Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Ganhar!

Por Jornal Sporting
19 Abr, 2018

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3672

Na semana passada, falámos aqui da grandeza eclética do nosso Clube e da missão “à conquista da Europa”. Hoje congratulamo-nos com mais uma conquista de um atleta do Sporting Clube de Portugal, que conseguiu um feito extraordinário: sagrou-se, no passado fim-de-semana, Campeão Europeu de Trampolim individual, em Baku. Falamos de Diogo Granchinho. Parabéns Campeão!

No próximo fim-de-semana disputamos mais um título europeu, a “Final Four da UEFA Futsal Cup”, a “Champions” do futsal. Amanhã, pelas 17h00, discutiremos o acesso à final, com um rival bem nosso conhecido, os húngaros do ETO Gyor. Se tudo correr de feição, como esperamos e desejamos, jogaremos a final no Domingo, pelas 20 horas, frente ao vencedor da outra meia-final, disputada entre o Barcelona e Inter Movistar. Este é o actual detentor do troféu, após final disputada com a nossa equipa, na última edição da prova.

Serão muitos os Sportinguistas presentes nas bancadas do Pavilhão de Saragoça a apoiar, incondicionalmente, a equipa do Sporting CP no caminho para a tão desejada conquista, a Glória que tanto ambicionamos e merecemos. Para aqueles que não vão poder deslocar-se a Espanha, a Sporting TV assegurou os direitos de transmissão e irá transmitir, em directo e em exclusivo para Portugal, o melhor futsal do mundo, com os dois jogos que a nossa equipa irá disputar. Paralelamente, os nossos enviados especiais a Saragoça farão o acompanhamento de perto, a par e passo, daquilo que mais relevante se for passando.

No futebol de 11 masculino, a nossa equipa continua na luta, dependendo, neste momento, apenas de si para poder assegurar um lugar na Liga dos Campeões, na próxima época. Ontem, disputou-se a segunda-mão da meia-final da Taça de Portugal, sendo o resultado desconhecido quando este editorial foi escrito. No próximo domingo mais uma final, das quatro que teremos ainda que disputar, na Liga NOS. Desta feita, frente ao Boavista e onde esperamos, uma vez mais, ganhar com o apoio incondicional do nosso “camisola 12”. Este jogo servirá também de palco para homenagearmos todas as “Mulheres com Garra”, sendo este encontro especialmente dedicado às nossas Leoas.

Manuel Marques, figura lendária do nosso Clube – conhecido como o “mãos de ouro” pela arte, quase mágica, como, com as suas mãos e sensibilidade, tratava e curava os atletas –, foi lembrado e evocado no passado Domingo, em Arganil. Numa iniciativa do Núcleo do Sporting CP local que, por ocasião do seu 24º aniversário, atribuiu pela segunda vez os Prémios, aos quais em boa hora deu o nome de Manuel Marques. Os homenageados, todos eles grandes campões, engrandeceram o prestígio destas distinções. A equipa campeã nacional de 1973/74, um título que percorreu a mudança de regime, sendo mesmo o primeiro conquistado após a revolução. Mário Lino, treinador à época, e Fraguito, um dos jogadores campeões, foram homenageados a par de José Carlos que, com Mário Lino, conquistaram o nosso único título europeu em futebol. Armando Aldegalega e Carlos Pereira, mais dois ícones do nosso Clube, a par do médico Virgílio Abreu, foram também distinguidos. Antes do almoço e entrega dos prémios na biblioteca do município, teve lugar um Colóquio sobre Manuel Marques. Aqui pudemos escutar as memórias vivas e vividas dos homenageados que com ele privaram, bem como de Victor Cândido que, no seu jeito peculiar, nos deliciaram com as suas narrativas, transportando-nos e fazendo-nos viver cada memória, como se delas tivéssemos feito parte também. Quem acompanhou tudo como muito interesse e atenção foi o Presidente Bruno de Carvalho que, além da presença no colóquio, esteve posteriormente na cerimónia no Núcleo e no almoço de entrega dos prémios e onde fez o discurso de abertura antes de seguir para Soure, onde participou também nas comemorações dos 25 anos do Núcleo local. Bruno de Carvalho sublinhou o orgulho de estar perante grandes campeões, para quem ganhar era um hábito, os crónicos vencedores. Essa é, aliás, uma angústia que sente, uma vez que, no seu período de vida, o Sporting CP foi, infelizmente, tão poucas vezes campeão nacional de futebol sénior masculino. E é por isso que se bate diariamente, para que possamos atingir a Glória de outrora. Reforçou que a sua exigência e vontade são a de colocar o Clube a ganhar tudo, tal como o seu Pai e Avô tiveram oportunidade de ver, ressalvando, no entanto, que, tal como todos nós Sportinguistas, não quer que o Clube ganhe a qualquer custo, mas sim e sempre com verdade desportiva. Toda esta ambição está patente no trabalho hercúleo realizado desde 2013, para proporcionar todas as condições para que a situação se inverta decisivamente. Primeiro recuperando o Clube, não só financeiramente mas em todas as outras dimensões. E agora, neste mandato, através do processo de consolidação, trilhando todos os passos que nos podem levar à glória.

Boa leitura!