gonçalo Maia ficou perto do empate num remate que ainda desviou em Emanuel Fernandes. A ameaça passou a realidade pouco depois, com Gonçalo Maia a facturar e a estabelecer o 1-1 no marcador.

Já no segundo tempo, o Sporting CP entrou com tudo e contou com várias oportunidades de golo nos minutos iniciais. Ewandro Santos bateu um livre directo para defesa de Bruno Carvalho, guarda-redes do Gil Vicente FC que voltou a estar bem na recarga de Rodrigo Marquês. Logo a seguir, e no seguimento de um canto, Ewandro Santos deu de calcanhar e só o poste negou um grande golo ao brasileiro.

Já depois de Lucas Taibo, de cabeça, falhar o alvo, o conjunto verde e branco marcou mesmo: excelente cruzamento de Leonardo Barroso da direita para Tiago Parente, ao segundo poste, fazer o justo 2-1.

Conseguindo dominar o Gil Vicente FC na totalidade no segundo tempo, o Sporting CP continuou a ameaçar, como aconteceu com o cabeceamento de Tiago Parente ou o remate de Ewandro Santos, ambos para fora. Aos 71 minutos, David Moteira entrou para a saída de Manuel Mendonça, com Ewandro Santos a dar lugar a Isnaba Mané cinco minutos depois.

O golo da tranquilidade surgiu a cerca de um quarto de hora do fim, com Henrique Arreiol a responder ao canto de Rafael Besugo com um cabeceamento de grande qualidade.

O 3-1 podia ainda ter sido aumentado no cabeceamento de Rodrigo Marquês (após cruzamento de Isnaba Mané) para fora ou no livre directo de Henrique Arreiol que Bruno Carvalho defendeu, mas não se verificaram mais alterações para além da entrada de João Assunção - saiu Rafael Besugo - já durante o tempo de compensação.

Sporting CP: Diogo Clara [GR], Gonçalo Braga, Emanuel Fernandes, Lucas Taibo, Tiago Parente, Henrique Arreiol, Manuel Mendonça (David Moreira, 71'), Rafael Besugo [C] (João Assunção, 90+4'), Leonardo Barroso, Ewandro Santos (Isnaba Mané, 76') e Rodrigo Marquês.

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "Estaremos certamente preparados"

Por Sporting CP
08 Abr, 2024

Sub-23 enfrentam Gil Vicente FC na terça-feira

No Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, a equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, esta terça-feira (17h00), o Gil Vicente FC (17h00) para disputar a partida da 12.ª - e antepenúltima - jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Em declarações aos meios de comunicação Leoninos, Tiago Teixeira, treinador verde e branco, fez a antevisão do encontro, salientando a série de dez jogos consecutivos sem perder que a formação do Sporting CP acumula nesta fase. "Está a ser uma fase de apuramento de campeão bastante positiva e temos essa série de dez jogos sempre a somar. Apesar de nos últimos dois não termos ganho, temos tido desempenhos positivos, apenas nos faltou mais eficácia", apontou o técnico, reconhecendo-se, acima de tudo, "satisfeito" com o rendimento dos jovens Leões.

Neste momento, os sub-23 Leoninos estão no segundo lugar (22 pontos), a três pontos do líder GD Estoril Praia. Com três jornadas para o fim - e um duelo entre os dois emblemas na jornada seguinte - Tiago Teixeira realçou que a equipa "não sente a pressão dos resultados", mas sem nunca esquecer também a ambição do grupo que orienta.

"Os adversários também têm qualidade, nesta fase todos querem dar o seu melhor e não podemos esquecer que estão aqui as melhores equipas das primeiras fases. É muito difícil ganhar os jogos, mas vamos à procura de ganhar o próximo, naturalmente", atirou o treinador, antes de perspectivar o jogo com o conjunto de Barcelos, que já venceu o líder, mas ocupa o sétimo - e penúltimo - lugar nesta fase final.

"É uma equipa bastante combativa e não esperávamos que estivessem na posição em que estão. É muito objectiva a jogar, com jogadores de muita qualidade e que nos colocou muitas dificuldades no jogo fora [na primeira volta, o Sporting CP venceu por 0-1]. É isso que esperamos agora também, além de uma equipa forte nos duelos e nas transições", enumerou, acrescentando, no entanto, que a sua equipa estará "certamente preparada".

