Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

Empate a abrir a segunda fase

Por Sporting CP
16 Jan, 2021

2-2 frente ao FC Famalicão

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, este sábado, perante o FC Famalicão por 2-2, na primeira jornada da fase de apuramento de campeão da Liga BPI.

No primeiro tempo, a intensidade e a eficácia do FC Famalicão levaram a melhor, mas na segunda parte a história foi diferente. Apesar do 0-2 ao intervalo, a formação verde e branca manteve a concentração e, à boleia do pé esquerdo de Nevena Damjanović (58 e 63 minutos), resgatou um ponto num jogo muito disputado.

O jogo prometia e estavam frente a frente, no relvado do Estádio Aurélio Pereira, as duas formações que dominaram as suas respectivas zonas na primeira fase, acabando ambas com pleno de vitórias nos nove jogos disputados. Os mesmos 27 pontos, o mesmo primeiro lugar e os apenas quatro golos sofridos eram os números em comum no trajecto de ambos os emblemas. A única diferença nos registos das equipas em confronto era o número de golos marcados na primeira fase: na zona Sul, as Leoas assinaram 47 golos, mais dez do que os 37 acumulados pelo FC Famalicão na zona Norte. Por tudo isso, perspectivava-se um grande jogo na jornada inaugural da fase de apuramento de campeão e assim foi.

Antes do apito inicial, destaque para o gesto das Leoas: na cerimónia de entrada no relvado, as jogadoras do Sporting CP vestiram uma camisola com uma mensagem de apoio a Wibke Meister, colega verde e branca que se lesionou gravemente na última partida.

O jogo começou a alta intensidade com as duas formações muito preocupadas em pressionar e condicionar o jogo adversário. Na primeira oportunidade, ao minuto oito, o FC Famalicão inaugurou o marcador. Na sequência de um canto curto, a lateral Maurine recebeu fora da área e atirou forte para um grande golo.

O Sporting CP não demorou a responder, mas a trave evitou o golo de Nevena Damjanović na cobrança de um livre directo. Na seguinte aproximação Leonina, Carolina Mendes, em boa posição, atirou por cima. Ainda assim, devido à pressão adversária, as visitadas continuavam a sentir dificuldades para construir e não conseguiam saltar a primeira linha de pressão do FC Famalicão. Na bancada, Francisco Neto, seleccionador nacional, marcou presença para observar o encontro.

A intensidade da equipa nortenha proporcionava muitos duelos e a posse de bola durava pouco a ambas as formações, que não conseguiam chegar ao ataque. No entanto, perto do minuto 40, num lance aparentemente inofensivo, o FC Famalicão conquistou um pontapé de penálti, tendo ficado algumas dúvidas sobre se o lance ocorreu dentro da área. A avançada Vitória Almeida encarregou-se de bater com sucesso e fazer o 0-2 que fechou a primeira parte - não sem antes a equipa Leonina pedir penálti sobre Raquel Fernandes, mas nada foi assinalado.

Para o segundo tempo, mantinham-se as propostas de ambas as equipas. As Leoas procuravam ligar o seu jogo por dentro na construção e a formação visitante verticalizava rapidamente. Num desses momentos, Mylena Freitas arrancou imparável, mas concluiu por cima da baliza. Do lado verde e branco, Raquel Fernandes começava a aparecer mais no jogo, mas sem sucesso na finalização.

No entanto, o golo Leonino chegaria aos 58 minutos através da capitã Nevena Damjanović. Depois do aviso na primeira parte, a central sérvia atirou sem hipóteses em novo livre directo em zona frontal. Daí em diante, o jogo precipitou-se para o lado do Sporting CP: primeiro, Gabi, capitã do FC Famalicão, viu o cartão vermelho e, minutos depois, Amanda Pérez caiu na área. Chamada a bater o pontapé de penálti, Nevena Damjanović reestabeleceu a igualdade aos 63 minutos.

Em poucos minutos, o Sporting CP conseguiu contrariar a intensidade adversária e reentrou na discussão do resultado. Em superioridade numérica, a equipa de Susana Cova apoderava-se da posse de bola e instalou-se no meio campo adversário. Em contrapartida, o FC Famalicão recuava as suas linhas e defendia com muita gente.

Até ao final do encontro, as Leoas não conseguiram desmontar a estrutura adversária e a partida acabou empatada. Com este resultado, as Leoas de Susana Cova empatam pela primeira vez no campeonato e somam um ponto na jornada inaugural da fase de apuramento de campeão.

Sporting CP: Inês Pereira [GR]; Joana Marchão, Nevena Damjanović, Bruna Costa, Alicia Correia; Andreia Jacinto, Amanda Pérez (Carlyn Baldwin 79'), Tatiana Pinto; Raquel Fernandes, Ana Borges e Carolina Mendes (Ana Capeta 58').