Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Leoas a espalhar talento no Lisbon Games Week

Por Jornal Sporting
17 Nov, 2017

A guarda-redes Inês Pereira e a defesa Joana Marchão estiverem presentes no evento de ‘gamers’, que decorre na FIL

As jogadoras da equipa feminina de futebol profissional do Sporting CP, Joana Marchão e Inês Pereira, foram recebidas na Lisbon Games Week, onde participaram nas actividades da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) eSports e eSports Sporting.

O foco principal esteve numa partida de FIFA na qual as leoas estiveram frente a frente, ambas a jogar pela Selecção Nacional, no palco do expositor da FPF. Enquanto Inês jogou com o equipamento principal, Joana utilizava o alternativo verde. A sorte foi para a guarda-redes leonina, Inês, que venceu a sua companheira por 3-2.

As leoas tiveram ainda a oportunidade de experimentar os seus skills futebolísticos num teste de alvos, onde foram muito bem-sucedidas.

Inês, a inequívoca vencedora da partida, não escondeu o quanto gosta de jogar e, ainda, o quanto considera importante o facto de o sexo feminino se interessar cada vez mais pelo mundo do futebol: “As raparigas cada vez vêem mais futebol feminino e gostam mais do desporto, algo que transmitem também para os jogos deste género. Não sou viciada, mas se me meterem uma consola à frente, sou capaz de passar um dia inteiro a jogar”, afirmou.

Joana Marchão, por outro lado, elogiou a sua companheira e realçou a importância de mostrar que as mulheres também gostam de jogar. “A Inês deu muita luta, tanta que até ganhou. Estamos a quebrar um estereótipo, a mulheres jogam e jogam bem. Algumas selecções femininas já estão representadas e era bom que essa questão evoluísse também para as ligas”, explicou a leoa.

Junto das atletas esteve Pedro Silveira que, para além de director da modalidade de eSports do Sporting CP, é um dos organizadores deste evento e não escondeu o contentamento de juntar o Clube leonino a este género de experiências: “Está a correr muito bem, em termos de evento, e o Sporting eSports estar presente é muito importante. É onde estão os jovens e é com esse público que queremos contactar cada vez mais e estar junto dos Sportinguistas. Percebemos que estas novas gerações também gostam deste tipo de actividades”, esclareceu, realçando ainda como é relevante as atletas do Sporting CP estarem presentes: “Os homens são maioritariamente quem gosta deste tipo de jogos, mas esta estratégia de duas atletas do Sporting CP virem ao Lisboa Games Week é muito interessante para diversificar e mostrar que as meninas também gostam de jogar”.

O Lisbon Games está a decorrer na FIL até ao dia 19 de Novembro.