Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Ambição redobrada para o Campeonato de Portugal em pista coberta

Por Jornal Sporting
10 Fev, 2017

O Sporting CP compete em Pombal no fim-de-semana com vários títulos masculinos e femininos em mente, procurando dar seguimento às óptimas prestações de início de época

Depois de Rabah Aboud e da equipa masculina se terem sagrado vice-campeões europeus em corta-mato no passado domingo e de duas vitórias individuais no Campeonato Nacional de Estrada de Janeiro (Jéssica Augusto e Hélio Gomes), abrilhantada pela vitória colectiva no feminino, a vontade de fazer história prossegue no atletismo, agora no que toca ao Campeonato de Portugal em pista coberta. 
No feminino, procuram-se preservar os domínios das principais provas. Na fase de apuramento, as leoas acumularam 11 primeiros lugares e partem como favoritas. Patrícia Mamona é, naturalmente, a candidata maior ao triplo salto, numa altura em que detém a segunda melhor marca mundial do ano. Na velocidade, Lorene Bazolo, com o apuramento para Belgrado já garantido, é a favorita nos 60 metros; Cátia Azevedo nos 400 e a estafeta dos 4x400. Na resistência, Salomé Afonso liderou nos 800 metros, tal como Amélia Vitorino nos 1.500 e Ana Mafalda Ferreira nos 3.000. Também no salto em altura (Anabela Neto), salto com vara (Marta Onofre) e lançamento do peso (Jéssica Inchude) há expectativas de conquistar o mais alto lugar do pódio.

Nos masculinos, a competitividade pelos títulos nacionais também cresceu, havendo expectativas de ‘resgatar’ vários troféus. A título de exemplo, nos 60 metros, os leões Francis Obikwelu, Carlos Nascimento e Ancuian Lopes formam uma equipa fortíssima, sendo de destacar ainda a apresentação competitiva de Nélson Évora pelo Sporting CP em provas nacionais, legítimo favorito no triplo salto.
A competição deste fim-de-semana decidirá os títulos de campeões nacionais das várias especialidades a nível individual. A discussão pelo Campeonato Nacional de Clubes está reservada para 18 e 19 de Fevereiro, onde os verdes e brancos procurarão chegar ao 22.º título no feminino –  o sétimo consecutivo – e ao 17.º no masculino, após um recorde de 16 vitórias seguidas, de 1996 a 2011.

O director-técnico, Carlos Silva, salientou a importância da prova deste sábado e domingo como antecâmara do grande objectivo que lhe segue: o Campeonato Nacional de Clubes. “Temos expectativas de vencer vários títulos individuais e de fazer muitos pódios. Os atletas estão em óptimo nível, preparam-se também para o Campeonato Europeu e as suas prestações vão poder permitir-nos avaliar como estarão para a competição pelo Campeonato Nacional de Clubes, que é, logicamente, um objectivo importante para o atletismo do Sporting CP. Temos a ambição de manter a supremacia no feminino e recuperar alguns títulos individuais no masculino”, esclareceu, em declarações ao Jornal Sporting.