Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão / Isabel Silva

Leão cai de pé na Europa

Por Sporting CP
09 Mar, 2022

Nulo em Manchester encerra caminhada histórica

Chegou ao fim a prestação da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal na UEFA Champions League 2021/2022. Em Inglaterra, os Leões empataram 0-0 frente ao Manchester City FC, esta quarta-feira, na segunda mão dos oitavos-de-final, acumulando um desfavorável 0-5 na eliminatória.

Num City of Manchester Stadium muito bem composto – com cerca de 50 mil adeptos, entre os quais quase dois mil Sportinguistas – Rúben Amorim promoveu cinco mudanças relativamente ao onze titular frente ao FC Arouca, tendo lançado de início Pedro Porro, Luís Neto, Manuel Ugarte, Bruno Tabata – estes dois a constituírem o meio-campo – e ainda Paulinho, que jogaria numa das posições de apoio a Islam Slimani. Por sua vez, Ricardo Esgaio, Dário Essugo, Rúben Vinagre e Nuno Santos começaram no banco de suplentes – onde também estiveram os jovens Rento Veiga e Rodrigo Ribeiro - enquanto o suspenso Matheus Nunes se juntou aos lesionados Daniel Bragança, João Palhinha e Pedro Gonçalves nas baixas para este encontro.

Com uma missão praticamente impossível pela frente - após o 0-5 em Alvalade -, mas com vontade de dar uma resposta diferente, a turma de Alvalade entrou compacta e não permitiu aproximações significativas aos citizens, que iam assumindo a maior posse de bola. Depois de vinte minutos iniciais a um ritmo mais baixo – marcado pela paciência do jogo associativo do Manchester City FC – o Sporting CP assomou-se à baliza de Ederson através de um excelente passe de Porro, mas Slimani não conseguiu dar o melhor seguimento ao lance.

Por sua vez, a formação de Pep Guardiola respondeu de imediato e só um corte providencial de Neto evitou o golo de Raheem Sterling. De seguida, Antonio Adán sacudiu o primeiro remate enquadrado da partida, saído dos pés de Phil Foden, uma das muitas unidades móveis do ataque local.

Defensivamente, o conjunto de Amorim manteve-se sólido e, com bola, foi crescendo com o passar dos minutos e procurava explorar ora o contra-ataque, ora o muito espaço existente nas costas da linha defensiva adversária. Num desses momentos, um passe de Pablo Sarabia encontrou Paulinho em profundidade, porém não houve finalização novamente – embora o avançado tivesse partido em posição irregular. Na sua zona da bancada, os Sportinguistas faziam-se ouvir, apoiando a equipa do início ao fim.

Antes do intervalo, naquela que foi a situação mais perigosa do primeiro tempo, Adán levou a melhor num frente-a-frente com Sterling e manteve o nulo no marcador. Logo a abrir a segunda parte, Gabriel Jesus ainda fez balançar as redes, mas após revisão do VAR o golo seria invalidado. Ainda assim, nos primeiros instantes do reatamento, era notória a subida de ritmo do Manchester City FC, cercando a área verde e branca. Neto e Adán resolveram com qualidade as principais ameaças.

Na resposta, Tabata protagonizou o primeiro remate – tímido – do Sporting CP à baliza adversária, ao qual se seguiu a entrada de Marcus Edwards – por Sarabia – e o extremo inglês também atirou, de imediato, para as mãos de Ederson. Reequilibrada, a formação Leonina conseguia chegar ao último terço ofensivo, contudo os cruzamentos não encontravam os destinatários desejados.

Os citizens continuaram mais perigosos e só não desbloquearam o marcador graças a um corte decisivo de Coates numa iniciativa de Riyad Mahrez, que entrou ao intervalo. Ainda assim, os Leões responderam de forma rápida e ameaçadora, somando várias transições que colocaram o Manchester City FC em sentido. Depois dos remates desenquadrados de Matheus Reis e Porro em duas transições, Edwards conduziu a seguinte e assistiu Paulinho na perfeição, porém este não conseguiu bater Scott Carson, guardião recém-entrado na partida. 

Nesse lance, os dois protagonistas chocaram e o avançado do Sporting CP saiu, queixoso, para a entrada de Nuno Santos – ao mesmo tempo Ricardo Esgaio substituiu Porro. Solta na frente, a turma de Alvalade voltaria a ameaçar, porém o passe da morte de Slimani para Nuno Santos foi cortado na hora certa. 

Faltou melhor definição ao conjunto de Rúben Amorim – bem como à equipa de Guardiola - para causar estragos e inaugurar o resultado, que, contudo, não sofreria qualquer alteração, apesar de as últimas grandes oportunidades terem pertencido ao emblema inglês. Antes do apito final, nota ainda para a estreia do jovem avançado Rodrigo Ribeiro na equipa principal do Sporting CP, com apenas 16 anos.

Foi o fim da linha para o Sporting CP na UEFA Champions League, mas para trás fica também uma qualificação histórica para a fase a eliminar da liga milionária – pela segunda vez na História dos Leões – depois do segundo lugar conseguido no grupo C, apenas atrás do AFC Ajax e à frente de Borussia Dortmund e Beşiktaş JK.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Luís Neto (Zouhair Feddal, 89'), Pedro Porro (Ricardo Esgaio, 78'), Manuel Ugarte, Bruno Tabata, Paulinho (Nuno Santos, 78'), Pablo Sarabia (Marcus Edwards, 58') e Islam Slimani (Rodrigo Ribeiro,89').