Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto D.R.

Refood Alvalade sensibiliza Academia

Por Jornal Sporting
28 maio, 2018

Jovens residentes envolvidos numa acção de sensibilização para a temática do desperdício alimentar

Cerca de meia centena de jovens jogadores residentes da Academia Sporting esteve, ao início desta noite de segunda-feira, envolvida numa acção de sensibilização para a problemática do desperdício alimentar levada a cabo pelo centro da Refood de Alvalade. Durante quase uma hora, Catarina Damasceno, coordenadora do movimento comunitário independente, 100 por cento voluntariado, explicou não apenas no que consiste o projecto como alguns números que prenderam a atenção da plateia: "Sabiam que em cada cinco refeições confeccionadas em todo o Mundo, três vão para o lixo?", começou por atirar logo no início. E agora que também captámos a sua atenção, perceba-se o que se pode fazer para minimizar tão escandalosa realidade.

"Desde Abril de 2015, quando abriu o nosso centro de Alvalade, que servimos 61.734 refeições. Que também significou que não foram para o lixo. E digo mesmo lixo porque era esse o seu fim. Há dias andei a distribuir 500 quilos de bananas que nos ofereceram, assim como já tivemos 10 frigoríficos cheios de iogurtes para distribuir, que estavam a aproximar do prazo de validade", acrescentou Catarina Damasceno.

O importante era não só criar alertas para a questão do desperdício alimentar, mas também do voluntariado. Um tópico que acabou por tocar à grande maioria dos presentes, relebrando outras ocasiões em fizeram trabalho voluntário, não apenas a servir refeições no almoço de Natal da Mesquita de Lisboa, como também na entrega de comida pelos sem-abrigo de Lisboa, juntamente com a Comunidade Vida e Paz, em todos os casos com a contribuição da Fundação Sporting.

"Então e aceitam o desafio para irem dar uma ou duas horas da vossa semana no nosso Centro para ajudar?", pergunta Catarina, à qual obteve uma resposta afirmativa em uníssono, com gritos e palmas à mistura, salpicado com vários "Boa! Boa!" por entre o auditório na Academia, em Alcochete. "Olhe que em dia de peixe aqui na nossa cantina também sobra muita comida", ouve-se lá atrás. Iniciou-se assim o momento para debate e apresentação de dúvidas.

Rodrigo Silva, açoriano da ilha Terceira e defesa central dos sub-14, é desde Setembro jogador residente na Academia e até participou do referido almoço de Natal na Mesquita. "É uma excelente ideia, se pudermos ajudar. É um projecto extraordinário na medida em que estamos a ajudar quem mais precisa, famílias com necessidades, dando um pouco de nós. No fundo, contribuímos para a felicidade de todos: a nossa e dos outros", explica.

(Esta é uma reportagem que pode ler na íntegra na próxima edição do Jornal Sporting, n.º 3678, de 31 de Maio)