Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões de João Coelho somam e seguem

Por Sporting CP
01 Fev, 2026

Sporting CP impôs a lei do mais forte diante da AA São Mamede (3-0)

De volta à Liga, a equipa masculina de voleibol do Sporting CP recebeu e venceu a AA São Mamede por 3-0 (25-15; 25-15; 25-16), este domingo, no embate da 17.ª jornada da primeira fase.

Para continuar com a inabalável dinâmica de vitória a nível doméstico, os Campeões Nacionais não deram qualquer hipótese ao terceiro classificado e resolveram o duelo com tremenda solidez. Com 48 pontos, os comandados de João Coelho seguem na liderança isolada da classificação.

Depois de mais um minuto de silêncio pelo lendário Fernando Mamede na casa das modalidades, o jogo começou muito discutido ponto a ponto. Com Jan Galabov, Sergey Grankin, Kelton Tavares, Edson Valencia, Jan Pokeršnik e Nicolás Perren de início, os Leões assumiram o risco no serviço, mas os visitantes – afoitos na entrada - souberam defender-se e ripostar com muito êxito para manter as contas iniciais equilibradas.

Só que assim que a AA São Mamede somou falhas ofensivas de forma consecutiva, o Sporting CP capitalizou de forma total para desnivelar o duelo. Com Li Yongzhen a causar estragos no serviço, a primeira vantagem de três pontos rapidamente se transformou numa ‘via verde’ para a conquista deste set inaugural. O marcador foi de 16-13 a 22-13 num ‘abrir e fechar de olhos’ e, pouco depois, Galabov elevou-se para ‘matar’ e fazer o 25-15.

E logo no arranque do segundo parcial, a equipa orientada por João Coelho continuou a descomplicar a partida. Depois do 3-0 com ás de Kelton Tavares incluído, o Sporting CP comandou sem ceder na liderança e fez deste um set de sentido único.

A vantagem dilatou-se paulatinamente de 8-3 para 15-8 e não mais os Leões tiraram o pé do acelerador. Um serviço vigoroso de Galabov aumentou a diferença para 18-11, a inteligência de Grankin valeu mais um passo em frente (20-12) e um fantástico bloco de Pokeršnik tornou o 2-0, apenas, uma questão de tempo. As contas fecharam-se, de novo, em 25-15.

E o domínio verde e branco estava para ficar até garantir o triunfo pela diferença máxima, embora o terceiro set tenha começado com uma contrariedade para os Leões, que viram Li Yongzhen sair lesionado após apoiar mal o pé num salto à rede.

Com mais um parcial sem resposta a abrir, desta feita de 6-0, os Campeões Nacionais continuaram a mandar perante um emblema de São Mamede de Infesta que tentou o seu esforço final para se manter vivo na partida. Só que quando conseguiram reduzir para quatro a diferença pontual (14-10 e 15-11), a resposta verde e branca foi expedita e portentosa, com Grankin e Galabov como principais intérpretes (19-11).

‘Embalado’ e com rumo bem definido, o Sporting CP garantiu a vitória final com 25-16, resultado de mais um ponto em força de Galabov e um ataque falhado do adversário nortenho.

Depois do triunfo das Leoas (3-0), os Leões completaram o dia perfeito do voleibol no Pavilhão João Rocha com duas vitórias ‘sem espinhas’ diante da AA São Mamede. Na próxima jornada, os comandados de João Coelho deslocam-se ao recinto do Ala de Nun’Álvares.

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (13), Sergey Grankin (1), Kelton Tavares (8), Edson Valencia (10), Li Yongzhen (8), Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth, Jonas Aguenier (2), Jan Pokeršnik (5), Armando Velásquez, Nicolás Perren [L], Mads Kyed Jensen, Lourenço Martins