Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Andebol

Tudo em aberto nos 'quartos' da EHF European League

Por Sporting CP
23 Abr, 2024

Sporting CP perdeu por 32-29 na Alemanha, mas a segunda mão joga-se no João Rocha

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, nesta terça-feira, por 32-29 diante do Rhein-Neckar Löwen, na Alemanha, no primeiro jogo dos quartos-de-final da EHF European League, mas deixou tudo em aberto para o jogo da segunda mão.

Na antevisão ao encontro, que previa de enormes dificuldades, Ricardo Costa tinha falado na importância de trazer a possibilidade de virar a eliminatória em casa e isso aconteceu. Por isso, na próxima terça-feira, no dia 30 de Abril, todo o apoio será necessário para ajudar a levar de vencida a formação alemã.

Em Mannheim, a jogar num pavilhão cheio e com oito mil espectadores de capacidade, o Sporting CP esteve sempre a correr atrás do resultado, esbarrando nos ferros e no gigante David Spath (2,02 metros), que fechou o encontro com 16 defesas, mas teve a atitude certa para enfrentar uma equipa com excelentes jogadores e os momentos de maior dificuldade.

Até aos primeiros 10 minutos, apesar de não terem entrado tão bem no jogo, os Leões não deixaram o marcador desequilibrar para lá dos dois golos, mas depois disso o Rhein-Neckar Löwen conseguiu abrir a distância.

Aos 20 minutos a equipa da casa, muito compacta na defesa e muito eficaz no ataque, já vencia por 13-9 e até aos últimos três minutos da primeira parte ainda conseguiu aumentar a vantagem para oito golos, mas a equipa Leonina não baixou os braços, recuperou e encurtou a desvantagem para ‘apenas’ cinco golos em pouco mais de dois minutos.

Assim, a entrada na segunda metade do jogo fez-se com outra motivação e o Sporting CP conseguiu mostrar-se a um melhor nível. Martim Costa abriu a contagem, os Leões voltaram a encurtar e a distância foi-se mantendo quase sempre assim.

No entanto, nos três minutos finais (32-27) e depois de time out pedido por Ricardo Costa, foram os Leões que foram mais felizes. O Rhein-Neckar Löwen foi pecando na finalização e o Sporting CP, apesar de David Spath continuar a fazer a diferença, conseguiu reduzir por Natán Suárez e, ao cair do pano, por Mamadou Gassama num ataque rápido perante uma baliza deserta.

Kiko Costa, com nove golos, foi o melhor marcador do Sporting CP, o segundo melhor do jogo. Só Niclas Kirkelokke, com dez, marcou mais do que o jovem Leão.

A equipa verde e branca volta agora a jogar no próximo sábado, em casa do FC Porto, em jogo a contar para a terceira jornada da fase final do Campeonato Nacional, e para a semana tem então novo encontro marcado com o Rhein-Neckar Löwen.

Ricardo Costa: "A equipa teve um carácter enorme"

Por Sporting CP
23 Abr, 2024

Treinador Leonino apelou aos Sportinguistas para encherem o João Rocha no jogo da próxima terça-feira

Apesar da derrota em casa do Rhein-Neckar Löwen na primeira mão dos quartos-de-final da EHF European League (32-29), Ricardo Costa mostrou-se agradado com a resposta do Sporting CP nesta partida e, sobretudo, com facto de a eliminatória ter ficado em aberto para a próxima semana.

“Foi um jogo de muita intensidade e de muita luta entre duas grandes equipas, que têm a ambição de estar na final four da EHF European League. Entrámos fora da intensidade daquilo que é o jogo e, porventura, o Rhein-Neckar Löwen está mais habituado do que nós a jogos desta intensidade, mas diria que este resultado passa muito pela enorme exibição que o David Spath fez”, começou por dizer o técnico Leonino, mostrando-se agradado como facto de o Sporting CP não ter deixado a eliminatória fugir: “Tinha dito aos jogadores que era muito importante sair daqui vivos e com aspirações para decidir a eliminatória em casa e conseguimos”.

