Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting vence Benfica em jogo de grande emoção

Por Jornal Sporting
14 Nov, 2015

Triunfo por 31-28 na última jornada da primeira volta no Seixal

A equipa de seniores de andebol do Sporting recebeu e venceu hoje, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha (Seixal), o Benfica por 31-28 na última jornada da primeira volta da fase regular do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Com este resultado, a equipa subiu ao segundo lugar com 29 pontos, os mesmos do rival e apenas atrás do FC Porto. Em paralelo, confirma-se a série de bons resultados em 'derbies', com oito vitórias e dois empates nos últimos encontros a contar para Campeonato, Taça de Portugal e Torneio Internacional de Viseu.

Os 'leões' começaram melhor com dois golos de Fábio Magalhães a abrir mas rapidamente os 'encarnados' recuperaram o comboio do resultado e passaram mesmo para a frente com um parcial de 3-0. Até meio da primeira parte, registou-se uma média de golos que mais fez lembrar as ligas alemãs ou escandinavas, não tanto pelo constante ritmo de jogar em transições mas pela grande eficácia aos seis e nove metros dos dois conjuntos.

Neste período, o Sporting soube aproveitar bem em ataque organizado as combinações central-pivot (apesar da apertada marcação movida a Carlos Carneiro, que pautava as acções ofensivas) e a solidez dos laterais e pontas, autênticas setas na direcção da baliza de Hugo Figueira. Já o Benfica, que teve um Belone Moreira mais apagado do que é costume, foi jogando com o poder de fogo de Uelington e com as entradas dos pontas como segundo pivot, o que criou dificuldades à defensiva 'verde e branca'.

A partir dos 20 minutos, com dois golos seguidos de Portela, o conjunto 'verde e branco' cresceu no encontro e aumentou o rendimento defensivo, alicerçado também na entrada positiva de Ricardo Correia para a baliza. Carlos Carneiro, mais interventivo neste período, colocou pela primeira vez o resultado com três golos de diferença (14-11) e Portela aumentou para os quatro tentos que só não chegaram ao intervalo porque Vrgoc reduziu mesmo em cima do apito final (17-14). De registar também o bom comportamento dos comandados de Zupo em situações de exclusões, tirando bem partido em superioridade e sustendo o resultado na única vez em que esteve reduzido no primeiro tempo.

Destaque nos primeiros 30 minutos para as actuações de Pedro Portela (seis golos), Frankis (quatro) e Fábio Magalhães (três), os melhores marcadores 'leoninos'.

A etapa complementar começou de novo com um Sporting mais forte que chegou aos 20-14 com golos de Pedro Solha (transição rápida), Frankis (primeira linha, ataque organizado) e Bruno Moreira (segunda linha, ataque organizado). No entanto, o filme repetiu-se também na parte má, com um ligeiro adormecimento que permitiu a redução para 20-17 antes de Fábio quebrar esse parcial dos 'encarnados' com mais uma boa meia-distância.

Aos 12 minutos, e com o Benfica a conseguir reduzir pela primeira vez o resultado para apenas dois golos de diferença (22-20), Zupo parou o encontro para reorganizar tropas mas Mitrevski continuava em grande sobretudo nos sete metros, travando um castigo máximo de Solha depois de já ter defendido dois de Portela. A tarefa 'leonina' não estava fácil mas os árbitros quiseram complicar um pouco mais o 'derby', com uma sucessão de sete metros com exclusões que deixaram muito a desejar a nível de critério antes utilizado. A dez minutos do fim, com a formação 'verde e branca' reduzida a quatro unidades de campo, foi a cereja no topo do bolo - no mesmo ataque em que o Benfica passou para a frente, os juízes não viram um pé claríssimo na bola e trocaram um lance de passos por uma falta defensiva até aos visitantes conseguirem marcar o golo tão desejado.

O 'problema' é que se esqueceram do coração desta equipa do Sporting, que tem elementos com demasiada experiência para aceitarem como se nada fosse o desequilíbrio de forças de duas equipas contra uma, ainda que por meros cinco minutos. E foi essa a resposta que se viu: com Frankis e Fábio a assumirem decisões em ataque organizado, os 'leões' passaram para a frente de novo e, com uma ponta final forte que teve Cudic e Ricardo Correia de novo em destaque, ganharam de forma justa por 31-28.

Fábio Magalhães, como oito golos, foi o melhor marcador do Sporting, seguido de Frankis (sete) e Pedro Portela (seis). Na próxima semana, os 'leões' recebem o AC Fafe, na primeira jornada da segunda volta da fase regular do Campeonato Fidelidade Andebol 1.