Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leoas estão na final da Taça de Portugal

Por Sporting CP
25 Abr, 2022

Golo de Diana Silva em Braga revelou-se decisivo (3-1)

Depois do triunfo por 3-0 na Academia, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal carimbou a passagem à final da Taça de Portugal, esta segunda-feira, apesar de ter perdido por 3-1 em casa do SC Braga na segunda mão da meia-final.

A missão foi cumprida - depois de muito esforço - graças ao golo fora determinante de Diana Silva, que deu às Leoas a liderança no marcador e impediu que a forte réplica bracarense nos últimos 20 minutos roubasse o passaporte Leonino para o Jamor.

Com intensidade nos duelos e uma pressão constante, a formação minhota tentou relançar a eliminatória desde o primeiro minuto, enquanto as Leoas procuraram impor o seu jogo mais paciente com bola. Assim, o encontro no mítico Estádio 1.º de Maio começaria bem vivo: à passagem do minuto oito, Chandra Davidson ensaiou – desenquadrada – a primeira tentativa Leonina e, do outro lado, só Doris Bačić, guardiã verde e branca, impediu o golo bracarense num cara-a-cara.

Logo a seguir, Patrícia Morais, guarda-redes bracarense, também se mostrou numa situação semelhante, travando a finalização de Diana Silva com uma 'mancha'. Se o SC Braga se aproximava da baliza Leonina, sobretudo, à boleia de várias bolas paradas – cada vez mais perigosas - o conjunto de Mariana Cabral – a cumprir castigo – tentava atrair a pressão arsenalista para, depois, explorar o espaço na profundidade. Ora, seria num lance rápido a aproveitar esse espaço no meio-campo bracarense que a veloz Diana Silva protagonizou - conduzindo e concluindo - o golo inaugural da partida aos 34 minutos, aumentando a vantagem do Sporting CP na meia-final.

No lance seguinte, Andreia Jacinto falhou o desvio decisivo já no 'coração' da área e o SC Braga, na resposta, não perdoou, chegando ao empate por Myra Delgadillo, após uma recuperação de bola em zona alta. Apesar do forcing local nos últimos minutos da primeira parte, nada mudou no marcador até ao intervalo.

A correr atrás do prejuízo, a formação minhota manteve a pressão intensa e a sua agressividade nos duelos para contrariar o jogo Leonino. A toada era de equilíbrio, com o SC Braga a nunca baixar os braços na eliminatória. E sinal disso foi o remate forte, de fora da área, da capitã Andreia Norton, mas Bačić respondeu à altura, sacudindo com uma palmada para canto. A partida entraria numa fase menos bem jogada e o tempo corria a favor do Sporting CP.

À passagem do minuto 70, mais uma arrancada veloz de Diana Silva – uma constante dor de cabeça para as adversárias – voltou a agitar o encontro, porém desta vez Patrícia Morais levou a melhor no frente-a-frente. Mais eficaz seria Laura Luís, que aproveitou uma recarga para fazer o 2-1, lançando o SC Braga para o derradeiro esforço de virar a eliminatória – e tudo mudou a partir deste momento.

No tudo por tudo bracarense – cada vez mais galvanizadas - Doris Bačić ainda travou um promissor um-contra-um, mas o 3-1 chegaria mesmo aos 80 minutos através de um pontapé de penálti. Numa fase delicada para as Leoas – já com várias alterações no onze - o jogo precipitou-se rumo à incerteza. Ainda assim, o Sporting CP ficou perto de sentenciar a decisão numa tripla oportunidade, mas sem sucesso: Brenda Pérez atirou à barra, Diana Silva permitiu a defesa e Mariana Larroquette rematou ligeiramente ao lado do poste. A avançada argentina substituiu Marta Ferreira, que pouco depois de entrar saiu lesionada.

Apesar da recta final de emoções fortes, a turma verde e branca sobreviveu à batalha em Braga e garantiu um lugar na final da Taça de Portugal, no Jamor, onde enfrentará o FC Famalicão ou o Amora FC. Agora, para as Leoas de Mariana Cabral segue-se o embate com o Länk FC Vilaverdense, relativo à ronda 11 da fase final do Campeonato Nacional.

Sporting CP: Doris Bačić [GR], Mariana Rosa (Marta Ferreira 64' / Mariana Larroquette 73'), Bruna Lourenço, Melisa Hasanbegović (Carolina Beckert 83'), Joana Marchão (Alícia Correia 64'), Chandra Davidson, Fátima Pinto [C], Andreia Jacinto, Brenda Pérez, Joana Martins (Rita Fontemanha 83') e Diana Silva.