Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Sporting CP perde a liderança a cinco segundos do fim

Por Jornal Sporting
22 Out, 2016

António Areia estabeleceu o resultado final, marcando o golo da vitória para o FC Porto

A formação leonina visitou este sábado o Dragão Caixa e saiu da Invicta com uma derrota de difícil digestão. Depois de recuperar de cinco golos de desvantagem na etapa complementar os leões chegaram à igualdade, mas a cinco segundos do fim o FC Porto estabeleceu o resultado final (29-28).

À entrada para a 9.ª jornada do Campeonato Nacional, os dois conjuntos entravam como as únicas equipas só com vitórias na competição. Empolgados pelo combustível que vinha das bancadas, os azuis e brancos assumiram desde cedo a marcha do marcador.

O leão tentava seguir as pisadas do dragão, todavia a via de cintura interna apertou em demasia nos instantes finais da primeira parte: a dupla de arbitragem, num descontrolo total, excluiu em catadupa vários jogadores do Clube de Alvalade. A cinco minutos do regresso aos balneários o Sporting CP tinha  apenas dois jogadores de campo dentro da quadra!  Uma situação que viria a gerar a expulsão do treinador Zupo Equisoain, incrédulo com aquilo que se estava a passar.

O Sporting esteve, quase sempre atrás do prejuízo, porém foi apenas no minuto final da etapa inicial que o FC Porto chegou pela primeira vez a uma vantagem de quatro golos.  Uma diferença que se justificava também pela falta eficácia na hora de rematar à baliza: nos primeiros 30 minutos os leões apenas aproveitaram oito dos 17 remates à distância de nove metros, sendo que da marca dos sete Pedro Portela e Pedro Solha desperdiçaram, ambos, a oportunidade que cada um dispôs.

A etapa complementar começou com novo golo azul e branco e, concomitantemente, uma vantagem de cinco golos no marcador. Tudo levava a crer que o leão ia tombar, mas o rugido ganhou nova alma.  Minuto a minuto a diferença foi-se reduzindo, com os comandados de Zupo Equisoain a alcançarem a igualdade a 22 no meio da etapa complementar, com João Pinto a destacar-se nesta fase do encontro.

O FC Porto voltou a disparar no marcador e a seis do minutos do fim a vantagem voltou a ser de quatro golos (28-24). Asanin na baliza, e Pedro Solha a marcar três golos, de forma consecutiva, todos na ponta esquerda da quadra levaram o jogo para um final à Hitchcock.  Com o jogo empatado a 28, e a 30 segundos da buzina soar, cabia ao leão guardar o cofre a sete chaves. Falhou a defesa leonina que deixou António Areia escapar pela ala direita. No último suspiro o leão desceu ao segundo lugar da classificação, ficando a três do seu rival directo.