Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Vitória competente na Pérola do Atlântico

Por Jornal Sporting
20 Set, 2017

Sporting CP entrou a todo o gás e venceu por 36-27, mantendo os nove golos de avanço conseguidos no primeiro parcial

O andebol do Sporting CP prosseguiu o momento pós-vitória frente ao Besiktas para a EHF Champions League, chegando ao terceiro triunfo (em quatro possíveis) no Campeonato Nacional com uma exibição de valor diante do Madeira SAD, culminada com o resultado de 36-27.

A turma de Hugo Canela sabia que a viagem ao Funchal era uma das mais complicadas no percurso até ao título, bastando lembrar de que em 2017 o Sporting CP lá somou uma vitória no último minuto, tendo também empatado a 30 golos já na fase final da competição. Já esta época, o FC Porto perdeu na deslocação ao terreno do Madeira SAD.

Com a dificuldade em mente, os leões arrancaram com vontade de resolver rápido, chegando ao intervalo já com uma diferença de nove golos, marcando nada mais nada menos do que 21 golos.

Carneiro surgiu no lugar de Ruesga e foi o primeiro a marcar. O Madeira SAD respondeu com golo, surpreendendo Manuel Gaspar, mas os leões arrancaram para quatro tentos seguidos. Mesmo com uma partida mais equilibrada até aos 15', a verdade é que os verdes e brancos prosseguiram a bom ritmo e 'cavaram' uma distância confortável. O Madeira SAD marcou quatro golos, dos oito aos 12, enquanto o Sporting CP foi dos 13 aos 21.

Na segunda parte, o Madeira SAD reduziu distâncias e ficou durante largos períodos da partida a seis tentos do empate. O Sporting CP procurava continuar a resolver no jogo de pontas (que golos de Portela, a picar sobre o guardião contrário) e a lançar contra-ataques venenosos (Nikcevic foi particularmente eficaz nesse capítulo), mas a primeira linha insular começava a ter sucesso. Ainda assim, o Sporting CP retomou a marcha de avolumar o resultado quando Manuel Gaspar começou a brilhar entre os postes. Deu tempo até para marcar um golo de baliza a baliza. Voltou a qualidade no jogo de duplo pivot e a variação rápida entre corredores foi dinamitando a resistência do Madeira SAD que, com cinco exclusões durante todo o jogo, viu-se condicionado na sua estratégia.

João Pinto com cinco golos e Elledy Semedo com seis foram os melhores da turma insular, sustentando a capacidade na primeira linha.  Nos leões, Pedro Portela com nove tentos e Nikcevic com seis reflectiram a qualidade do jogo exterior verde e branco que teve ainda Bozovic (inspirado também nos sete metros), Frankis Carol e Edmilson Araújo como principais destaques.

O Sporting CP reagiu ao empate caseiro com o ABC e é novamente líder do Campeonato Nacional ainda que à condição. Os verdes e brancos somam agora 11 pontos.