“A equipa teve um carácter enorme. Sabíamos que era difícil jogar aqui perante uma grande equipa, que tem excelentes jogadores, e que iríamos passar por momentos complicados, mas os campeões e os grandes atletas vêem-se é nestes momentos. Mantivemos a cabeça fria e deixámos a eliminatória em aberto”, referiu ainda Ricardo Costa, fazendo já o apelos aos Sportinguistas para o próximo jogo: “Mais do que nunca temos de ter a nossa casa completamente a abarrotar na próxima terça-feira. Queremos concretizar a passagem inédita do Sporting CP à final four da EHF European League e, por isso, deixo aqui o convite a todos os Sportinguistas para se juntarem a nós para tornarmos o nosso sonho realidade”.

 

Foto João Pedro Morais

Ricardo Costa: "É importante sabermos sofrer e trazer o melhor resultado para cá"

Por Sporting CP
22 Abr, 2024

Leões jogam esta terça-feira na Alemanha diante do Rhein-Neckar Löwen

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal joga, nesta terça-feira, na Alemanha, frente ao Rhein-Neckar Löwen a primeira mão dos quartos-de-final da EHF European League.

Na antevisão ao encontro, Ricardo Costa admitiu que será um jogo difícil, mas mostrou-se confiante e disse que será importante os Leões conseguirem trazer a eliminatória para o João Rocha [30 de Abril].

“O Rhein-Neckar Löwen é uma boa equipa, com bons jogadores e inclusive conta com aquele que é, provavelmente, o melhor jogador alemão da actualidade, o Juri Knorr. Este ano as coisas não lhes estão a correr muito bem no campeonato, estão em 10.º lugar, por isso acredito que possam encarar o estar na final four da EHF European League como o salvar da época. Acreditamos nisso e também sabemos que nos espera um ambiente complicado, num pavilhão com oito mil pessoas, mas gostava que os meus atletas fossem capazes de pensar que serão 120 minutos de grande luta e não apenas 60. É importante sabermos sofrer na Alemanha e trazer o melhor resultado possível para cá. Obviamente que gostávamos de vencer, mas sabemos que vai ser difícil. Ainda assim, vamos trabalhar para isso”, começou por dizer o técnico Leonino, reforçando: “É um momento importante para nós. Lutámos muito para estar nesta fase da prova e, já que estamos aqui, queremos dar o próximo passo, mas só os conseguiremos ultrapassar se estivermos no nosso máximo nível”.

O certo é que os Leões, apesar dos muitos jogos que têm nas pernas, têm correspondido da melhor maneira e ainda no sábado venceram o SL Benfica por 37-28. Nesse sentido, Ricardo Costa acredita que a equipa Leonina consiga corresponder mais uma vez.

“Perguntam muitas vezes se nos atrapalha termos as competições europeias aqui no meio e eu muitas vezes digo que a luta maior desta equipa é ganhar o campeonato, e é nisso que nos concentramos em primeiro lugar, mas não podemos atirar pela janela a oportunidade de estar na final four da EHF e eu acredito que temos um conjunto de jogadores capaz de responder nas duas frentes. É isso que nós queremos e vamos fazer tudo para lá chegar”, referiu o treinador verde e branco.

Foto João Pedro Motais

Ricardo Costa: "Foi uma vitória completamente justa"

Por Sporting CP
20 Abr, 2024

Reacção do treinador Leonino à vitória no dérbi

Ricardo Costa mostrou-se satisfeito com o triunfo expressivo no dérbi (37-28), falando numa vitória justa do Sporting CP diante do SL Benfica.

