Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A 'desforra' Leonina

Por Sporting CP
21 Dez, 2025

Sporting CP venceu Leixões SC (3-0), com quem havia perdido o único jogo na Liga esta temporada

A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu o Leixões SC este domingo, por 3-0 na jornada 12 da Liga e conseguiu a ‘desforra’ do único desaire dos campeões nacionais esta temporada, em casa do Leixões SC, por 3-2, no jogo da primeira volta.

Entrou melhor o Leixões SC com dois pontos consecutivos, mas o Sporting CP empatou a quatro pontos e passou para a frente a 6-4. Grande equilíbrio até aos 14 pontos, no máximo com diferença de dois pontos para os Leões, até que Kelton Tavares assinou um grande serviço para o 18-15.

O Sporting CP criou uma vantagem importante, consolidada pelos remates de Kyed Jensen, por um magnífico bloco de Tiago Pereira e mais à frente, no 24-19, por um grande serviço de Sergey Grankin. O primeiro set fechou a 25-20 para o Sporting CP, com um serviço para fora de um atleta do Leixões SC.

No segundo set, que seria decidido nas vantagens, um grande bloco de um contra um de Pokersnik a 5-3 criou a primeira vantagem dos campeões nacionais e o mesmo jogador, numa grande acção pela mesma forma, fez o 7-4.  Mas sensivelmente a meio do parcial, a equipa Leonina averbou dois eros, que aproximaram o Leixões SC no marcador, antes de um empate a 15 pontos. Com um serviço cada vez mais agressivo, o Leixões SC passou para a frente nos 15-18, também por o bloco da equipa visitante ter subido o nível.

O resultado estava perigoso para o Sporting CP, mas a equipa Leonina tem a força e a alma de Leão e correu riscos, que resultaram. Retirou por momentos o distribuidor Grankin e ficou sem jogador nessa tarefa, com Kyed Jensen a improvisar nessa função, mas a conseguir um bom passe para Edson Valencia finalizar um ponto, ao seu melhor estilo.

O marcador ficou igualdado a 22 pontos, num bom serviço de Tiago Pereira, que forçou erro na recepção ao adversário e sem nenhuma das equipas a ceder, o jogo entrou nas vantagens para decidir o vencedor do parcial, com blocos, remates fora, outros dentro, até que aos 30-28, em perfeito contra-ataque fechado por Kyed Jensen, o set teve o ponto final.

No terceiro set, a equipa Leonina de João Coelho continuou bem, com Grankin (que excelente jogador é o distribuidor Leonino, não apena no passe, mas em outras acções, como o serviço e o bloco e mesmo o remate) a fazer o 4-2 no bloco.

Um ou outro erro de recepção relançaram as possibilidades do Leixões SC, mas um grande serviço directo de Jonas Aguenier devolveu a liderança Leonina no marcador a 16-14, posição de dianteira de onde os Campeões Nacionais não mais sairiam.

Galabov (entrou muito bem), com um grande bloco e um contra-ataque de Kyed Mads Jensen – o dinamarquês tem uma variedade de direcções de remate impressionante – ajudaram para o 19-15 e até final do set foi controlar.

25-20, em remate de Tiago Pereira reflectido para fora pelo bloco do Leixões SC foi o ponto final no terceiro set e no jogo, em mais uma demostração de qualidade do Sporting CP orientado por João Coelho, no último jogo em casa no ano civil de 2025, que também ‘aguça’ o apetite para a segunda metade da temporada, num excelente jogo de voleibol este domingo e também uma prestação de elevado nível do Leixões SC, que em muito valorizou o triunfo Leonino. 

Sporting CP: Tiago Pereira [C] (12), Jan Galabov (6), Sergey Grankin (9), Kelton Tavares (6), Yongzhen Li, Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth, Edson Valencia (3), Jonas Aguenier (4), Jan Pokersnik (5), Armando Velásquez, Nicolás Perren [L], Kyed Mads Jensen (15), Lourenço Martins