Assim, apesar de tudo, o foco está única e exclusivamente no encontro desta terça-feira. "Desde o início da época que nos focamos no que temos de trabalhar em cada semana", referiu Tiago Teixeira, destacando que os seus jogadores estão "completamente focados" no Gil Vicente FC e "abstraídos do que possa acontecer mais à frente". Até porque, traçou o técnico, há objectivos a cumprir já nesta jornada.

"Queremos garantir já um lugar entre os quatro primeiros, que nos dá o jogo em casa nos quartos-de-final da Taça [Revelação]. Queremos garantir esses três pontos e, depois, quando acabar [o jogo], logo pensamos nos próximos", reforçou o treinador dos jovens Leões, antes de deixar um apelo também aos adeptos Sportinguistas.

"A presença dos adeptos é sempre fundamental e sentimos que tem sido isso também que nos tem ajudado a ganhar os jogos", concluiu.

Por sua vez, o defesa Lucas Taibo considerou que o bom momento Leonino "é a recompensa do trabalho feito desde o início da época" e, tal como o seu técnico, apontou ao embate com o Gil Vicente FC com concentração máxima.

"Sabemos que, se não ganharmos ao Gil Vicente FC, o jogo com o GD Estoril Praia fica mais difícil. Primeiro, temos de ganhar este jogo e só depois nos vamos focar no seguinte", disse o galego de 18 anos, realçando ainda a valia, quer do campeonato, quer do emblema de Barcelos.

"Todas as equipas que estão nesta fase são mais ou menos do mesmo nível e, por isso, a liga é muito competitiva. O Gil Vicente FC defende muito bem os espaços e treinámos durante a semana para contrariar isso", frisou Lucas Taibo.

Por fim, o esquerdino, que esta época leva 21 jogos nos sub-23 e três na equipa B, deu conta da sua satisfação por poder evoluir na Academia Cristiano Ronaldo, onde chegou na temporada passada: "É um orgulho representar o Sporting CP. Têm-me ajudado muito a melhorar, estou agradecido ao Clube e espero continuar aqui durante mais tempo".

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "Jogadores nunca estão contentes com o empate"

Por Sporting CP
02 Abr, 2024

Declarações depois do dérbi de sub-23

No final do empate (1-1) da equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal em casa do SL Benfica, Tiago Teixeira reagiu em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

"É um empate que, atendendo ao que se passou em campo nos últimos minutos, acaba por saber a pouco. Na primeira parte não estivemos da forma como gostaríamos, também por mérito do SL Benfica. No entanto, os jogadores conseguiram reagir mais uma vez. Sofremos o golo, respondemos, empatámos e podíamos ter feito o 1-2 a acabar. O grupo é fantástico e os jogadores nunca estão contentes com o empate. Procuramos sempre a vitória, infelizmente não foi possível", começou por dizer, falando depois do que resta da temporada.

"Pensamos jogo a jogo. Temos vários objectivos definidos e têm principalmente a ver com o crescimento dos jogadores. Hoje garantimos os quartos-de-final da Taça Revelação e se ficarmos nos quatro primeiros vamos jogar em casa. São pequenos objectivos que conquistamos todas as semanas. Há que olhar também para estes jogadores. Alguns dos que começaram connosco estão na equipa B, onde outros vão entrando. Estamos muito satisfeitos com todo o processo e queremos, agora, transformar isso tudo numa vitória no próximo jogo", contou o treinador verde e branco.

Rodrigo Marquês, autor do golo verde e branco, também falou na zona de entrevistas rápidas: "São jogos que todos queremos jogar. O que falhou foi o detalhe. Na primeira parte não estivemos ao nosso nível, mas fomos buscar o resultado na segunda. Fomos mais intensos, tivemos mais bola e empatámos o jogo. Se tivéssemos feito o segundo seria muito justo porque estivemos sempre por cima e foram poucas as vezes em que eles chegaram à nossa baliza".

O avançado referiu também que "preferia ter ganho sem marcar nenhum golo". "Por acaso fui eu a marcar, mas só tenho de continuar a trabalhar para continuarmos a ganhar. (...) Somos uma equipa muito unida. Podemos estar a perder que vamos sempre em busca do resultado, trabalhamos muito e acho que essa é a chave", concluiu.

Páginas

Subscreva RSS - Sub-23