“A nossa entrada não foi a mais exuberante, mas acho que a partir dos dez minutos de jogo, tivemos ali dois ou três momentos defensivos bons em que passámos de um 5-5 para 7-6, depois o SL Benfica apostou no 7x6 e aí o jogo desequilibrou a nosso favor. Estivemos muito bem a nível defensivo no 7x6, recuperámos mais de sete/oito bolas e conseguimos marcar sem guarda-redes do outro lado. Até nisso fomos exigentes porque não desperdiçámos qualquer tipo de oportunidade, fomos capazes de ser eficazes nessa parte do jogo e quando o SL Benfica quis voltar ao jogo nós fomos mais intensos e acabámos por desequilibrar perante um SL Benfica que teve notórias dificuldades dos atletas em termos físicos, mas a nós competia-nos sermos sérios e encarar o jogo com o máximo respeito que o SL Benfica nos merece. O jogo acabou com uma diferença que não é a diferença entre a qualidade das duas equipas, mas é fruto do momento que cada uma vive”, começou por dizer o técnico Leonino.

Ao intervalo o Sporting CP já vencia por dez golos de diferença, mas isso não fez com que os Leões perdessem o foco. A explicação é simples, tal como a seriedade é grande: “Acredito que os jogadores pudessem pensar que o resultado já estava fechado, mas já tínhamos vivido algo parecido com o SL Benfica, em que nós recuperámos de dez golos. Sabíamos que hoje o SL Benfica não tinha a força de outros jogos, mas mantivemos o foco e continuámos a ser sérios. Por isso, na segunda parte, mais importante do que mantermos a vantagem, era continuarmos a fazer as coisas bem feitas, conseguirmos manter o nível defensivo e ainda tivemos a oportunidade de experimentar o 7x6, que me deixou agradavelmente contente porque encontrámos o caminho da finalização. Nos últimos 10 minutos as coisas mudaram um pouco e se calhar acabámos por não ganhar a segunda parte (14-15) por mérito do Capdeville, mas, ainda assim, acho que foi uma vitória completamente justa da nossa parte”.

Foto João Pedro Morais

Dérbi (muito) verde e branco resulta na 24.ª vitória seguida no campeonato

Por Sporting CP
20 Abr, 2024

Sporting CP venceu o SL Benfica por 37-28

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal continua firme em busca do objectivo e, neste sábado, venceu o SL Benfica por 37-28 no segundo jogo da derradeira fase do Campeonato Nacional.

24.ª vitória Leonina na prova, com a invencibilidade a manter-se apoiada em bom andebol num dérbi em que o Sporting CP terminou cedo com as aspirações encarnadas.

A jogar em casa, e com forte apoio nas bancadas, o Sporting CP abriu o marcador, através de Martim Costa, e foi ele quem marcou os três primeiros golos Leoninos, com o SL Benfica a passar depois para a frente do marcador pela primeira vez.

Ainda assim, depois de dada a volta ao resultado (7-6), através de Natán Suarez, os Leões não perderam mais o controlo do marcador (e do jogo) e depressa conseguiram uma vantagem de três golos – a maior até então –, com dois tentos de Edy Silva.

O Sporting CP ganhou assim algum conforto no marcador ainda antes dos 15 minutos de jogo com o SL Benfica a tentar recuperar, abdicando do guarda-redes e atacando com sete jogadores de campo, mas foram os Leões que beneficiaram com isso ao valerem-se do ataque rápido, sustentado em muita consistência defensiva.

Em menos de trinta segundos, Salvador Salvador, desde o meio-campo, e Christian Moga, a meio do meio-campo verde e branco, remataram para a baliza deserta e aumentaram a distância para cinco golos (13-8).

Apesar disso, o técnico encarnado decidiu manter a estratégia, que acabou por embalar o Sporting CP para um triunfo sem sobressaltos, com os Leões a chegarem aos oito tentos de vantagem num instante.

Já o SL Benfica pouco conseguiu fazer e, com o passar dos minutos, ainda se viu com uma desvantagem de 11 golos, fruto de uma recta final de primeira perfeita da turma Leonina.

O intervalo chegou depois com 23-13 no marcador e com o Sporting CP a só ter de manter os níveis na segunda metade para vencer mais este jogo e foi mesmo isso que os comandados de Ricardo Costa fizeram.

Ainda assim, já com Andre Kristensen na baliza, depois de Leo Maciel ter jogado toda a primeira metade, foi o SL Benfica a marcar primeiro no recomeço da partida, mas isso não veio mudar o rumo do jogo.

