Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Campeões Nacionais sorriem no dérbi

Por Sporting CP
19 Jun, 2022

Sub-17 marcaram golo da vitória ao cair do pano no Seixal (2-3)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal, recém-coroada Campeã Nacional, segue invicta depois de visitar e bater, neste domingo, o SL Benfica por 2-3 na nona – e penúltima – jornada do campeonato do escalão.

Os jovens Leões tomaram a dianteira no marcador por duas vezes, com golos de Pedro Sanca, na primeira parte, e de Manuel Mendonça, na segunda, no entanto o SL Benfica conseguiu recuperar da desvantagem em ambas as vezes. Depois de mais de uma hora com as duas equipas a jogarem com dez unidades, tudo se decidiria - e mudaria - em cima do minuto 90, graças ao golo de Afonso Moreira que desequilibrou o dérbi, finalmente, a favor do Sporting CP.

Desde o apito inicial, o ritmo foi intenso e repartiram-se as boas oportunidades entre as duas formações nos primeiros dez minutos: para as águias, Gustavo Varela acertou na barra e Rafael Luís viu Salvador Gomes, guardião Leonino, travar-lhe o remate, já para o Sporting CP Guilherme Santos atirou à figura e Rafael Nel, de cabeça, ficou muito perto do golo.

Continuaria esta toada de equilíbrio e muita acção perto de ambas as balizas até que, aos 24 minutos, chegaria o golo inaugural, favorável aos Leões. O extremo Pedro Sanca flectiu da direita para dentro e cruzou rasteiro na direcção da baliza, pedindo um desvio, o qual Nel até tentou, mas sem sucesso. No entanto, a sua tentativa acabaria por bastar para enganar o guardião encarnado e a bola, saída dos pés de Sanca, terminou no fundo das redes sem sofrer qualquer desvio pelo caminho. Pouco depois, o capitão Guilherme Santos rematou em zona frontal para defesa de André Moreira.

Contudo, à passagem da meia hora de jogo, o dérbi aqueceu com a sequência rápida de duas faltas - envolvendo quatro jogadores diferentes - que exaltaram os ânimos momentaneamente. Fruto dessas faltas, Ussumane Djaló, do SL Benfica, e José Silva, do Sporting CP, viram ambos o cartão vermelho directo, ficando dez contra dez em campo até ao fim. A partir do banco de suplentes, José João procurou reestabelecer o equilíbrio defensivo, introduzindo Leonardo Barroso na posição vaga de lateral direito, ‘sacrificando’, por sua vez, o avançado Micael Sanhá.

Quando a partida já se encaminhava para o intervalo, um pontapé de canto acabou por dar no 1-1, apontado pelo defesa Mario Tudose ao segundo poste. No segundo tempo, já com Manuel Mendonça no lugar de Henrique Arreiol, o jovem médio entrou da melhor forma, agitando o ataque e marcando mesmo o 1-2, materializando a boa reentrada verde e branca com uma finalização de classe aos 52 minutos.

O conjunto encarnado reagiu de imediato, mas sem efeitos prácticos, e a melhor oportunidade nesta fase até pertenceu ao Sporting CP, porém também Leonardo Barroso não conseguiu marcar. Ainda assim, haveria novo empate no marcador, uma vez que numa jogada de insistência Gustavo Varela fez o 2-2 - já Afonso Moreira e Vivaldo Semedo tinham entrado para o ataque Leonino.

Com tantos minutos jogados dez contra dez, além do cansaço acumulado de uma época que já se aproxima do fim, as dificuldades físicas foram marcando os últimos minutos. Ainda assim, tudo mudaria ao cair do pano e a favor do Sporting CP: depois de ter tido tudo nos pés para marcar, à segunda Afonso Moreira não perdoou e sentenciou o dérbi com um remate cruzado à passagem do minuto 90.

Com este triunfo, o oitavo em nove jogos (um empate), os jovens Leões atingem os 25 pontos e continuam a dominar um campeonato que já venceram na jornada anterior. Na próxima, os juvenis do Sporting CP encerrarão a prova, em casa, frente ao FC Porto.

Sporting CP: Salvador Gomes [GR], José Silva, Guilherme Silva, João Muniz, Rayhan Momade (Pedro Silva 79’), Henrique Arreiol, Alexandre Brito (Manuel Mendonça 46’), Guilherme Santos [C], Pedro Sanca (Afonso Moreira 64’), Micael Sanhá (Leonardo Barroso 36’) e Rafael Nel (Vivaldo Semedo 64’).