Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

"O bom jornalismo será sempre bem-vindo a Alvalade"

Por Jornal Sporting
23 Fev, 2018

Bruno de Carvalho no programa Verde no Branco aponta o dedo ao mau jornalismo, pela manipulação com ofensas e calúnias contra à figura do Presidente do Clube

O Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, foi o convidado especial da edição desta noite de quinta-feira do programa Verde no Branco, no qual foram debatidos vários temas da actualidade desportiva nacional. Designadamente a manipulação que sistematicamente surge nos mais variados meios de comunicação social, visando denegrir a imagem do responsável máximo do emblema de Alvalade e, por consequência, do próprio Clube.

Durante as três horas e meia do programa, foram discutidos não apenas o apuramento para oitavos de final da Liga Europa, mas também o futuro a curto e médio prazo da equipa e das aspirações. "Queríamos todos vencer, apanhámos todos um banho de água fria, mas também no último jogo, para o campeonato, tínhamos festejado todos com um golo no último segundo. Isto é o futebol. O objectivo principal foi alcançado e os Sportinguistas que se mantenham focados e acreditem porque há muito tempo que não lutavam por quatro frentes, sendo que uma já ganhou. Isso é muito importante e que se sintam muito orgulhosos", disse o Presidente. 

De seguida, discutiu-se a reunião magna do passado sábado e a cobertura feita pelos diversos meios de comunicação social, que acabou por entrar no bom e mau jornalismo que se faz em Portugal. "A assistência daquela Assembleia Geral supera qualquer AG de qualquer clube português. Supera a maior parte das médias de assistência de qualquer clube da I Divisão. Se não tem sido assim, não estava aqui. Com 500 pessoas, não estava aqui. Continuou a história do pidesco, do garrote, da lei da rolha e isto sempre por apoiado por aquela comunicação social que, desde 2011, diz que sou Vale e Azevedo e fali não sei quantas empresas. Porque é que a ERC (Entidade Reguladora da Comunicação) ou o Sindicato de Jornalistas ainda não teve a vontade de dizer que já chega. Onde estão as provas?"

Mais à frente, Bruno de Carvalho voltou a referir-se ao mesmo assunto, com apresentação de vários exemplos de manchetes e artigos, não só de manipulação como de ofensas e calúnias: "Gostava que as pessoas percebem o que é a comunicação social. Não toda, mas parte. E por que razão eu luto como um desalmado. Há coisas graves. Ainda não perceberam que desta vez 90 por cento dos Sportinguistas disse 'chega e basta!' Não vou travar nenhuma cruzada contra o jornalismo, agora depois da Assembleia Geral, comigo o mau jornalismo vai passar um mau bocado. O bom jornalismo será sempre bem-vindo a Alvalade".

Lançou ainda um repto: "Se me pedissem para ir fazer um debate à televisão com os meus dois rivais, aceitava logo". 

Para além de Bruno de Carvalho, Presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal; o programa teve a participação de Nuno Saraiva, director de comunicação; José Ribeiro, do departamento de comunicação; e Carlos Reis, jurista, com a moderação de Rui Miguel Mendonça, director da Sporting TV.