Os Leões responderam logo de seguida, foram andando nos 11 golos de vantagem e o treinador verde e branco optou também por fazer sair o guarda-redes na hora de atacar e o 7x6 Leonino funcionou.

Aos 48 minutos, com 33-22, Christian Moga recebeu ordem de exclusão e o Sporting CP ficou a jogar durante um minuto e meio em inferioridade numérica - não foram dois minutos porque Paulo Moreno também foi excluído -, mas o marcador não mudou muito (34-25).

O SL Benfica conseguiu aí reduzir a desvantagem, mas logo a seguir o Sporting CP voltou a escapar, passando para 12 golos de diferença, que só não foram mais - ao longo de toda a segunda parte - porque Gustavo Capdeville foi fazendo uma série de boas defesas, e o marcador acabou depois por fechar com 37-28.

Quarto triunfo Leonino sobre o SL Benfica nesta temporada, em igual número de jogos, num dérbi em que Orri Thorkelsson foi o melhor marcador, com sete golos, e Martim Costa o segundo, com seis.

O Sporting CP volta a jogar para o Campeonato Nacional no próximo sábado em casa do FC Porto, mas antes disso, na terça-feira, joga na Alemanha diante do Rhein-Neckar Lowen a primeira mão dos quartos-de-final da EHF European League.

Foto José Lorvão

Ricardo Costa: "Temos de manter a nossa filosofia e ser ambiciosos"

Por Sporting CP
19 Abr, 2024

Andebol recebe o SL Benfica este sábado no Pavilhão João Rocha

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebe o eterno rival SL Benfica, este sábado, no jogo de cartaz da segunda jornada da fase final do Campeonato Nacional.

Se, por um lado, os Leões lideram isolados com quatro pontos de vantagem em relação ao segundo classificado FC Porto, do outro as águias – que ocupam o terceiro lugar com 30 pontos – jogam o tudo ou nada na esperança de poder continuar vivos na luta pelo título.

Na antevisão ao encontro, o treinador verde e branco Ricardo Costa garantiu que a equipa “está bem e confiante” na antecâmara para este desafio, após a entrada vitoriosa na fase das decisões frente ao ABC (23-33).

“Sabíamos que seria uma deslocação complicada, mas acabámos por fazer um bom jogo. Demos sinais de estar bem na defesa, sendo que no ataque somos uma equipa que, normalmente, não tem muitos problemas. Ficámos contentes por sofrer apenas 23 golos e estamos focados em continuar o trabalho na luta pelo campeonato”, assegurou o técnico aos meios de comunicação do Clube, lembrando que as águias são um adversário “difícil de defrontar”.

“O SL Benfica tem muitas variantes de jogo e na final da Supertaça [vitória Leonina por 34-38] tivemos dificuldades em parar o seu 7x6, especialmente com o [Filip] Taleski a jogar à esquerda. Por força das lesões que a equipa tem tido, ele tem jogado mais e bem, sendo que essa é uma fase do jogo em que teremos de ter uma maior preocupação”, alertou, sublinhando ainda assim que a equipa deve focar-se no que “de melhor tem vindo a fazer”.

Para superar os encarnados, como aconteceu nos últimos cinco dérbis entre as duas equipas, será preciso “manter a concentração”, pois “estes jogos não se decidem em dez ou 15 minutos, mas sim na recta final, momento esse em que a equipa “tem estado bem”.

“Temos de estar tranquilos, manter o nível de jogo, a nossa filosofia e forma de pensar, além de ser ambiciosos. Se queremos ser campeões, não podemos vacilar nos jogos em casa. Sabemos que somos uma equipa muito forte com o apoio do público, mas temos de prová-lo. Não interessa o que está para trás, o que aí vem é o mais importante”, frisou, acrescentando ainda: “O SL Benfica vai dar tudo por tudo para se manter na luta do título até ao fim, mas do nosso lado há também a máxima ambição de continuarmos a ganhar”.

