Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Rúben Amorim: "Vamos mais confiantes"

Por Sporting CP
26 Fev, 2023

Sporting CP recebe GD Estoril Praia (segunda-feira, 19h00)

De regresso à Liga Portugal, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal vai enfrentar, esta segunda-feira, o GD Estoril Praia, no Estádio José Alvalade, numa partida a contar para a 22.ª jornada.

Na véspera do encontro, Rúben Amorim, treinador dos Leões, esteve em conferência de imprensa para lançar o confronto com o 15.º classificado do campeonato, que vem de duas derrotas consecutivas que resultaram no despedimento do técnico Nélson Veríssimo. Ainda assim, alertou para a qualidade do plantel estorilista.

“Não passa por um bom momento, mas tem jogadores com muito talento e com muita escola. E nestes jogos, libertos de responsabilidade e com o Sporting CP a ser favorito, de certeza que vão colocar muitos problemas à nossa equipa. Olhámos muito para o que fizeram contra nós na primeira volta, porque não devem mudar assim tanto, e olhamos também para os jogos da equipa de sub-23 para ver nuances do novo treinador”, começou por perspectivar aos jornalistas presentes na sala de imprensa da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, antes de traçar a ambição verde e branca para este encontro, para o qual o médio Manuel Ugarte estará suspenso.

“Não temos o Ugarte, que já precisava de descansar, mas vamos apresentar uma equipa forte. Prevemos um jogo difícil, é o terceiro nesta semana, mas acima de tudo vamos mais confiantes. Prefiro assim, temos duas vitórias consecutivas, mas queremos mais e é isso que vamos tentar fazer”, sublinhou, acrescentando: “A preparação foi igual, mas o facto de virmos de vitórias e de termos passado na eliminatória [da UEFA Europa League] dá-nos uma confiança extra para este jogo”.

Por sua vez, questionado sobre o Arsenal FC, adversário sorteado nos oitavos-de-final da UEFA Europa League, o técnico Leonino escusou-se a fazer qualquer comentário, reforçando que, agora, a cabeça tem de estar no jogo de segunda-feira. “O nosso foco é no GD Estoril Praia. Não quero ninguém a pensar nisso, não nos interessa agora. O grande objectivo é chegar a esse jogo com mais duas vitórias”, sublinhou, justificando.

De seguida, Rúben Amorim abordou ainda as várias opções à disposição para suprir a ausência de Manuel Ugarte, um dos jogadores mais utilizados esta época, mas sem abrir totalmente o jogo.

“Há soluções e não podemos perder o equilíbrio, que não pode estar dependente de um jogador, embora saibamos da sua importância. O Dário [Essugo] não desapareceu, está lesionado e por isso é que não tem estado nas contas. Terá de entrar lá um jogador que poderá ser o Mateo [Tanlogo], que ainda não tem muita experiência, mas é um jogador inteligente. Poderemos meter lá outro jogador como o Morita, que tem outras características e dá-nos outra capacidade na construção. Vamos ver, não vou entregar o jogo agora”, introduziu, antes de falar sobre a evolução de Tanlongo de Leão ao peito.

“Precisa de tempo. O Ugarte também precisou, mas já jogava em Portugal. O Mateo chegou com um mês e meio de paragem, precisa de crescer e tem de ultrapassar os outros”, atirou, antes de frisar que o jovem Mateus Fernandes, utilizado no último encontro, na Dinamarca, também poderá ser uma opção a ter em conta.

“Não vejo isso como segunda oportunidade. Se ele está connosco ou na B tem mais que ver com o facto de se falta algum jogador ou outro, é fazer as contas aos médios. Se não estiver connosco tem de jogar na B para ter minutos e [os jovens] vão subindo e descendo. A aposta não é uma questão de, a partir de agora, ter de jogar sempre. O Mateus é uma possibilidade para jogar este jogo, vamos ver”, referiu, realçando: “O importante é saber que já o Dário foi titular com 17 anos, o Mateus com 18 e o Youssef [Chermiti] fez três jogos a titular também. Para mim, eles são mais uma opção e quem tiver de jogar, jogará”.

Além disso, instado a comentar as recentes palavras de Pep Guardiola, treinador do Manchester City FC, que considerou Amorim como “um dos melhores treinadores da actualidade”, o técnico dos Leões destacou que “é sempre bom ouvir”, no entanto quer focar-se na “realidade” verde e branca.

“A minha realidade passa por, na semana passada, lenços brancos dos meus adeptos e por uma época muito aquém. Não tenho ilusões, os resultados é que ditam tudo. Eu não quero abrir portas a Inglaterra, já tive alguns contactos, mas estou muito feliz aqui, não estou à procura de nada e o que eu quero é não desiludir os meus adeptos”, atentou.

Por fim, com a primeira convocatória de Roberto Martínez, novo seleccionador nacional, a aproximar-se, Rúben Amorim falou sobre as possibilidades dos seus jogadores serem chamados.

“Digo o mesmo que dizia com o míster Fernando Santos: há muita gente para escolher. Vamos ver como é que o míster Roberto Martínez vai jogar, poderá ser com três centrais, o que pode ajudar o [Gonçalo] Inácio, por exemplo, embora já estejamos a jogar muitas vezes com uma linha de quatro [defesas], porque o Nuno [Santos] está sempre subido. Espero que eles tenham oportunidades de ir à selecção, mas vamos ver, porque é difícil escolher”, concluiu.