Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Marque sobe a segundo da geral

Por Jornal Sporting
05 Ago, 2017

Nocentini ascende à quarta posição num dia muito atacado para a camisola amarela

A primeira etapa da 79.ª edição da Volta a Portugal mexeu e bem com a classificação individual da prova, mesmo contando apenas com três contagens de montanha. Raúl Alarcón da W52-FC Porto conquistou um espaço decisivo nos últimos 15 km e venceu com 11 segundos de avanço sobre o companheiro Amaro Antunes que encabeçou um reduzido grupo no qual chegaram Rinaldo Nocentini (quinto) e Alejandro Marque (nono). Alarcón assumiu a liderança da prova e Marque subiu ao segundo posto a seis segundos do compatriota. Nocentini é agora quarto, a 16 segundos. 

Uma fuga de sete ciclistas logo no quilómetro inicial abriu as hostilidades de uma etapa mexida. A vantagem chegou a ser superior a cinco minutos, mas não ultrapassou os 65 km de duração. 10 quilómetros depois, Alexis Carter (H&R) e Pelo Claberria (Euskadi) lançaram-se em nova iniciativa. A Armée de Terre, com o camisola amarela a usar a força de contra-relogista, acelerou no plano para reduzir diferenças.

 

Na zona do reabastecimento, a velocidade rondava os 60 km/hora e impediu que os responsáveis das equipas entregassem água e alimento aos ciclistas.

O pelotão partiu inclusivamente devido ao forte vento que se fazia sentir.

Houve espaço ainda para novos fugitivos. Gotzon Udondo (Euskadi) ganhou avanço e isolou-se na frente. Rui Rodrigues (Louletano-Hospital de Loulé) arriscou sair e foi o que mais se empenhou na perseguição, sendo seguido por um quarteto composto por Solis Villalobos (LA), Roy Goldstein (Israel Academy), Alexis Carter (H&R), Sebastian Baldalf (Team Vorarlberg) e Jasper Hamelink (Metec). Nada que perigasse a etapa, uma vez que a Armée de Terre voltou a acelerar para proteger o seu líder.

Frederico Figueiredo caiu entretanto na viragem para a subida do Alto das Necessidades, mas, mesmo apresentando marcas do sucedido, conseguiu recolocar-se no pelotão, numa altura em que Sporting-Tavira e W52-FC Porto se posicionaram na frente do grupo para prevenir quaisquer ataques que pudessem surgir.

Na subida seguinte, a Efapel endureceu a corrida, bem no início dos 7.300 metros de ascensão. Os ciclistas de amarelo procuraram condicionar os sprinters e trabalhar para que Daniel Mestre pudesse ganhar em grupo reduzido. Gaudin respirava com dificuldade e não resistiu aos ataques dos favoritos. Efapel mexeu, mas W52-FC Porto atacou com força. Alarcón lançou-se numa descida vertiginosa e ganhou segundos importantes para uma vitória isolada na meta. Marque bem protestou pela falta de perseguição, mas De La Fuente e García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), César Fonte (LA), Rui Sousa  (RP Boavista), Sérgio Paulinho (Efapel) e Rebellin (Kuwait-Cartucho ES) não seguiram o esforço de Nocentini, impedindo a 'caça' ao perigoso corredor azul e branco.

Em termos colectivos, a W52-FC Porto ultrapassou o Sporting-Tavira, muito devido à queda de Frederico Figueiredo, que chegou já no terceiro grupo, cedendo 42 segundos para a formação portista, juntamente com Luís Fernandes e Jesus Ezquerra.

Percorre-se no domingo a segunda etapa em linha, com extensão de 214,7 km, entre Reguengos de Monsaraz e Castelo de Branco.

Classificação individual da etapa

1.º Raul Alarcón, W52-FC Porto, 4:55.57 horas

2.º Amaro Antunes, W52-FC Porto, a 11 segundos

3.º David de la Fuente, Louletano-Hospital de Loulé, m.t

4.º García de Mateos, Louletano-Hospital de Loulé, m.t

5.º Rinaldo Nocentini, Sporting-Tavira, m.t

6.º César Fonte, LA, m.t

7.º Davide Rebellin, Kuwait Cartucho ES, m.t

8.º Gustavo Veloso, W52-FC Porto, m.t

9.º Alejandro Marque, Sporting-Tavira, m.t

10.º Sérgio Paulinho, Efapel, m.t

19.º Jesus Ezquerra, Sporting-Tavira, a 42'

21.º Luís Fernandes, Sporting-Tavira, m.t

28.º Frederico Figueiredo, Sporting-Tavira, m.t

52.º Mario Gonzalez, a 2.37 minutos

86.º Fábio Silvestre, a 9.30 minutos

129.º Valter Pereira, a 18.34

Classificação geral

1.º Raul Alarcón, W52-FC Porto, 5:02.29 horas

2.º Gustavo Veloso, Sporting-Tavira, a 6 segundos

3.º Domingos Gonçalves, RP Boavista, a 15'

4.º Rinaldo Nocentini, Sporting-Tavira, a 16'

5.º Gustavo Veloso, W52-FC Porto, a 17'

6.º Sérgio Paulinho, Efapel, a 20'

7.º Amaro Antunes, W52-FC Porto, a 22 segundos

8.º Rui Sousa, RP Boavista, a 25'

9.º García de Mateos, Louletano-Hospital de Loulé, a 29'

10.º Davide Rebellin, Kuwait Cartucho ES, a 32'

Classificação colectiva

1.º W52-FC Porto, 15:08.16

2.º Sporting-Tavira, a 18 segundos

3.º RP Boavista, a 45 segundos