Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Sporting CP vence Benfica por 2-3 no Seixal

Por Jornal Sporting
22 Jun, 2016

Depois da vitória na 5.ª jornada, 'leões' ficam a um empate do título nacional

O Sporting CP foi ao Seixal disputar a quinta jornada da 3.ª Fase de Apuramento do Campeão Nacional com apenas uma certeza: a derrota deixaria o adversário em condições de celebrar o título. Perante o difícil cenário, actuou um forte conjunto ‘leonino’ que, apesar de ter estado em desvantagem no marcador, foi imperial no segundo tempo, aplicando a reviravolta (2-3) e forçando a decisão final para a sexta e última jornada do Campeonato.

Começou equilibrado o ‘derby’ entre Sporting CP e Benfica, com as duas formações a procurarem o golo através de um futebol requintado, repleto de boas combinações entre linhas, mas também a explorar a velocidade dos extremos. Os ‘encarnados’ assumiram mais o ritmo da partida, optando pelo ataque organizado, enquanto os jogadores ‘verde e brancos’ saíam para o contra-ataque de forma inteligente – Elves Baldé esteve em destaque no corredor esquerdo. Pertenceu aos comandados de Renato Paiva o primeiro lance de perigo – Mesaque Dju desenhou um excelente cruzamento para o interior da área e José Gomes, após ganhar posição para finalizar, falhou o alvo por pouco. Minutos depois, foi a vez de Nuno Moreira pôr Tiago Silva à prova, executando um remate forte perto da quina direita da área, mas o guardião das ‘águias’ realizou uma boa intervenção. Quando faltavam quatro minutos para o intervalo, Diogo Pinto, do lado da equipa da casa, abriu o activo depois de corresponder da melhor maneira ao cruzamento do lateral direito do Benfica, Gedson Fernandes.

Dos balneários voltou uma equipa do Sporting CP bem ciente daquilo que tinha de fazer para evitar a festa ‘encarnada’. É impossível não falar da substituição que alterou o rumo dos acontecimentos: aos 50 minutos, Rafael Leão entrou para o lugar de Nuno Moreira e, cinco minutos depois, empatou de cabeça após livre teleguiado de Daniel Bragança. Se o avançado ‘leonino’ já tinha justificado a aposta do técnico João Couto, no minuto seguinte vincou a importância da sua entrada no terreno de jogo – Elves Baldé ganhou na velocidade a Gedson Fernandes e deu a oportunidade de Leão ‘bisar’ no ‘derby’. No melhor período do Sporting CP, Elves Baldé voltou a ir para cima da defensiva ‘encarnada’, 'partindo' todo o seu lado esquerdo, para depois oferecer – segunda assistência do jogador ‘verde e branco’ – a bola a Miguel Luís que, de cabeça, fez o 1-3 (65’).

Até final, o Benfica ainda reduziu por intermédio de Filipe Soares (77’), mas a vantagem já não iria fugir ao Sporting CP que, desta forma, fica a um ponto do título de campeão nacional. Na sexta e última jornada da competição, os ‘leões’ recebem o Sp. Braga na Academia (domingo – 11h), enquanto o Benfica viaja até ao Porto para defrontar os ‘azuis e brancos’.