Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Viktoria Plzen é o adversário dos oitavos da Liga Europa

Por Jornal Sporting
23 Fev, 2018

Sporting CP joga a primeira-mão em Alvalade (8 de Março) e a segunda na República Checa (15 de Março)

É da República Checa o adversário do Sporting Clube de Portugal nos oitavos-de-final da Liga Europa: Viktoria Plzen. O sorteio decorreu no final desta manhã, em Nyon (Suíça), sendo que saiu das mãos de Éric Abidal a sorte dos orientados de Jorge Jesus. 

Relativamente aos dois capítulos da eliminatória, o primeiro irá escrever-se a 8 de Março no Estádio José Alvalade e o segundo, disputado no dia 15 do mesmo mês, ficou marcado para a Doosan Arena, com capacidade para 11.700 espectadores. 

A equipa comandada por Pavel Vrba chegou a esta fase da competição depois de ter afastado o Partizan (Sérvia) por 3-1 (vitória por 2-0 na República Checa e empate fora de portas por 1-1). Quanto aos leões, o triunfo por 3-1 no Cazaquistão, frente ao Astana, e o empate a três golos, em Alvalade, permitiu-lhes lutarem agora por um lugar nos quartos-de-final da prova. 

Curiosidade

Tal como o Sporting CP, também o Plzen defrontou o Steaua de Bucareste no período de apuramento para a Liga dos Campeões. Aliás, foi depois da derrota do Plzen frente aos romenos (6-3), na terceira pré-eliminatória da Liga Milionária, que os verdes e brancos encontraram e venceram o Steaua no play-off (5-1). 

Mais à frente, já no Grupo G da Liga Europa, os dois emblemas voltaram a defrontar-se, com os checos a triunfarem no seu campo (2-0) e a perderem na Roménia (3-0). No final, ambas as formações se apuraram para os 1/16 final. O Viktoria Plzen terminou em primeiro com quatro vitórias e duas derrotas em seis partidas. 
 
Doosan Arena é uma fortaleza 
 
O afastamento da Champions League empurrou o Plzen para o play-off da Liga Europa. 3-1 foi o resultado na Doosan Arena contra o AEK Larnaca, do Chile (a segunda-mão terminou com uma igualdade a zero). Na fase de grupos, os checos venceram os três encontros no seu reduto, sofrendo apenas dois golos. Nesse sentido, espera-se missão difícil para os leões na República Checa. No que toca aos 1/16 final, o Partizan foi a 'vítima', saindo derrotado por 2-0 da Doosan Arena e consequentemente eliminado (1-1 na Sérvia). 
 
Líderes isolados do campeonato e fora da Taça da República Checa
 
O percurso do Viktoria Plzen no Campeonato da República Checa tem sido excelente, numa época em que tentam recuperar o título, depois de ter sido o Slavia Praga o campeão na temporada anterior, com uma diferença de apenas dois pontos (69/67). Nessa prova, destaque para as 15 vitórias e dois empates em 17 jogos (47 pontos). Mais uma vez, o factor casa continua a sorrir aos checos, 100% vitoriosos na Doosan Arena. 
 
Na Taça da República Checa, os orientados de Pavel Vrba não aproveitaram tal factor, pois foram eliminados nos oitavos da competição pelo FC Slovácko, após grandes penalidades (3-2).
 
Todos os jogos dos oitavos-de-final da Liga Europa
 
Dortmund-Salzburgo
SPORTING CP-Plzen
Marselha-Atlético de Bilbau
CSKA de Moscovo-Lyon
Atlético de Madrid-Lokomotiv de Moscovo
Leipzig-Zenit
Lázio-Dínamo de Kiev
Milan-Arsenal