Ao mesmo tempo, esta partida marca também o arranque de uma sequência ‘infernal’ de cinco jogos decisivos em apenas duas semanas para os Leões, nos quais se inserem as duas mãos dos quartos-de-final da EHF European League com os alemães do Rhein-Neckar Löwen. Apesar do desgaste, Ricardo Costa defende que “a vontade de ganhar tem de suplantar esse factor”, até porque todo o grupo está pronto para contribuir em campo.

“Não dependemos de um ou dois jogadores, já demos provas ao longo destes meses que temos um plantel alargado em que todos são muito importantes. Gestão? Isso cabe à equipa técnica, os atletas vão continuar a fazer o que têm feito: dar o máximo pelo Sporting CP. Se fizermos isso, vamos ter sucesso. Queremos é saltar lá para dentro e ganhar todos os jogos em todas as provas”.

O dérbi entre Sporting CP e SL Benfica, referente à segunda jornada da fase final do Campeonato Nacional, será transmitido na Sporting TV a partir das 16h00 deste sábado.

Foto José Lorvão

Martim Costa: "Temos de entrar em campo com a faca nos dentes"

Por Sporting CP
18 Abr, 2024

​Andebol recebe o SL Benfica este sábado para o Campeonato Nacional

Sábado é dia de dérbi no Pavilhão João Rocha. A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebe o eterno rival SL Benfica no jogo de cartaz da segunda jornada da fase final do Campeonato Nacional, que promete ser de emoções fortes para ambos os conjuntos.

Se, por um lado, os Leões lideram isolados com quatro pontos de vantagem em relação ao segundo classificado FC Porto, do outro as águias – que ocupam o terceiro lugar com 30 pontos – jogam o tudo ou nada na esperança de poder continuar vivos na luta pelo título.

Na antevisão ao encontro, o lateral/central Martim Costa vincou que os jogadores estão “motivados” para enfrentar o SL Benfica, até porque sabem da “importância” deste jogo.

“O objectivo é sermos Campeões Nacionais e isso passa por ganharmos todos os desafios. Temos de entrar em campo com a faca nos dentes para vencer o SL Benfica. Sabemos que vai ser um duelo difícil, contra uma boa equipa, mas vamos estar preparados pois temos trabalhado bem”, atirou o internacional português, desvalorizando o facto de o adversário chegar a esta partida com o orgulho ferido, após duas derrotas seguidas com o FC Porto.

“Um dérbi é sempre um dérbi e, independentemente de tudo o resto, as equipas vão jogar para ganhar. Ainda para mais, sabendo que, nesta fase final, uma derrota complica muito as contas. Qualquer uma das equipas vai estar hiper motivada por isso, mas temos de estar mais do que eles. O título já nos foge há algum tempo e este ano tem de ser nosso”, disse, considerando que a experiência obtida nas duas temporadas anteriores, em que o Sporting CP acabou por deixar fugir o título, funciona a favor da equipa. “Nos últimos dois anos acabámos por falhar neste momento da época, por isso acho que já estamos crescidos o suficiente para perceber o que teremos de fazer para sair por cima. Estamos preparados”.

O jovem Leão de 21 anos, que foi considerado o melhor lateral-esquerdo do último Campeonato da Europa de selecções, acredita que a equipa chega a este momento da época “no bom caminho” para atingir as suas pretensões, mas lembra que, para isso, será fundamental o apoio dos Sportinguistas, a quem pediu que encham o Pavilhão João Rocha.

 “Espero que nos apoiem como têm feito até agora, têm-nos ajudado imenso nesta caminhada. Continuem com essa força porque nós agradecemos imenso”, rematou.

O dérbi entre Sporting CP e SL Benfica, referente à segunda jornada da fase final do Campeonato Nacional, será transmitido na Sporting TV a partir das 16h00 deste sábado.

Foto José Lorvão

Dérbi de andebol com novo horário

Por Sporting CP
16 Abr, 2024

Jogo passou para as 16h00 de sábado

O Sporting Clube de Portugal informa que o jogo da equipa de andebol diante do SL Benfica, originalmente agendado para as 19h00 de sábado, dia 20 de Abril, no Pavilhão João Rocha, referente à segunda jornada da fase final do Campeonato Nacional, será disputado às 16h00, também do dia 20 e no Pavilhão João Rocha.

