Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Título foge às Leoas

Por Sporting CP
08 maio, 2022

Derrota em casa do SL Benfica

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, em casa do SL Benfica por 3-1 na 12.ª jornada da fase de apuramento do campeão da Liga. Com este resultado, as Leoas ficam arredadas da hipótese de conquistar o título.

Numa tarde de sol e muito calor em Lisboa, o Estádio da Luz recebeu o dérbi e o Sporting CP sabia que precisava de vencer para poder pensar em chegar ao título. Nesse sentido, Mariana Cabral promoveu quatro alterações no 11 inicial: Doris Bačić, Joana Marchão, Fátima Pinto, Brenda Pérez e Diana Silva foram titulares nos lugares de Hannah Seabert, Alícia Correia, Rita Fontemanha, Ana Teles e Mariana Larroquette, que haviam entrado de início contra o Länk FC Vilaverdense.

Os primeiros minutos, contudo, não podiam ter sido piores para as Leoas. Logo aos três minutos, no seguimento de um pontapé de canto, Carole Costa inaugurou o marcador para o SL Benfica. Menos de dez minutos depois, a defesa verde e branca cometeu um erro e permitiu a Andreia Faria fazer o 2-0 na conclusão de um contra-ataque.

O Sporting CP até era, curiosamente, quem estava a praticar o futebol mais completo e a trocar melhor a bola, mas o SL Benfica mostrou-se muito eficaz e não desperdiçou as oportunidades que teve.

O emblema de Alvalade não atirou a toalha ao chão e procurou chegar ao golo. Aos 21 minutos, Bruna Lourenço cabeceou para defesa fácil de Katelin Talbert, sendo que tanto Brenda Pérez como Chandra Davidson tentaram a sua sorte de longe, mas a pontaria não estava afinada. Pelo meio, Doris Bačić defendeu tranquilamente uma investida de Beatriz Cameirão.

Ate ao intervalo, destaque para dois livres directos perigosos de Joana Marchão - um defendido por Katelin Talbert e outro para fora - e para a melhor ocasião do Sporting CP: mesmo em cima do apito final da primeira parte, Andreia Jacinto lançou Chandra Davidson na esquerda e a canadiana atirou contra as malhas laterais do SL Benfica.

Alícia Correia entrou para o lugar de Mariana Rosa ao intervalo, mas foram as águias a criar a primeira situação de perigo no segundo tempo. Isolada perante Doris Bačić, Ana Vitória atirou ao lado da baliza Sportinguista. Na resposta, e do meio da rua, Andreia Jacinto rematou forte e colocado para grande intervenção de Katelin Talbert para canto.

As 67 minutos, o SL Benfica voltou a ter uma grande ocasião quando Francisca Nazareth estava sozinha perante Doris Bačić, mas a guardiã do conjunto orientado por Mariana Cabral defendeu. Logo a seguir, do outro lado, Chandra Davidson esteve muito perto de facturar de cabeça, mas uma defesa encarnada afastou perto da linha de golo.

A 15 minutos do fim, o SL Benfica acabou com as dúvidas e apontou o 3-0 por intermédio de Ana Vitória num lance em que a defesa do Sporting CP podia ter feito melhor.

Vera Cid e Ana Teles ainda entraram para os lugares de Carolina Beckert e Joana Martins e o Sporting CP teve, já aos 90 minutos, uma chance de ouro para reduzir quando Diana Silva sofreu falta na área do SL Benfica. Na conversão, ainda assim, Joana Marchão atirou forte e Katelin Talbert conseguiu defender. Joana Marchão voltou a perder um duelo com a guarda-redes já durante o tempo de compensação e, aos 90+8 minutos, o Sporting CP marcou mesmo graças ao tento de Andreia Jacinto.

No final, 3-1 e título nacional para o SL Benfica perante a natural tristeza da formação verde e branca, que na próxima jornada recebe o SC Braga e que ainda tem, no final de Maio, a final da Taça de Portugal conra o FC Famalicão.

Sporting CP: Doris Bačić [GR], Mariana Rosa (Alícia Correia, 45'), Carolina Beckert (Vera Cid, 77'), Bruna Lourenço, Joana Marchão, Fátima Pinto [C], Andreia Jacinto, Joana Martins (Ana Teles, 77'), Brenda Pérez, Diana Silva e Chandra Davidson.