Os Sócios e adeptos que adquiriram ingresso para o encontro ainda com o horário antigo poderão optar por uma das seguintes possibilidades:

- Manter o ingresso;
- Pedir a devolução do dinheiro nas bilheteiras do Estádio José Alvalade se a compra tiver sido presencial, ser reembolsado online se a compra tiver sido feita no site;
- Adquirir ingresso para o encontro de voleibol entre Sporting CP e SL Benfica, o primeiro da final dos play-offs da Liga masculina de voleibol, a jogar-se às 19h00 de dia 20 no Pavilhão n.º 2 da Luz, e receber gratuitamente outro ingresso para o dérbi de andebol.

O Sporting CP agradece desde já a compreensão dos Sócios e adeptos, com a certeza do enorme apoio que todos os Sportinguistas darão às nossas equipas.

Foto José Lorvão

Ricardo Costa: "Jogo de grande nível"

Por Sporting CP
14 Abr, 2024

Técnico satisfeito com a vitória sobre o ABC

No final do triunfo da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal em casa do ABC por 23-33, Ricardo Costa mostrou-se feliz com a exibição do seu plantel em Braga.

“Jogo defensivamente bem conseguido e de grande nível. Domínio do Sporting CP nas duas partes do jogo. Boa réplica do ABC, equipa que tinha retirado pontos ao FC Porto e ao SL Benfica. Sabíamos da dificuldade de jogar em Braga. Importante o apoio do nosso público, que mais uma vez marcou presença”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

O treinador verde e branco destacou ainda a relevância de entrar na fase final do Campeonato Nacional com um bom resultado. “É muito importante ir somando pontos, ainda para mais jogando fora e sendo uma fase com apenas seis jogos. A primeira já está, agora foco total no SL Benfica”, referiu.

Por fim, Ricardo Costa abordou o facto de o Sporting CP ter iniciado agora uma sequência de muitos jogos consecutivos de dificuldade elevada: “A equipa continua a dar uma resposta a cada etapa, a cada jogo. Tem a humildade de perceber que a dedicação diária e a ambição são o fundamental para seguir o caminho e ir conquistando vitórias quer no Campeonato ou Europa, embora o nosso foco esteja totalmente no Campeonato”.

Foto José Lorvão

Vitória a abrir a fase final

Por Sporting CP
14 Abr, 2024

Andebol vence em Braga

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este domingo, o ABC por 23-33 na primeira jornada do Campeonato Nacional.

Com este triunfo, os Leões cimentaram o primeiro lugar da tabela classificativa, uma vez que esta posição já pertencia ao emblema de Alvalade fruto da metade dos pontos conquistados na fase regular que foi transportada para este momento decisivo. Agora, os comandados de Ricardo Costa somam 36 pontos contra os 32 do FC Porto, os 30 do SL Benfica e os 26 do ABC.

Numa partida em que a vitória nunca esteve em causa, o Sporting CP começou a distanciar-se dos minhotos ainda no primeiro tempo e chegou ao intervalo a vencer por 12-17. Ao fim dos 30 minutos iniciais, Kiko Costa e Mamadou Gassama destacavam-se com quatro golos cada um.

No segundo tempo, a diferença foi aumentando de forma natural até aos 23-33 finais. Com 11 golos, Kiko Costa foi o melhor marcador do desafio.

Na próxima jornada, o Sporting CP recebe o SL Benfica no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Edy Silva (2), Pedro Portela (2), Edmilson Araújo, Kiko Costa (11), Natán Suárez (1), Jan Gurri (2), Salvador Salvador [C] (2), Espen Våg, Orri Þorkelsson (4), Mamadou Gassama (4), André Kristensen [GR], João Gomes, Étienne Mocquais, Leo Maciel [GR], Christian Moga e Martim Costa (5).

Páginas

Subscreva RSS - Andebol